16/08/24

Os dois juntos não dão liga














Não importa o campeonato ou adversário, mas se a partida for de muita relevância e alto grau de dificuldade, o técnico Artur Jorge precisa parar de insistir em Tiquinho e Igor Jesus atuando juntos.

Nada justifica.

Quer usar os dois? Ok, deixa para um abafa precisando desesperadamente de gol. Mas, mesmo assim, permitindo que ambos fiquem lá na frente. Não adianta pedir para o Tiquinho fazer função que não sabe e/ou não tem condição física para tal.

Já foram algumas tentativas e todas infrutíferas. Na quarta-feira, diante do Palmeiras, bastou o treinador repetir a escolha, perdemos fôlego para os contragolpes, velocidade e até presença no meio de campo.

Não dá. Definitivamente, não dá. Não pode ser tão difícil assim enxergar o que, aos meus olhos, parece tão óbvio.

Ou será que estou exagerando? Algum amigo consegue ver pontos positivos nessa dupla até agora?

E vou além: Tento - sempre - ser justo. Até o último jogo, o Igor Jesus não tinha chamado a minha atenção. Tecnicamente, entre ele ou Tiquinho, nem pensaria duas vezes e escolheria o camisa 9. Mas a fase do Tiquinho é péssima e quando tem entrado, não consegue ajudar. Considerando a boa partida contra o Palmeiras (e o gol), além de não poderem atuar juntos, hoje, o IJ que merece ser o comandante do ataque botafoguense.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12 comentários:

higor disse...

Conforme falei num post anterior, era natural que o meu xará pegaria a vaga de ataque. Não pelo fator técnico, até acho que seja um jogador ok, mas nada de mais. Porém o Botafogo cometeu o erro de renovar com o Tiquinho, que pra mim é um jogador em declínio físico e técnico visível e que raramente se propõe a fazer o que o IJ vem fazendo, que é dar opção pro ataque e finalizar pro gol. E vc tem razão, não tem justificativa jogarem juntos.

Rodrigo Federman disse...

Higor, eu não achava natural isso. Até porque, a diferença técnica entre eles é gritante. Mas insisto na tese de que o Tiquinho atua fora da área mais por orientação do técnico do que qualquer outra coisa. E hoje, concordo: Erraram em renovar com o Tiquinho tão cedo. E acho, também, que o mesmo se aplica ao Jr. Santos, que sequer poderia assinar pré-contrato com outro clube e recebeu um aumento enorme e renovação de maneira precoce.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Pensei que com a qualidade técnica indiscutível do Tiquinho chinelinho, seria interessante vê-lo numa posição mais recuadas pra abastecer o IJ e fazer dupla de qualidades com o Almada. Ocorre que o chinelinho, decididamente, tá numa fase muito ruim. Por outro lado, tudo bem que jogar nos Emirados é como jogar pelada no Aterro, mas, fato é que o IJ teve lá aproveitamento de 50% em gols, ou seja, a cada 2 partidas, deixa o dele, fora os passes pra gols. Já o chinelinho que nem entra mais em campo tem aproveitamento muito mais baixo. As jogadas plásticas do Tiquinho são muito bonitas mas em termos de efetividade os resultados não são significativos.
Quanto ao JS, à parte as gozações que fazem sobre ele e as acho injustificadas, cabe lembrar que se estamos vivos nas competições devemos aos seus gols e seus passes no mesmo período em que o chinelinho tava em casa dodói. Mesmo for de posição deixava o dele e deixava os times adversários preocupados na defesa. Apos sua contusão temos tido atuações que, com sua presença, poderíamos ter tido válvulas de escape. Importante lembrar que o técnico mudou seu posicionamento em campo pedindo pra executar função de 9 o que não é sua característica e jogando de costas pros zagueiros.
Enfim, temos opções melhores esse ano.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, já era sabido por todos que o Tiquinho tinha que atuar de 9. É uma orientação errada do AJ. Tanto que com o LC, ele ficava mais lá e , por consequência, marcava mais gols. Sobre o JS, tendo o elenco que agora está disponível, aceitá-lo de titular eu considero pensar muito pequeno. Deixar como opção de elenco, ok. Mas barrar LH, Almada, Savarino ou mesmo o IJ, não há como.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Igor Jesus tem que ser o titular, não há dúvidas. É bom tecnicamente e demonstra preparo físico, bem como entrega. Ele ainda está se adaptando a intensidade de grandes jogos no Brasil e ao ridículo calendário da imunda CBF. Tiquinho sempre que tem afastamento por lesão, demora a voltar a jogar bem, então agora deve ser importante opção estratégica no banco.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, eu não tenho ainda se achei o Igor bom tecnicamente, mas se esforça bastante. Isso é inegável.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

