18/03/12

Rumo à semifinal















Os resultados iniciais da rodada obrigavam o Botafogo a vencer o Vasco para continuar na briga por uma vaga nas semifinais da Taça Rio.

E o GLORIOSO fez o seu papel (3 a 1 - Fellype Gabriel, três vezes), se mantendo na vice-liderança do seu grupo, dois pontos atrás do Macaé.

Boa vitória. Principalmente por ser em clássico (mesmo que o Vasco esteja focado na Libertadores).

Melhor ainda, foi que a partida do Botafogo não foi tão ruim como as dos últimos compromissos. 

Não foi um primor de apresentação (as falhas continuam em grande quantidade), mas houve uma melhora. O próprio resultado confirma essa impressão.

Com outra partida como a de hoje, garantimos - sem sustos - a classificação na Copa do Brasil, quarta-feira, contra o Treze. 

Mas o sistema defensivo ainda precisa ser trabalhado e o técnico Oswaldo Oliveira tem que definir um time do meio para frente, pois ainda não consigo ver o atual esquema tático com bons olhos (o atacante fica isolado).

No mais, boa vitória que merece ser, além de parabenizada, comemorada.

Só que eu prefiro continuar com um pé e meio atrás, pois não caio na euforia de muitos torcedores "menos exigentes", nem no "blá bllá blá" de que agora o trem está no trilho certo. Não, com esse elenco, infelizmente não teremos vida longa no Brasileirão, e nem "bala na agulha" nas fases seguintes da Copa do Brasil.

Para o Carioca, dá pro gasto...
...mas o estadual continua sendo - em minha opinião -, "mero detalhe". A prioridade definitivamente rompe as barreiras do Rio de Janeiro.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


Notas: Botafogo 3 x 1 Vasco

1- Jefferson: O gol do adversário era indefensável. Na hora do pênalti, prevaleceu a sua frieza - 6,5

2- Lucas: Não acertou uma jogada de linha de fundo - 4,5

3- Antônio Carlos: Partida apenas razoável - 5,5

4- Fábio Ferreira: Impressiona a quantidade de chutões... - 5,0

5- Marcelo Mattos: Muitos erros de passes e faltas bobas - 5,0

6- Márcio Azevedo: Não se esconde, mas tem dificuldades na marcação - 5,0

7- Elkeson: Sumido, lento, pesado... - 4,0

8- Renato: Discreto, poderia aparecer mais - 5,0

9- Herrera: Praticamente não viu a cor da bola - 4,0

10- Andrezinho: Só apareceu no final para tocar bola de lado - 4,5

11- Fellype Gabriel: O nome do jogo. Não apenas pelos três gols, mas por sua disciplina tática ajudando nos dois lados, atrás e na frente - 7,5

12- Caio: Menos de três minutos em campo - Sem nota

13- Lucas Zen: Praticamente não tocou na bola - Sem nota

14- Jobson: Fez uma boa jogada, enfeitou outra e nada mais - 5,0

Oswaldo Oliveira: Não comprometeu. Apenas acho que seria "menos pior" ter mantido o Herrera (ao lado do Jobson) do que o Elkeson - 5,5

28 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

Não vi o jogo. Aliás, não me empolga ver esse time atual do Botafogo, é um time irregular e com jogadores que nunca poderiam ser titulares num clube como o nosso. mas enfim, o momento é de comemoração. Vencer um adversário de expressão é sempre bom, mas como você, não me iludo com o atual elenco do Botafogo. O grande problema é que uma vitória muitas vezes mascara as deficiências do time. Desse jeito, se ganharmos o carioca, o dentista e sua trupe vai para a Lua. Tomara!Mas tomara que eles partam prá bem longe e deixem o Botafogo em paz. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

É esse o ponto que eu alertei, Sergio: Comemorar a vitória é justo. Parabenizar os envolvidos, nosso "dever" como torcedores, mas não podemos deixar que nos iludam. A coisa ainda está ruim e essa vitória (expressiva, mas não apresentando bom futebol) não pode mascarar os problemas.
Abs e SA!!!

Antonio de Pádua disse...

Venceu! Agora será preciso convencer na Copa do Brasil.
A vitória sobre o misto frio do Vasco, se for tratada como ´´épica``, será como exaltar a casualidade onde a obrigatoriedade seria o óbvio.
Venceu. Isso é o que basta!
Fui.

disse...

