24/01/12

Justificando para os chilenos

















O médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros, ainda não falou com a imprensa brasileira, mas já explicou à imprensa chilena o que houve para que o clube não confirmasse a contratação do lateral Rojas:

"- Nos exames que realizamos, foi encontrada uma alteração na prova de esforço. Os primeiros estudos foram decisivos, mas ele poderá continuar sua carreira como jogador. A culpa é da Universidade de Chile, por não ter informado sobre esta situação".

É, pelo visto foi uma análise de risco e opção do Botafogo não contratar o Rojas, que pelas palavras do próprio Luiz Fernando, pode continuar jogando futebol profissional.

Para cada escolha, uma renúncia...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Anônimo disse...

custa ser mais transparente nos comentários? parece que é até sacanagem!

sempre, no Botafogo, tudo é muito escuso. até mesmo quando eles (funcionários do clube), parecem ter razão.

billiewonder

Rodrigo Federman disse...

Muito, Kbça. Demais!
Abs e SA!!!

ari dias disse...

Não ví nada de obscuro nesta situação do Rojas, o cara tem um problema cardíaco e o certo a ser feito é não contratar. Simples assim, e não se tem como fazer essa avaliação com antecedência e por isso demorou-se a resolver a situação.
Temos agora que partir pra outra, pois precisamos de um jogador com mais rodagem na lateral esquerda e pelo menos mais um zagueiro que atue por esse setor.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Antonio de Pádua disse...

Não entendi! Aliás, será que alguem entendeu?
Ah! Tem sempre um amigo do cunhado do primo do sobrinho do vizinho de um médico, que irá dizer que isso é normal.
Me lembrei do Maluf: ´´Pode estuprar, não pode é matar``.
Ou então o cara que vai tirar carteira de motorista e recebe um laudo: Voce não pode dirigir Corsa, mas pode ser mtorista de qualquer outro veiculo.
Não me lembro de o La U ter barrado o Rojas em jogos fora do Chile.
Mas, tudo bem, meu filho é meteorologista e me disse que os ventos são moderados e que podem ocorrer pancadas de chuva no entardecer.
Abraços e saudações alvinegras

Rodrigo Federman disse...

Ari, continuo achando que a decisão foi correta, mas não entendi a permanência do Rojas no RJ, quando garantiram a ele que seriam feitos novos exames.

Antonio, é aquele negócio: Não contesto a decisão, mas acho que deveria ser uma nota muito mais clara e detalhada (considerando a importância do caso).

Abs e SA!!!

Francisco Lima disse...

Gente, não adianta catar cabelo em casca de ovo. Essa negociação do Rojas envolvia dinheiro, como todos sabem. Vá lá que o Botafogo contratasse o jogador, mas, devido ao problema cardíaco, mais adiante ele tivesse um mal súbito em campo. Seria ruim para o clube e para o chileno. E ainda ia haver gente que culparia o Botafogo, cujos médicos cumpriram suas obrigações de modo responsável. Para isso existem os exames e o clube fez muito bem em não anunciar o jogador antes do OK do Departamento Médico. Melhor prevenir antes que remediar. Tanto é que o Rojas chegou hoje a Santiago dizendo que fará uma verificação física completa para saber suas reais condições físicas e avaliar se segue jogando. Vamos partir para outra contratação, que é melhor.

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Tudo é assim! Transparência e credibilidade passam longe de GS.
Nesse caso podem até estarem corretos, mas as declarações, atitudes, repostas e demora nas mesmas deixam e causam dúvidas.
Espero não ver a La U campeã da Libertadores e o Rojas levantando a taça e escolhido o melhor fôlego, disposição e jogador do torneio.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Chico, também entendo que a decisão tomada foi a mais prudente. Mas ainda assim, achei que a explicação - para quem é leigo - foi vaga e não disseram textualmente porque não houve novos exames e/ou porque fizeram o jogador ficar esse tempo todo no RJ. No VA de hoje foi dito que essa de contra-prova era tudo balela. Enfim, vamos em busca de um novo lateral, né?
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Gil. Parece que até mesmo quando acertam, eles conseguem deixar dúvidas ou questionamentos no ar.
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

A frase do doutor ai, me grilou:ele vai poder continuar a jogar futebol......

então , por que não contrataram se ele vai poder jogar futebol ?

o medico em questão é ortopedista.

estava lendo essa materia , quando um passaro alvinegro, de grande porte e imensas penas(rs), do Rio de janeiro me ligou e conversamos sobre essa caso, novamente.O Rojas fez exames com os melhores cardiologistas do Rio(ele me passou o nome da clinica e me esqueci), q desaconselharam a contratação.Esse negocio de arritmia, causado pelo cansaço da viagem,alegado pelo jogador, NÃO EXISTE.O q existe é q o jogador pode apresentar uma arritmia durante um jogo de futebol e morrer.essa arritmia não se dá copm frequencia, mas deu no jogador e pode dar , devido ao esforço, em qualquer momento.O Botafogo agiu certo e não quis correr riscos.Só agiu errado ao mandar um ORTOPEDISTA falar sobre o assunto, com todo respeito a ele e aos conhecimentos q ele possui em sua area....

Rodrigo Federman disse...

