28/07/24

Desequilíbrio
















Palavras do técnico Artur Jorge, após a derrota de ontem:

"- Temos um elenco que nos dá garantias e capacidade de poder alterar sem priorizar jogo algum porque o mais importante era este que acabamos por não ganhar".

Meu comentário: Elenco, para mim, é ter duas peças niveladas em cada posição. Ontem, o AJ preteriu o Ponte para colocar o limitado Kauê improvisado. Ele também iniciou um jogo com Halter de titular e na hora de tirá-lo, continuou sem considerar o Segovia, improvisando o Danilo. E por aí vai...

Não adianta gastar rios de dinheiro do meio para frente se lá atrás temos peças como os citados acima, além de Hugo, Pablo (que veio para curtir férias)...

É o desequilíbrio que eu falo desde janeiro. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12 comentários:

Marcio disse...

O meu entendimento é que o jogo de ontem e outras ocorrências passam por outros aspectos.
Sem adentrar na capacidade técnica, que tipo de laterais o Botafogo tem?
São mais marcadores, de apoio?
Os zagueiros, podem marcar adiantado, são apenas rebatedores? São bons no confronto direto ou precisam de melhor e maior cobertura?
Ontem o A. Jorge foi, digamos com 4 jogadores mais adiantados, Romero, T. Soares, Savarino e I. Jesus...
Só que é bem diferente do que quando forma com T. Soares, Savarino, Jr. Santos e L. Henrique..
L. Henrique é de técnica e tem velocidade, mesmo tendo de voltar para ajudar, consegue fazer com maior rapidez. Adversário algum vai deixá-lo no combate direto com seu defensor, ou seja, precisará de dois, um para marcar e outro para apoiar;
Jr. Santos é naturalmente excepcional fisicamente e leva a defesa adversária à exaustão com a sua correria e também volta com mais rapidez, ou seja, mesmo que não sejam marcadores, L. Henrique e Jr. Santos conseguem fazer sombra e inibir um pouco o toque de bola adversário.
E força para atacar e assustar em determinado momento o adversário.
Ou seja, ficam mais à frente, Savarino e T. Soares.
Ontem, com T. Soares, I. Jesus, Savarino e Romero, a volta para fechar os espaços ficou extremamente lenta, uma quase obviedade, e por consequência o meio de campo ofereceu ao adversário espaços generosos.
E com o D. Barbosa que é um volante de características completamente diferentes das do Gregore, que tem muito mais mobilidade e por isso consegue chegar as partes mais distantes do setor defensivo.
Isso não quer dizer que não seja preciso olhar as deficiências do elenco, mas o A. Jorge, que elogio por conseguir jogar de várias formas, precisa entender como combinar as capacidades dos jogadores, quando achar que tem de poupar.
Ontem o Botafogo jogou com Marçal e Suárez nas laterais, ambos não chagam à linha de fundo, vão no máximo na intermediária, só que também não havia pontas para chegar ao fundo;
T. Soares acha que é armador e saiu constantemente para o lado esquerdo e com isso tirou um pouco do espaço do Savarino...
Aliás, sobre o T. Soares, penso que ou vai jogar de centroavante ou sai do time.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas não tem o que fazer se o treinador pede algo. Não existem mais jogadores que tenham personalidade para bater de frente. É opção (equivocada) do AJ escalar o Tiquinho assim. E digo mais: cara, em qualquer posição, ele ainda é muito melhor do que esse IJ, que até agora não me mostrou predicado positivo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, mas no caso do Tiquinho, mais ou menos vale a critica que o Romário fez ao Gabigol...

"Eu não sei se é postura. Claro que se ele, no entendimento dele, estiver se sentindo bem jogando onde ele está jogando, que é p... nenhuma, é um direito dele. Agora, se eu fosse ele, repensava. Se eu fui o que fui, ganhei o que ganhei, fiz os gols que fiz jogando em uma posição e estou jogando errado, vou voltar a jogar (na posição original). E nessa posição que eu estou te falando (centroavante), ele poderia até ser titular. Nessa que ele está jogando não vai ser titular em lugar nenhum, nem no Flamengo. Ele está jogando errado"

https://tntsports.com.br/futebolbrasileiro/Romario-critica-Gabigol-Nessa-posicao-que-esta-jogando-nao-e-titular-em-lugar-nenhum-20231031-0022.html

Ele sai da área, sabe jogar... Mas vai desequilibrar quantos jogos?
O T. Soares deveria se preocupar primeiro em fazer gols, depois contribuir de outra forma se sobrar oportunidade.
Separando as gigantescas diferenças, Benzema saia muito da área lá no Real Madrid, mas beneficiou o CR7; ou seja, outra situação.
Cara, sou da opinião do Dario, no futebol tem nove posições e duas profissões, goleiro e centroavante.
Muitos dizem que o futebol evoluiu, não vou debater tal fato que é óbvio, mas ele continua sendo o que sempre foi, fazer mais gols do que o adversário.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas se o técnico manda e o jogador não é um Romário para se posicionar, não tem jeito. Ele não tem culpa. E olha que, mesmo assim, ele foi dos menos piores ontem.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, só me resta afirmar o seguinte:
Maldito futebol moderno!

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Mas há quem aplauda.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Mas há um ponto a considerar: Dos times com clássicos ou jogos complicadíssimos e decisivos na Copa do Brasil, somente o Botafogo pegou um time forte e apenas focado na Série A neste fim de semana. O Palmeiras levou 2 do fraquíssimo Vitória, o Bahia empatou em casa com o Inter em frangalhos e o Flamengo pegou o lanterna, cujo presidente disse na sexta que seus jogadores são frouxos e incompetentes, facilitando o trabalho do Flamengo.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, eu prefiro focar apenas no Botafogo. Não consigo fazer comparações aos jogos ou resultados de rivais para amenizar ou enaltecer os nossos.
Abs e SA!!!

JorgeFs disse...

Pelo andar da carruagem e pelos reforços que chegam, virá o dia em que entrarão com meia e atacantes na zaga no meio e na frente e quem sabe até no gol, a zaga continua a bagaça desde mil novecentos e antigamente assim fica difícil

Rodrigo Federman disse...

Jorge, fora os volantes!
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Chamar o Kauê de limitado é a prova viva que vc não entende nada de futebol

Rodrigo Federman disse...

Tiago, eu tenho que achar o Kauê bom porque você quer? Não ferra, malandro.
Abs e SA!!!