27/02/10

Noite do "incendiário" Caio

















O Botafogo venceu o Americano por 3 a 1 (Marcelo Cordeiro e duas vezes Caio) e iniciou a Taça Rio da mesma maneira da Taça Guanabara, ou seja, triunfando na cidade de Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro.

Com três desfalques na equipe titular (Jeferson, Alessandro e Antônio Carlos), o técnico Joel Santana não inventou, promovendo apenas a estreia do lateral Jancarlos). As outras substituições foram as manjadas Renan (gol) e Wellington (zaga).

Durante a semana que passou, o Joel Santana cansou de dizer (com outras palavras): "Estou preocupado, pois jogar em Campos é sempre difícil, e além disso, deixamos de ser o caçador e passamos a ser a caça".

E a partida provou que o treinador alvinegro tinha razão.

Não pela falta de vontade e/ou dedicação da equipe. Pelo contrário: É cada vez mais visível que o comprometimento do grupo com o Joel é enorme. A dificuldade se encontra quando o Botafogo precisa agredir o adversário e quando joga mais recuado, aproveitando os contrataques.

Foi com o "jeitão Joel Santana" de jogar que o GLORIOSO derrotou os favoritos Flamengo e Vasco para conquistar o título do primeiro turno. Nas outras vezes em que enfrentou adversários mais fracos, percebemos - com facilidade - que o time ainda carece de opções na criação das jogadas.

Resumindo: Quando enfrenta rivais que são tecnicamente fortes, o Botafogo sabe como atuar, mas quando o oponente exige que a gente tome a frente da partida, as dificuldades - por incrível que pareça - ficam evidentes.

É claro que a partida contra o Americano não foi horrorosa.

Como bem disse o Joel na saída para o vestiário no intervalo do jogo, o time alternou bons e maus momentos.

Pura verdade.

Começamos bem, pressionando o adversário, caímos de rendimento no decorrer dos primeiros 45 minutos, marcamos o gol depois de bela assistência (de cabeça) do Abreu para o Marcelo Cordeiro, sofremos o empate no minuto seguinte e fechamos a etapa inaugural em condições de igualdade numérica e de futebol apresentado.

Em minha opinião, o Botafogo precisava de alguma mudança no intervalo...

O Joel Santana voltou com a mesma equipe e o que vimos foram 15 minutos de pressão do Americano, colocando, inclusive, duas bolas nas nossas traves.

Nessa hora, confesso, achei que sofreríamos a virada, pois o sábado não tava com "cara" de que iria terminar bem...

Eis que durante as trocas rotineiras de torpedos com os amigos durante a partida, o Fabião me manda a seguinte mensagem: "Tá na hora de mudar, Joel".

Assim que o intervalo técnico terminou (20 minutos do segundo tempo), o "golpe de mestre" (e de sorte!) do treinador botafoguense: Caio entrou em campo na vaga do apagadíssimo Eduardo.

Pois bem...
...após uma jogada sensacional do Herrera, o jovem atacante tocou pela primeira vez na bola.

Resultado?

Gol! 2 a 1 para o GLORIOSO!

Esse Caio é bom e tem "estrela". Aliás, não sei que dupla dá mais prazer em ver no atual Botafogo: A raça e determinação do nosso "ataque Mercosul" (Herrera e Loco Abreu) ou o "entrosamento" do Natalino com o Caio.

A partir do segundo gol botafoguense, achei que o treinador mexeu errado ao tirar o Jancarlos (me desculpe, mas quem atua durante 75 mintuos consegue terminar a partida) e improvisar o Somália.

Por mais que não tenha comprometido, o volante improvisado no lado direito passou alguns apuros nos ataques do Americano. Seria melhor o Joel ter colocado o Sandro Silva, que apesar de também ser volante, já atuou várias vezes como ala direito no Palmeiras.

Mas esse Natalino tem uma sorte e tanto...
...e depois de boa jogada do Lúcio Flávio, a bola sobrou novamente nos pés do Caio, que driblou o goleiro e marcou o terceiro do Botafogo (e o seu segundo gol no jogo).

Agora sim: Três pontos garantidos.

