19/03/12

LA13 ou o esquema tático?
















Desfalque de última hora no clássico de ontem, o atacante Loco Abreu pode voltar a jogar na próxima quarta-feira, contra o Treze/PB.

Mas segundo o técnico Oswaldo Oliveira, a titularidade é outra questão, e o uruguaio pode começar entre os reserva:

"- É uma possibilidade, sim, por que não? Todo jogador pode, devido as suas características, começar ou não jogando. Precisamos de alternativas. Em algumas situações fica muito claro que necessitamos. Quero ter sempre bom senso e fazer aquilo que for mais produtivo diante de cada situação".

Neste caso, parabenizo o treinador botafoguense.

Gosto do Loco, não acho que ele tem tanta culpa como muitos amigos dizem e ainda o vejo como titular do ataque alvinegro. Mas a escalação dos onze que começam as partidas deve ser baseada na meritocracia, e se o Loco estiver pior, que seja dada a oportunidade ao companheiro em melhor fase.

Quanto a isso, não há o que comentar. Agora, nos dois últimos jogos do Botafogo, fiquei ainda mais com a impressão de que a culpa do esquema tático não ter "vingado" não é do camisa 13. Contra o Treze/PB e o Vasco, quando atuou avançado como referência (sem companheiro), o Herrera não viu a cor da bola. E mesmo ontem, o Jobson substituiu o argentino e também ficou perdido e sem destaque. Ou seja, continuo batendo na tecla de que o grande problema (o maior deles) é o esquema tático.

Eu definitivamente não gosto desse 4-2-3-1 que alguns ainda tentam me fazer acreditar que se trata de um falso 4-3-3.

Gostaria de ver um meio de campo com Marcelo Mattos, Renato, dois apoiadores (possivelmente, Fellype Gabriel e Maicosuel) e Jobson e Loco Abreu na frente.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

15 comentários:

Levi disse...

Uma vitória no “engana-trouxa 2012” contra o Vasco da cruz errada?
Nem me empolgo. Serve de treino. Aguardo o jogo contra o Treze, este sim, importante.
Abraços.

असुर disse...

Continuando o que o Levi disse: Vasco misto! Se fosse os titulares a história teria sido outra...

ari dias disse...

Concordo Rodrigo contigo, pois acho que até o Messi se jogar sozinho no ataque do Bota vai ficar perdido. O loco tava mal? tava. Mas o Herrera jogando no mesmo setor e com a mesma responsabilidade de brigar sozinho com os zagueiros adversários, não foi muito melhor nos últimos jogos. Problema pro OO resolver.
SALVE LOCO ÍDOLO.

Sergio Di Sabbato disse...

Gostei desse time que você escalou. Só não pode o Jobson jogar de costas para o gol. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Levi, eu só espero que o OO tenha aprendido algumas lições e pense em mudanças.

Ou não, né, Asura?

Isso mesmo, Ari. O próprio Jobson, entrou como referência e pouco fez tb. Como vc disse, com esse esquema (e jogadores), nem o Messi conseguiria muita coisa.

Pois é, Sergio. E foi o que o OO fez ontem, ao colocá-lo no lugar do Herrera.

Abs e SA!!!

Gustavo disse...

Então. A questão é do estilo de jogo. O Herrera sai mais da área e volta mais para marcar. O Loco fica mais paradão. A questão do esquema é de movimentação e que os meias entrem na grande área. Se eles ficarem presos na marcação, realmente o esquema nunca vai dar certo.

SAN

Rodrigo Federman disse...

Gustavo, e tirando o FG ontem, os meias não arriscam chutes (o próprio Elkeson parou com isso) e ficam muito presos em seus "feudos" pré-estipulados pelo treinador.
Abs e SA!!!

luiz sergio cunha disse...

FEDERMAN,

não foi uma partida brilhante e nem mesmo podemos dizer que com a bola rolando, teve alguem com uma atuação que fez a diferença.

o fato do felipe gabriel ter feito 3 gols foi determinante, mas por si só não foi o diferencial, pois não tivemos alguem que foi esplendido e ninguem que foi horroroso, mas alguns que foram discretos.

na atuação de ontem, na minha maneira de ver a atuação da equipe, o time foi efetivo, pois fois eficiente nas ações e eficaz nas conclusões e duas foram as causas dessa efetividade:

- marcação combativa, pois se procurou não deixar o adversário jogar e

- as bolas de jogo cairam nos pés de quem sabe finalizar, pois se as mesmas fossem para os pés do herrera que estava em campo ou do loco abreu, que nem no banco estava, provavelmente teriam a direção da arquibancada e não da rede.

tenho colocado de uma forma constante e sob o risco de parecer chato, que tanto o loco, por deficiência física somada a baixa capacidade técnica que possui e o herrera, pela baixa capacidade técnica somada ao descontrole emocional, não podem mais serem titulares do time, pois dentro da filosofia de marcação e movimentação que o oswaldo está tentando implantar, ainda sem êxito por falta de posturas adequadas de nossos jogadores em executá-las, não possuem os predicados necessários para desempenhar as funções necessárias a sua boa execução.

queira Deus, que ontem tenha sido o primeiro passo, ainda claudicante, mas o primeiro passo, dentro da sistematização desejada, pois a mesma sendo bem executada, até qualidades individuais outras por nós desconhecidas em alguns jogadores que as tem em estado de hibernação, poderão se exteriorizar para nossa alegria.

abraços,


LSCUNHA

Rodrigo Federman disse...