I. Jesus e T. Soares juntos somente em momentos de excepcionalidade.
Em momentos dentro da normalidade, I. Jesus no meu entendimento é o titular, já que o centroavante recuado T. Soares está acrescentando muito pouco ao time do Botafogo.

Sobre o Jr. Santos, lembrado pelo Jacob, vale dizer que foi contratado como centroavante em sua primeira passagem, como o L. Castro afirmou quando do empréstimo do Erison em 2022.

"(...)A verdade é que chegaram Tiquinho Soares e Júnior Santos, temos o Matheus Nascimento e o Erison. Havia que se tomar uma decisão. Quatro noves para uma equipe é demasiado, para qualquer equipe do mundo(...)"

https://www.lance.com.br/botafogo/luis-castro-comenta-saida-de-erison-do-botafogo-ha-um-mes-diziam-que-era-bom-contratar-um.html

Deste modo, chega a ser estranho falarmos sobre ter sido deslocado para a função de 9, fora das suas características, como escreveu o Jacob.
E de fato ele de centroavante fica meio desconfortável mesmo.
Não deveria ser tão desconfortável jogar de 9 para quem foi contratado como 9 e por ter atuações, por certo, como 9 e sem ser um jovem.
Penso que tiveram de buscar a posição real dele por não saberem direito que tipo de jogador é o Jr. Santos.

E para terminar, quando o Jr. Santos voltar, caso estejam todos bem, Jr. Santos será um reserva para o ataque mais imediato do que o T. Soares.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

De pleno acordo, Marcio. Disse tudo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É salutar rever conceitos. Revi os meus em relação ao Júnior Santos e disse isso aqui. Se ouvi bem na transmissão do jogo contra o Palmeiras, o JS é o artilheiro da Libertadores. Se tivéssemos um similar do JS nesse jogo, o Botafogo sairia com um placar mais elástico a seu favor, no momento em que o adversário se lançou todo pra frente no segundo tempo.

Quanto ao Abalado, este deixou de ser útil ao Botafogo desde aquele fatídico jogo da virada contra o mesmo Palmeiras, no Brasileirão passado. Desde ali passou a ser uma nulidade que alguns não quiseram ou não querem ver.

Igor Jesus não é nenhum craque, mas parece ter as credenciais requeridas para um bom centroavante: juventude, força e oportunismo. A qualidade maior de um centroavante é colocar a bola na rede de bico, de canela, de qualquer jeito. Vamos acompanhá-lo.

Miguel Silva

Rodrigo Federman disse...

Miguel, é sempre importante rever conceitos, desde que, de fato, você veja a necessidade disso. Meu conceito em relação ao futebol do JS continua o mesmo: Esforçado e limitado. Útil para o elenco, jamais titular. Rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Você parece que está revendo seus conceitos quanto ao Abalado. Até esta postagem, foi ferrenho defensor da titularidade do mesmo.

Já afirmei também aqui que o futebol atual é outro. Ficar com nostalgia dos velhos tempos, em que os jogadores começavam e terminavam a carreira no mesmo clube, ficou no passado. Da mesma maneira, ter somente uma onzena e uma mesma tática para enfrentar todo e qualquer adversário e em diferentes circunstâncias só está nos planos dos ultrapassados treinadores brasileiros e no imaginário de torcedores que não evoluíram junto com o futebol. Se Júnior Santos voltar a jogar como nos melhores momentos dele no Botafogo, não tem como não ser titular.

Miguel Silva

Rodrigo Federman disse...

Miguel, eu continuo achando o Tiquinho muito melhor que o Igor, mas hoje, está em fase pior e não merece ser titular. Quanto ao JS, desculpe, não há melhores momentos...existiu uma fase atípica em seu futebol. E mesmo nessa fase mágica atípica, ele não seria meu titular em hipótese alguma.
Abs e SA!!!