Ainda deu tempo para o Renato entrar em campo para cadenciar e tentar explorar o lado esquerdo do ataque alvinegro, além do Caio confirmar outro talento nato que carrega consigo: Arrumar expulsões nos adversários.

Com vantagem no placar e no número de jogadores em campo, foi só administrar o marcador e esperar pelo apito final.

Na quinta-feira o GLORIOSO receberá o Duque de Caxias no Engenhão.

Provavelmente o Caio começará ao lado do Herrera, já que o Abreu foi convocado para a seleção uruguaia.

Será que o garoto conseguirá manter o ritmo alucinante desde o primeiro minuto?

Ou o Joel Santana manterá o seu "talismã" para o segundo tempo?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Notas: Botafogo 3 x 1 Americano

1- Renan: Substituiu bem o Jefferson, fazendo três excelentes defesas - 6,5

2- Jancarlos: Pode não ser um craque, mas mostrou que é muito mais inteligente do que o Alessandro - 5,5

3- Wellington: Alguns bons lances e outros bem ao seu estilo...lentão e molenga - 5,5

4- Fábio Ferreira: De novo, o mais seguro na zaga - 6,0

5- Leandro Guerreiro: Não foi mal, mas estranhamente está longe de ser o volante das duas últimas temporadas - 5,5

6- Marcelo Cordeiro: Começa a se transformar em lateral artilheiro. É uma excelente arma ofensiva e está melhorando no setor defensivo também - 6,0

7- Herrera: Incansável, brigador e importantíssimo ao criar a jogada do segundo gol botafoguense. O melhor em campo, mesmo sendo caçado pelos adversários - 6,5

8- Fahel: Quando não precisa pensar com a bola nos pés, acaba nos assustando menos (e isso é extremamente positivo) - 6,0

9- Loco Abreu: Importantíssimo para o time. Mais uma vez foi fatal, pois quando não faz gol, dá o passe para alguém marcar - 6,0

10- Lúcio Flávio: Começou a partida com todo o gás, se movimentando bastante. Terminou um pouco cansado (e recuado como segundo volante), mas hoje não se escondeu e criou a jogada do terceiro gol alvinegro - 5,5

11- Eduardo: A peça destoante. Não é notado em campo...seja na defesa, no meio ou no ataque - 4,5

12- Caio: Três toques na bola e dois gols - 6,0

13- Somália: Não é lateral e se esforçou para atuar improvisado no setor - 5,0

14- Renato: É técnico e tentou criar lances ofensivos. Quase marcou um golaço - 5,5

Joel Santana: Não pode mais insistir com Eduardo (pelo menos ele). Apesar da sorte na hora que colocou o Caio em campo, considero que as substituições do Herrera e Jancarlos foram equivocadas (principalmente do lateral, já que o atacante sentiu um incômodo muscular) - 5,0

13 comentários:

Sérgio Henriques disse...

Vi um jogo ruim, burocrático, mas com o time apresentando um pouco mais de conjunto. O meio campo ainda não funciona direito, falta liga.
Discordo quanto ao Jancarlos. É um bonde, escondeu-se o jogo todo, fez 2 cruzamento e os dois errados,repetiu o futebolzinho mostrado no cruzeiro e no São Paulo.Aliás, eu não esperava e continuo não esperando nada dele.
Em tempo: Como pode uma equipe com 2 volantes e 3 zagueiros e 2 alas tomar um gol daqueles?

Marcos Antonio disse...

Caro irmão de camisa,
Você é mais esperto do que os blogueiros do globo.online e globo.com. Procurei ver se já tinha comentário deles, mas ao descobrir este blog me deparei com seu relatório perfeito e muito bem escrito. Parabéns!
Como morador de Campos, eu estava no estádio e vi o jogo da melhor maneira que pude. Na etapa final, estava do lado do ataque do Fogão.
Pra comemorar ainda mais, ouça a música inédita que muitos torcedores brasileiros estão curtindo (creio que até Flamenguistas e Corintianos, os que forem bons desportistas e tiverem bom gosto). Ouça, assitindo até o final, analisando as ironias e as homenagens da letra. Divulgue entre todos os torcedores botafoguenses que conhece, através de blogs, e-mails, etc.
Abraço e saudações alvinegras.
http://www.youtube.com/watch?v=U1xM_QdFgyI

Anônimo disse...