Cunha, mas por conta da inoperância e incompetência da diretoria, não temos esse homem (minha opinião). Não será o Jobson. Até porque, ele tb não foi bem ao desempenhar (isoladamente) a função de homem mais adiantado.
Abs e SA!!!

gabriel_oliveiraleite disse...

É fato que não temos o atacante ideal para as demandas de um futebol de movimentação e eficiência, que ao mesmo tempo "fugiriam" das marcações, pela habilidade, movimentação, inteligência e pelo poder de finalização. O mais próximo deste, seria o Jóbson, que tem duas destas características. Falta-lhe, ainda, duas outras. Abreu, também não é pleno, tem duas destas características, faltando-lhes outras duas. Herrera tem apenas uma. Então, com estes elementos apenas, fica claro, que deveriam ser o Jóbson e o Abreu, os nossos atacantes. Ainda é pouco, penso eu.
Mas que busquem alguém melhor que estes, pois do contrário, é burrice. Josiel e Somália, seria isto: estupidez, burrice da grossa.
Depois, convenhamos, pagar em dia prá ter um time, vacilante em quase todos os jogos, em outros desinteressado, não vejo como pecado, comprometer um pouco o orçamento e trazer alguém incontestável, pois isto traria o torcedor que reverte em frutos importantes.
SAN

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, é nessa linha que eu penso também. Vc resumiu bem!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

SEGUNDO MÁRCIO GUEDES NO LINHA DE PASSE DE ONTEM O LOUCO ABREU PODE ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS EM GENERAL SEVERIANO.NÃO AGRADA, PARA FILOSOFIA DE TRABALHO DO NOSSO TREINADOR E SÓ SERIA APROVEITADO EM ALGUNS JOGOS FICANDO INVIÁVEL PARA O O CLUBE MANTER O JOGADOR MUITO CARO E TAMBÉM PELA SUA IDADE AVANÇADA E SUA TÉCNICA QUE DEIXA MUITO A DESEJAR E O BOTAFOGO COMO O JOGADOR É UM IDOLO PARA ALGUNS TORCEDORES NO CLUBE ESTÁ PENSANDO EM UM SAÍDA HONROSA PARA O MESMO.
O QUE DEU PARA ENTENDER É QUE O OSVALDO QUER UM ATAQUE COM BASTANTE MOBILIDADE E VELOCIDADE MARCANDO A SAIDA DE BOLA DO ADVERSÁRIO COISA QUE O ABREU JÁ NÃO É MAIS MENINO PARA FAZER A FUNÇÃO E SEGUNDO O MARCIO GUEDES O JOBSON ESTÁ SENDO PREPARADO PARA SER TITULAR MAIS ADIANTE PORQUE TODOS EM GENERAL SEVERIANO FICA BASTANTE PREOCUPADO NO CASO DO MESMO ARREBENTAR E O SUCESSO CHEGA NA SUA CABEÇA E O MESMO IR PARA O ABÍSMO NOVAMENTE.

ABILIO

Rodrigo Federman disse...

É, Abílio. Não gosto do MG, mas o que ele falou faz sentido.
Abs e SA!!!

gabriel_oliveiraleite disse...

Rodrigo, este "monstrengo" MGuedes, que dizem ser Botafoguense, até ele mesmo diz, mas convencer...vai distancia.Pois bem, o que este senhor diz, nada mais é do que o coro da invejoso da flapress, que estão aproveitando, covardemente, da ausência do LAbreu, que de comum acordo, com DM, preparadores físicos e técnico, deram um tempo p/sua recuperação. Na rádio globo não se fala outra coisa em noticiário do fogão. Pois bem vejam: O locutor e apresentador da Rádio Globo, José Carlos Araújo, na tarde desta segunda-feira, no programa "Globo Esportivo", informou que Loco Abreu pediu para retirar de uma entrevista declaração de que gostaria de mudar o esquema tático do Botafogo, para não se desgastar com Oswaldo de Oliveira.
Mas, a Repórter esportiva da Band Rio, Aline Bordalo afirmou em seu twitter que ela foi quem entrevistou o uruguaio e negou a informação dada na rádio.

"Esclarecimento: A entrevista q o Loco Abreu deu na 6a foi pra mim e EM NENHUM MOMENTO ele criticou esquema tático nenhum", postou a jornalista.

"Qq notícia sobre isso INVERÍDICA!", complementou.
Vejam que este Márcio Guedes foi facilmente enxertado pela flapress.
A verdade é que o Abreu é PHODA e a flapress não aceita isto.
OBS. Neste fim de semana, tive uma declaração de um flamenguista quase doente, de que o Abreu é realmente foda como atacante, que queria ele no seu time, que não aguenta mais o Deivid. Vai ver que é isto que a flapress está armando...desdenhando e querendo...
SAN

Rodrigo Federman disse...

Boa, Gabriel. O que não pode é a torcida dar ouvidos a essa gente. A Rádio Globo odeia o LA.
Abs e SA!!!