Venceu mas não convenceu.
Me desculpe Rodrigo, mas o Lucas é igual ao Alessandro.
O Elkson é um fdp, um mascarado sem tamanho e ainda quis reclamar do Jobson num lance no final do jogo (reclamação pelo lance justa).
Coitado do Andrezinho. Ficou até o final nas últimas.
Porque o OO não colocou o Cidinho em vez do Zem?
Só o primeiro gol foi de jogada trabalhada.
O segundo foi sorte e o terceiro falha da defesa vascaína com o Jobson se esforçando, coisa que esse Elkson não faz o jogo todo.
É claro que não temos nada a ver com isso e a vitória é sempre bem vinda mas temos que melhorar muito e o Elkson tem que ir para o banco urgentemente.

OBS: Percebeu que minha paciência com o Elkson acabou, né ? hehe
O Marcelo Matos apesar de não ter ido muito bem, percebe-se a volta do nosso cão de guarda.

Saudações Botafoguenses

Wesley Machado disse...

Até que emfim uma análise justa, apesar de ainda pessimista. Fábio Ferreira hoje foi bem. Lucas que foi muito mal. E Fellype Gabriel, além de fazer os gols, voltava para marcar.

Higor disse...

Falo Rodrigo.

Discordo em alguns pontos.

- Andrezinho jogou razoavelmente bem, apesar de ter errado muito. Será um jogador importante no elenco.

- Acho que a nota do Elkeson poderia ter sido um pouco maior, afinal ele iniciou a jogada de dois gols.

- Também discordo da justificativa pela nota do Herrera. Todas as bolas que esse argentino pereba pegou ele errou, ou seja, não é só culpa do esquema. Esse cara junto com o Felipe Menezes são os dois tumores do Botafogo, pois matam a maioria das jogadas do time na frente.

É isso, espero que vc não me leve a mal por ter descascado o Herrera. hehe

[]s

Rodrigo Federman disse...

Antonio, a minha preocupação é justamente que essa vitória seja tratada como épica ou um marco!

Fala, Gê. Exato, cara. Venceu mas não convenceu. Ao menos dessa vez não irritou como nas últimas partidas.
Sobre o Lucas, concordo que não é lateral para Botafogo e que ontem foi muito mal, mas cara, considerando as suas boas partidas em alguns jogos, já fez mais (e foi muito mais útil) do que os quase 5 anos de Alessandro. Quanto ao Elkeson, estou de pleno acordo. Já deu!

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Wesley, insisto que eu não acho que seja pessimismo. Vejo como realismo.

Fala, Higor. Que isso, cara. É a sua opinião e merece todo o respeito. Mas não acho que o Elkeson tenha sido melhor apenas por causa de dois passes (sendo que um foi sem querer). A função dele é mais fácil ser notada. No caso do Herrera (ou qualquer outro que jogue mais adiantado), é duro brigar contra vários adversários sem receber uma bola sequer. Acho que o Elkeson já deu. Torrou a minha paciência.

Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

Só pode ter sido o sobre Natural de Almeida, como dizia o Nelson Rodrigues, mais que ele compareça, e sempre ao nosso favor.

Rodrigo Federman disse...

Jorge, ele será sempre bem-vindo! rs.
Abs e SA!!!

Émerson disse...

Federman, F. Gabriel queimou minha língua. Tomara que continue assim. Foi um leão, hoje.
Élkesson, só prá variar, foi um zero à esquerda.
Concordo com você: tiraria Élkesson e manteria Herrera, pois, mesmo não jogando nada, Herrera luta, prende e dá trabalho aos zagueiros adversários. Élkesson deve ser negociado o quanto antes.

Sergio Di Sabbato disse...

Precisamos de dois laterias e um zagueiro de qualidade. O problema é saber onde arrumar esses jogadores, ainda mais que os mapeadores de mercados são uma nulidade sem tamanho em descobrir jogadores. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Émerson, o FG não queimou a minha língua (nesta eu finalmente "acertei"..hehehe). Sobre o Elkeson e Herrera, concordo contigo. E digo mais (amanhã publicarei um post sobre isso tb): Na posição em que jogou o Herrera, é muito mais complicado jogar do que na do Elkeson.