Pq o Botafogo estava usando aquelas marcas no uniforme, não era só para a final? será que está usando sem receber nada, só para vê se arruma alguma coisa? se for isso é lamentável, como tudo que o omisso vem fazer com o Botafogo!

Anônimo disse...

Acho que esse time do Botafogo com os salários em dia contratando umas 2 ou 3 peças de qualidade, vai dá trabalho no Brasileiro. Temos um bom técnico, Jeferson e Renan são ótimos, essa zaga com Fabio Ferrera e Danny Morais deve se saí bem, Marcelo Cordeiro excelente jogador, Jancarlos quando tiver com mais ritmo de jogo deve se sair melhor que o Alessandro, nossa dupla de volantes, Leandro Guerreiro e Sandro Silva é muito boa, marcam muito bem, e o Sandro tem mais qualidade no passe, Edno, Renato eu acho ótimos jogadores, na minha opinião deveriam ser títulares, Lucio Flavio é a sonolência de sempre, mas ter um jogador da "qualidade" dele no banco é muito bom, dá gosto vê a garra dos atacante do Fogão, Herrara é um Carlitos Tevez piorado! e ainda temos o Talismã, que entra e deixa sempre o dele(tomará que não vá embora depois da taça rio) acredito que esse time entrosado, com mais um volante,um meia e um atacante vai dá trabalho no Brasileiro!

Anônimo disse...

BOM DIA RODRIGO - ANTES DA MINHA SAIDA PARA O TRABALHO - VIDA DURA E DIZEM QUE MÉDICO TEM VIDA TRANQUILA - VOU PARA 36 HS DE PLANTÃO - BEM COMO DIZIA ANTES DO TRABALHO ALGUNS PITACOS DE ONTEM

01 - GOSTEI DA VITÓRIA CLARO, MAS TIVEMOS ALTOS E BAIXOS
02 - JANCARLOS VAI PEGAR A POSIÇÃO - FALTA RITMO DE JOGO
03 - CAIO SUBLIME
04 - HERRERA UM LEÃO
05 - EL LOCO A CABEÇA DESSE TIME - NOTE QUE QUALQUER CONFUSÃO QUE POSSA ACONTECER ELE CHEGA PEGA OS JOGADORES DO BOTAFOGO E AFASTA E DÁ BRONCA - FUTURO CAPITÃO PODE ESCREVER
06 - FAHEL, POIS É O CARA FOI BEM DE NOVO
07 - EDUARDO O PERNA DE PAU ETERNO ESSE TÁ FORA
08 - LF UM POQUITO MELHOR MAS FALTA MUITO AINDA
09 - A ZAGA VAI MELHORAR PODEM ESPERAR
10 - AH UM RECADO PRO TAL DE NETO QUE NÃO GANHOU NADA NA VIDA - POIS SER CB E PAULISTA É NADA MESMO - CALA A BOCA E DEIXA DE FALAR BESTEIRA CARA - TAVA FALANDO QUE O BOTAFOGO GANHOU O TURNO E JÁ TAVA COM JOGADOR DANDO MOLE PRA FICAR DE FORA COM DORZINHA, TOMANDO REMÉDIO - POIS É TOMA REMÉDIO SIM E NÃO SE DOPA NÉ E A DORZINHA JOGOU PRA CACETE. NÃO SEI COMO DÃO UM MICROFONE A UM SEMI ANALFABETO PARA FALAR ESSAS BESTEIRAS
NO MAIS QUE VENHA O DUQUE DE CAXIAS PARAO JOGO 100 DE JOEL NO BOTAFOGO - CAIO NO ATAQUE NO LUGAR DE EL LOCO QUE ESTARA NA SELEÇÃO - SEI NÃO SERÁ DOSE ÚNICA????A ULTIMA ACHO QUE FOI 1998 SE NÃO ME ENGANO - VAMOS TORCER - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS

Sergio Di Sabbato disse...

