O início de temporada (na questão física) do Botafogo em 2012 lembra um pouco o ano de 2009, quanto também tivemos vários jogadores com contusões musculares nos primeiros dias de trabalho.
Questionado a respeito, o preparador físico, Ricardo Henriques, falou sobre as lesões (Maicosuel, Andrezinho e Loco Abreu) que já começaram a criar problemas para o técnico Oswaldo Oliveira:
"- Pode ter ocorrido uma simples fatalidade ou eles estão sentindo por conta do esforço. Não dá para imputar qualquer tipo de culpa na preparação física".
Como sou leigo no assunto, prefiro acreditar no "azar" e neste calendário (com partidas em horários absurdos e gramados deploráveis) desumano feito apenas para atender os interesses comerciais da CBF e Rede Globo.
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
14 comentários:
Irmão
Com profissionais altamente gabaritados e reconhecidos no mundo inteiro, acho realmente difícil que a preparação seja a responsável direta das contusões.
Hoje temos como verificar o estado individual de cada jogador após determinados esforços realizados.
Acredito que no Botafogo também assim seja feito.
Mas concordo plenamente que jogar as 16 h em Moça Bonita a 40 graus a sombra num início de temporada num gramado que mais parece um pasto é simplesmente irreal.
Me lembro bem lá pelos anos 79 e 80 que Paulo Amaral dava treinamentos de tiro ao gol logo no início da temporada em grande quantidade sem respeitar a condição de chegada do atleta.
Resultado no primeiro jogo contra a Lusa - 4 x 0 Botafogo - perdemos tres jogadores com lesão muscular
Dias melhores virão
Rumo a final contra o Vasco
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS
MARCOS VENICIUS
Fala, Rodrigo!!!
É amigo... Muito complicada esta situação das contusões... Também sou leigo no assunto e por conta disto, prefiro acreditar que foram apenas fatalidades. O Loco disse em uma entevista que havia sentido um incômodo após a partida contra o bonsucesso, mas não deu muita bola por não achar nada gave e por isto nem comentou com a equipe médica do clube. Mais tarde, as dores continuaram e acabou sendo constatado o estiramento. No caso do Mago, se não me engano, a contusão se deu após uma jogada que não foi bem sucedida, mas que demandou grande esforço por parte dele.
A propósito, eu conheço este preparador físico pessoalmente, não intimamente, mas já trocamos algumas palavras. Ele foi morador do bairro de Vila Valqueire aqui na zona oeste do Rio de Janeiro. Minha esposa o conhece há mais tempo, por ter sido nascida e criada neste bairro. Ele é tricolor e sua família é muito querida neste bairro. É um cara simples, e apesar de hoje em dia estar morando no Recreio dos Bandeirantes, sempre vem à Vila Valqueire para rever os amigos. É gente boa e aparentemente muito bom profissional.
Oswaldo o conheceu durante sua passagem pelos flores e acabou o contratando para fazer parte de sua comissão técnica, como preparador físico.
Saudações
André Lira
Disse tudo, Marcos. E mais importante ainda, porque vc é médico e pode dar um parecer muito mais técnico.
Fala, André. Legal, cara. Também acho que a preparação física não pode fazer muita coisa além do que foi feito. A culpa é mesmo dessa calendário sem vergonha.
Abs e SA!!!
FEDERMAN,
eu tambem sou leigo no assunto e minha praia é a dos números, mas me creio uma pessoa de bom senso.
somando isso ao período em que fui atleta em nível competitivo de futebol, posso garantir que o mesmo é muito mais jeito que força.
assim sendo, acho que a carga para fortalecer o tônus muscular, que resulta em mais força do que a de fortalecer a elasticidade muscular, que dá mais flexibilidade, que sempre prevaleceu em um porcentual muiuto mais elevado, deveria ser mais equilibrado, pois esse ganho de tônus, propicia maior possibilidades de estiramentos e contraturas, justo pelo pouco desenvolvimento da flexibilidade.
hoje, esses treinamentos estão brutalizados por academias que possuem aparelhos que avolumam os músculos e concentra muita energia do mesmo, mas que estando limitados, pois não se expandiram para melhor abrigar essa energia, acabam explodindo.
me lembro que quando esse tipo de preparação começou, passei a sentir muito mais cansaço nas prenas, coisa que não acontecia antes e apareceram s primeiras crises de caimbra.