Sergio, isso PELO MENOS, né? Precisamos de muito mais.

Abs e SA!!!

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Valeu pelos tres pontos e pela vitória sobre o time da colina.
Não podemos esquecer que a zaga deles não era a titular e estavam mais desfalcados que nós.
Esse jogo não pode ser parametro para nada e acho que o OO tem que acabar com o individualismos e a quantidade de erros de passes.
Se com times melhores, melhor treinado, nunca conseguimos jogar bem e ganhar duas vezes seguidas, imagina com esse grupo.

Se não mudar o esquema, treinar e boas contratações, vamos penar no brasileirão.
Jobson jogar de costas para a defesa adversária é brincadeira.

Valeu pela vitória!

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Gil. Pois é, amigo. Por isso eu disse que não me iludo tanto. As faltas que fazem Dedé, T.Feltri, Alecsandro, Eduardo Costa, Nilton e Felipe não podem passar desapercebidas.
Valeu pela vitória, mas muita coisa precisa ser melhorada se quisermos uma boa temporada.

Amigos Marcelo Lopes e Anônimo (não consegui identificar), os comentários de vcs não aparece, mesmo eu tendo aceitado nas configurações do Blogger. Se puderem comentar novamente, agradeço, ok?

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Achei o MArcio azevedo razoavelmente bem, em comparação com o ano passado ele marca melhor que o Cortez, por exemplo.. e tem gás o jogo todo.

ao meu ver o botafogo perde muito sem o andrezinho em campo, é só ver as partidas em que ele ficou de fora. A mesma coisa já podemos falar do felype gabriel, grata surpresa por enquanto, tomara que tenha uma sequencia boa.

Elkesson e Maicossuel que abram o olho ou vão perder a titularidade...

Nesse momento o botafogo tem um banco que pode suprir no mesmo nivel os jogadores tidos como titulares. Bom sinal, apesar de não termos um time titular de encher os olhos...

Parabéns ao Felype Gabriel pelo oportunismo e pelos gols.. mas pra mim o lance do jogo foi no lance do penalty o Jefferson apontando o canto para Juninho e voando baixo para defender... sinal de que nosso goleiro estuda os adversarios e sabe usar isso muito bem.

SA

Riba (posso ter sido o anônimo)

Franco disse...

Caros amigos Botafoguenses, valeu pela vitória, mas não gostei do Botafogo.

Depois de quase 3 meses treinando esse elenco o OO ainda não definiu um padrão tático. De um modo geral as jogadas individuais tem feito a diferença.

Sei que alguns jogadores não deveriam ser titulares, mas esse Andrezinho é um verdadeiro enganador, dou um desconto pois retornou hoje de contusão, mas errou muitos passes, toca muito pro lado e para trás e não faz o principal que é municiar os companheiros. Um 10 poderia ajudar esse time e muito.

O OO deveria escalar o Fellype Gabriel faria melhor a função do que Andrezinho.

Bom o importante foi a vitória e "vamu que vamu", a semifinal é logo ali.

SB

Anônimo disse...

Gostei da vitória e da atuação de FG,mas ainda o time tá devendo uma boa atuação.A melhor partida do Fogão foi no empate contra o flamengo.Ali sim teve aplicação na marcação e boas jogadas de ataque.Porquê não repitir isso!Achei que os gols,de certa forma,teve uma dose de sorte.Não se vê jogadas ensaiadas,jogadas na saída de bola,pressão na marcação,sobram jogadas confusas e passes errados.Que Deus nos ajude no decorrer da temporada!!

Dá-lhe Fogão!!!
Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Riba, eu não sinto saudade alguma do Cortes. Não que o MA seja um senhor lateral (definitivamente não é), mas não deve em nada ao anterior.
Sobre o FG, concordo. Hoje é ele e mais 3 no meio. Só não concordo ainda com as opções de banco. Penso que temos 2 ou 3 jogadores que cobrem bem as ausências de titulares, mas num todo, o elenco ainda é medíocre.

Perfeito, Franco. Eu fecho contigo. E aliás, venho dizendo isso desde o início: Ainda não vi nada no trabalho do OO. Ao meu ver, o time continua mal treinado e uma bagunça em campo.