Não vi o jogo, mas pelos comentários sobre o jogo, é evidente que não temos meio-campo, pelo menos criativo. Precisamos urgentemente substituir o eduardo peladeiro irresponsável e o LF, que não é mal jogador, mas parece que está perdendo a força física. Além disso, o LG parece estar longe dos anos anteriores. Com uns 3 bons jogadores o Botafogo pode se tornar um bom time. Por enquanto, temos a estrela do JS e a categoria do Caio, além da garra do Herrera. A zaga, ou melhor, o Wellington, ainda não inspira confiança. Mas muito pior é o AC. Mas valeu pela vitória. Foigão rumo ao título da TR e do CC. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio Henriques, se o JS continuar com essa ideia de privilegiar quem estava no clube (ao invés dos reforços), corremos sérios riscos. Insistir com esse meio de campo é uma burrice sem igual.
Sobre o Jancarlos, eu não disse que ele atuou bem. Disse apenas que ele mostra ser mais inteligente (não que isso signifique muita coisa) do que o Alessandro.

Olá, Marcos Antônio! Obrigado, cara.
Vou ouvir a música sugerida e desde já, esteja mais do que convidado a participar sempre que quiser do CB.

Anônimo 1, tb reparei e deixei essa 'impressão' para o primeiro post deste domingo. Depois vc leia e veja se concorda com a minha opinião, ok?

Anônimo 2, tomara que vc esteja certo, mas eu ainda não acredito nisso. Principalmente se o JS continuar escalando o mesmo time.

Fala, Marcos! O palhaço do Neto falou isso? É um bobalhão mesmo, que fala uma porrada de besteira, achando que isso quer dizer ter personalidade.
No mais, concordo com os seus comentários. E putz, médico sofre muito, amigo!rs!

Sérgio, não temos meio de campo. Esse é um fato. Agora, o mais importante é o que vc comentou tb: Estranhamente o LG está LONGE (muito longe) de ser o mesmo jogador dos últimos dois anos.
Não sei o que houve!

Abs e SA!!!

Daniel Victor disse...

Eduardo participou de alguns lances inteligentes, em lançamentos e toques de bola de primeira (um com o lucio flavio em q o guerreiro finalizou a jogada com um chute de fora da area q passou por cima do gol). Acho q o garoto está evoluindo, lentamente mas está. Já dá pra ser notado não só como o firulento de sempre.

Quanto ao Caio, antes de ter feito o primeiro gol, ele recebeu uma bola na esquerda, com um marcador a sua frente, deu uma "sambadinha", duas, e, de fato, tropeçou na bola. Não pude deixar de lembrar desse lance após ouvir o narrador dizendo q em tres toques na bola o garoto fez 2 gols.

Rodrigo Federman disse...

Daniel, eu respeito, mas não concordo com a observação sobre o Eduardo. Esse pra mim está destoando completamente do resto do grupo. Inclusive dos outros três que eu sempre crítico (Alessandro, Fahel, LF).
Abs e SA!!!

Welsinho J.F. disse...

Eu não assisti ao jogo, vou comentar apenas um fato que vi nos melhores lances por sites por aí.

Jancarlos como lateral direito pode mesmo dar certo hein?! Ele sabe cruzar, AINDA BEM !!! O primeiro gol começou nos pés dele.

O lance agora é o Natalino manter um ritmo de jogos com ele.


Aquele abraço. o/

Rodrigo Federman disse...

Welsinho, tb acho que pode ser melhor do que o Alessandro! Falta ritmo e entrosamento, mas como eu disse, o Jancarlos parece ser mais inteligente com a bola nos pés.
Abs e SA!!!

TIAGO disse...

OU RODRIGO TUDO BEM ? GOSTEI DAS NOTAS , VC NÃO ACHA QUE O CAIO NÃO MERECIA UMA NOTA MELHOR NÃO , AFINAL ELE EM TODAS AS PARTIDAS ESTA SENDO DECISIVO...

Rodrigo Federman disse...

Fala, Tiago! Td blz, e vc?
Cara, digamos que o Caio mereça 10 pela decisão e 8 por três toques e dois gols e 0 por pura "falta de justificativa" da minha parte!hehehheeh! Aí na média dá 6!heheh!
Brincadeira, afinal, sou suspeito e falo que esse Caio é craque desde o primeiro jogo do campeonato.
Abs e SA!!!