a situação só melhorou, quando o massagista me orientou para trabalhar mais, com exercícios específicos, feiros sem peso, no sentido de me dotar de maior flaxibilidade.
a questão está posta e pode ser que eu esteja falando asneira, mas essa foi a minha experiência quase 50 anos passados.
pelo que leio, acho que o problema se agravou, pois a carga para ganho de potência se tornou brutal.
abraços,
LSCUNHA
Cunha, eu não havia pensado por esse ângulo, mas agora, após ler atentamente o seu comentário, faz muito sentido mesmo, amigo. Realmente pode ser um dos agravantes.
Abs e SA!!!
Caros amigos, não é a minha área. Apenas gostaria de ressaltar que pela primeira vez nos últimos anos, percebo que os jogadores estão mais bem preparados fisicamente e cansando menos no segundo tempo.
A lógica diz que a preparação física foi forte, somado ao calor de 40ºC na sombra e jogos quarta e domingo pra início de temporada é complicado.
SB
LUIZ
VC NÃO DEIXA DE TER CERTA RAZÃO
A CARGA IMPRIMIDA EM CADA ATLETA NO INICIO DAS ATIVIDADES DEVE SER DE MENOR INTENSIDADE POIS A MUSCULATURA ESTÁ VAMOS DIZER RELAXADA E NÃO PREPARADA PARA UMA CARGA MAIOR. ESSA CARGA IRÁ AUMENTANDO CONFORME O TEMPO E A NECESSIDADE DOS ATLETAS, JÁ QUE OS MESMOS SÃO AVALIADOS INDIVIDUALMENTE.
UM EXEMPLO CLÁSSICO QUE SE MOSTRA O DESENVOLVIMENTO DO ATLETA FOI O ZICO.
FRANZINO DESENVOLVEU MASSA MUSCULAR SUFICIENTE PARA AGUENTAR O RITMO DOS JOGOS E A ENTRADA DOS ZAGUEIROS.
NÃO ME VENHAM COM JOGADORES DA NBA COMO O NENÊ POIS ELES USAM ESTEROIDES EM LARGA ESCALA, BASTANDO DIZER QUE O MESMO DESENVOLVEU CÂNCER DE TESTÍCULO - UMA DAS COMPLICAÇÕES.
PORTANTO PODE CAUSAR PROBLEMAS SIM
MAS O FISIOLOGISTA ACOMPANHA E TEM COMO AVALIAR ESSA CARGA
COMO AVALIA A POSSIBILIDADE DE UM JOGADOR SE MACHUCAR SE NÃO HOUVER UM REPOUSO.
REPITO AINDA ACHO COINCIDÊNCIA - ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO
SAUDAÇÕES GLORIOSAS ALVINEGRAS
MARCOS VENICIUS
É verdade, Franco.
Pois é, Marcos. Mas neste caso, o preparador físico garantiu que foi feito tudo dentro dos conformes e sem exageros. Por isso acredito mais em infelicidades nestes casos específicos dos botafoguenses.
Abs e SA!!!
Rodrigo. Como não é minha área de atuação eu vou dar apenas um palpite: "é, eu também acho". Loris
Eu também, Loris! rs
Abs e SA!!!
Mas que é um troço esquisito, e que não acontece só com a gente, lá isso é.
Acho que um pouco de humildade e precaução da comissão técnica, revisando o planejamento, não faria mal nenhum.
SAN
Dirley.
Dirley, isso é um fato: Azar ou não, o Botafogo é sempre um dos que mais sofre com esses problemas musculares.
Abs e SA!!!
Dando a minha opinião de leigo, mas acompanho bem o futebol e sua preparação e tambem pratico 2 vezes por semanas e faço caminhadas;essa preparação é necessária apra um atleta certo,
O QUE NÃO É CERTO É OS DIRIGINTES COLOCAR 2 A 3 JOGOS POR SEMANA E NO FINAL DE ANO JOGAREM QUASE 70 JOGOS ...E DEPOIS FICAREM RECLAMANDO DOS CALENDÁRIOS ...
Os medicos que deveriam montar juntamente com os dirigentes os campeonatos ...
Fecho contigo, Alex. Mas os intere$$e$ falam mais alto, né?
Abs e SA!!!
Postar um comentário