É isso, Flavio. Ou então que não falasse desta maneira, pois nós, leigos, acabamos pensando desta forma: Pô, se vai poder continuar jogando, por que não contratamos o cara? Seria melhor ele explicar tudo em detalhes (como vc colocou). Mas não, até quando acertam, eles se complicam e dão margem para questionamentos.
Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

tenho quase certeza que a ave de grande porte e realmente é de grande porte, que piou para o flávio, foi a mesma que piou ptambem para mim.
o fato de o dr. luiz fernando medeiros ter sido o porta voz, se deve ao fato dele ser o chefe do departamento e na ausência de um profissional de cardiologia no nosso departamento, pois para esses casos o botafogo optou que ao invés de ter um especialista, estabelecer convênio com clínica especializada em cardiologia, siau presença era hierarquicamente a recomendada.
o Botafogo ainda se posiciona de forma velada sobre o assunto, pois envolve interesses do jogador e da la u, ou seja, de terceiros e tem que ter muita discreção para ficar isento de culpa por danos morais.

outra coisa que me incomoda é a posição que a maioria de nossa torcida tem, quanto a obrigatoriedade de tudo que a diretoria faz, tem que ser de forma clara e se possível explicada no quadro negro, coisa que nem entre esposos ocorre, pois o silêncio é a alma do negócio.
depois da operação concretizada, com ou sem sucesso e se resguardando juridicamente, como nesse caso, é que explicações mais detalhadas podem ser dadas de forma pública.
alguem aqui reclamou da forma veladíssima como foi conduzidz a contratação do renato ?

será que não sabemos todos nós que há um vilão tricolor a solta, com malas de dinheiro frio, atentando contra todos e aparentemente sem investigação e sem risco de ser interrompido.
o flamengo, filho dileto que o diga e se faz com gente de seu próprio sangue, mais fácil de fazer ainda com quem não lhe é consaguíneo.
o rojas tem uma deficiência cardíaca que estabelece um risco alto de manifestação, face um esforço físico elevado e isso, diagnosticado por especialistas no assunto, os quais foram taxativos em aconselharem a nem prosseguir com mais exames, pois os até então realizados, já traziam evidências amplas do fato.
o botafogo, por sua fidalguia, teria que se posicionar a la u.
poderia dizer até que a mesma lhe tentou passar gato por lebre, mas a transação envolvia um ser humano, o que por si só já justifica uma postura sensata, acrescido ainda pelo que todos nós sabemos, de se tratar de um grande profissional e um homem de elevada postura moral, estabeleceu uma postura bem moderada, mas que não poderia deixar de fazer um adendo a forma dinheirista adotada pela la u, que sabia do fato e ficou a moita.

nota 10 para a nossa diretoria nesse caso, não só pela não contratação e eu era um das que a desejava, mas tambem pela forma comedida e eu diria até cavalheiresca com que tratou o assunto.

abraços,

LSCUNHA

Sergio Di Sabbato disse...

Muito estranho o que acontece no Botafogo.Esse é o mesmo médico que errou no diagnóstico do Reinaldo em 2008 e não vetou a contratação do Vinícius Colombiano cujos joelhos estão estourados? Se é, a credibilidade do DM do Botafogo assim como de seus dirigentes é ZERO. o Botafogo está nas mãos de amadores mal intencionados. Pobre Botafogo. Sobre vetar ou não o VC não importa, pois mesmo que fosse vetado o ab o contrataria, e nó$$$$$$$$$$$$$ SSSSSSSSSabemos porque. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

Uma perguntinha: já que po Rojas não vem, com o dinheiro d~el vão contratar alguém, ou esse dinheiro vai sumir igual ao do Maicosuel? Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Cunha, o Flavio confirmou que a "ave" foi a mesma. rs. E sendo quem foi, me deixa ainda mais certo de que a decisão foi correta. Entretanto, continuo não achando que as explicações ficaram bem esclarecidas.

Sergio, lembra do Teco também? Pois é, amigo... Bom, agora sabemos que o Botafogo tem R$2 milhões para contratar um lateral esquerdo. Está nas mãos do AS e AB.

Abs e SA!!!

Émerson disse...

Federman, não entendi porque o médico disse que há problema, mas o atleta pode continuar jogando normalmente...

Rodrigo Federman disse...

Émerson, sou completo leigo, mas acredito que ele quis dizer que o rapaz tem um problema que não o impede de jogar profissionalmente, mas que ele pode vir a ter uma morte súbita e o Botafogo não quis pagar esse preço/risco.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Meu caro LSCUNHA, sua Msg sobre o CASO ROJAS,foi clara, precisa e concisa, inclusive com o fato de muitos quererem tudo explicadinho.

Quem não entendeu ou, por outros motivos não quer entender, paciência. O que fazer?

Mais claro e cristalino é impossível.

Quem discorda está predisposto contra, talvez por politicagem, ou tem dificuldades em interpretar textos.

Tenha a certeza de uma coisa, para mim o assunto Rojas ESTÁ ENCERRADO.

Um abraço do JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, como eu disse ao Cunha, concordei com a decisão tomada pelo Botafogo, mas continuo achando a "explicação" vaga. E isso não tem nada relacionado com política (no meu caso) ou interpretação de texto. Apenas acho que sim, ficou vago. Mas é apenas a minha opinião. O assunto está encerrado. Boa sorte ao Rojas e melhor ainda ao Botafogo.
Abs e SA!!!

FLAVIO SILVEIRA disse...

Para encerrasr esse assunto:Botafogo nega entrevista do medico a jornal chileno, em nota oficial....

Q a LA U , Rojas e a imprensa chilena vao para a pqp...

Rodrigo Federman disse...

Flavio, vi essa nota...bom, mas uma coisa estranha em um negócio com desfecho pra lá de estranho! rs
Abs e SA!!!