É, Marcelo. Aquele empate contra o Flamengo foi o único jogo que valeu. De resto, apenas empates e vitórias insossas. A de hoje ao menos foi um clássico e querendo ou não, isso dá mais moral.

Abs e SA!!!

असुर disse...

O Botafogo, com essa zaga, não vai a lugar algum! Jamais! Tenho dito.

Rodrigo Federman disse...

Também acho, Asura.
Abs e SA!!!

MEDUNA disse...

O nome do jogo foi FG. Não só pelos gols, mas também pela cobertura que fez no flanco esquerdo do BFR. O que aquele peladeiro do Márcio Azevedo tomou de bolas nas costas foi uma grandeza. O botafogo precisa resolver esse problema da LE, hoje, o ponto mais fraco do time, se quiser conquistar algum título.
Enfim FG mostrou competência ao bater de prima no 1º gol, e sangue frio no 2º. Espero que o OO, resista às pressões e o mantenha como titular.

Celso Ricardo disse...

Frenando Prass, Rodolfo, Éder Luis, Felipe Bastos, Diego Souza, Juninho, Fagner, Wiliam Barbio, Allan...
Este não é o time titular do Vasco?
Felipe é reserva( joga ele ou Juninho)e Alecsandro não pode ser considerado desfalque.
O que falta ao Botafogo é comando, um profissional vencedor, sério e respeitado para lidar com os jogadores e a comissão técnica.
Zaga ruim a Unimed tem , o Império do Mal também.Até mesmo o poderoso Santos tem uma defesa fraquinha.
Abraços a todos e uma excelente semana.

Corneta disse...

Eu vi um time que ainda não sabe o que fazer com a bola. Não vou descascar o Zovaldo pelos muitos desfalques, seria injusto, mas pelo esquema base, pelo desenho tático do time, que ainda não vi. Ele mexe, e mal as peças. Muda a formação que tanto quer fazer funcionar...
Eu ainda acho que esse time tem que jogar mum 3-5-2, com mais um defensor pra cobrir a zaga que é fraca e os laterais sobem muito... Mas, enfim...
Valeu pela vitória. Algumas peças continuam mal e não saem do time, não se testam outras... E sabemos quem são.
3 pontos na conta e maquiagem nos problemas do "invicto" Botafogo do Zovaldo... Não me engana, e espero que não engane vocês também.
Saudações!!

Santos disse...

E pensar que em dois clássicos com o Vasco,tomamos dois gols de nossa cria,Felipe Bastos. Integrou todas as seleções de base do Brasil,mas, vendo como são tratados os jovens no BOTAFOGO, não quis fazer parte do grupo e preferiu ser negociado com o Benfica. Nosso FOGÃO leva um trocado em cada transação dele.

Quanto ao jogo, mais uma vitória e só, a equipe continua com chutões para a frente, quando bota a bola no chão,melhora consideravelmente.

A propósito, a "contusão" de LA não faz falta alguma ao time.

San

Rodrigo Federman disse...

Concordo plenamente, Meduna.

Celso, hoje os volantes titulares deles são EC e Nilton. Fora o Dedé e Alecsandro, que sim, diante do que eles tem, eu considero desfalque. E no caso do Felipe, era uma alteração que poderia mudar um jogo. Mas isso tudo não desqualifica o que vc disse (e que eu concordo): Falta ao Botafogo, um comando mais sério.

Corneta, na verdade, os desfalques do OO foram apenas dois (LA e Maicosuel). Ou seja, jogou com o time praticamente titular e os erros persistem...e ele nada faz. As suas escalações tem sido por qualquer critério, menos meritocracia.

Também achei, Santos. O time continua nos chutões e sem mostrar padrão. Quanto ao Loco, se não fez falta, mostrou tb que o problema está longe de ser o camisa 13 apenas (vide as péssimas partidas dos homens de frente). O problema, insisto, é esse maldito esquema tático.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Empatou com o treze , porque entrou de salto alto achando que ganhava na hora que quisesse e ontem contra o vasco com time misto tinha obrigação de ganhar para não dar mais VEXAME,portanto fizeram a obrigação deles....agora o elkelson não da para ser titular...

Rodrigo Federman disse...

É o que acho também, Alex. Sem contar que o Vasco está com a cabeça bem distante do estadual.
Abs e SA!!!