25/08/08

Diz aí, Fábio (11)



Boa rodada, resultado amargo

Era querer demais que a Portuguesa tirasse algum ponto do Palmeiras em São Paulo. Fora esse jogo, os demais resultados vieram a calhar para o Botafogo, o que torna ainda mais lamentável o gol sofrido pelo triste time do Vasco aos 44 minutos do segundo tempo, em uma bobeira que não pode mais acontecer.

Mas que não aconteceu à toa. O gol só foi o de empate porque perdemos chances (poucas, é verdade) de matar o jogo. Também porque Lúcio Flávio, que foi irritante ontem, perdeu uma bola de forma infantil no meio de campo e, na seqüência, Triguinho cometeu uma falta absolutamente desnecessária, que originou o lance do gol vascaíno. Outra razão, e que o Rodrigo explicou bem no texto de ontem, é que o time parecia confiar demais na sorte que nos vinha nos acompanhando.

Se esse empate brochante servir como uma tapa na cara do grupo, e evitar que isso volte a ocorrer, pelo menos terá sido válido.

Não quero tocar a corneta no volume máximo, porque nunca é demais lembrar que estamos em quarto colocado, mas penso que o time poderia melhorar ainda mais.

Por exemplo, já falei várias vezes para o dono do blog que não gosto do Triguinho. Não daquele do São Caetano, vice campeão da América, mas desse daí que erra passes ridículos, não acerta os cruzamentos e, apesar de atuar quase como um terceiro zagueiro, toma bolas nas costas de forma inaceitável, sem contar as faltas bobas que comete. Se pudéssemos contar com o Luciano Almeida do primeiro semestre de 2007, gostaria muito. Mas, em caso negativo, ainda preferia o Eduardo ali.

Outro ponto: Será que o Lúcio Flávio já merece começar um jogo no banco outra vez? Quando isso aconteceu, ele reapareceu voando em campo. Mas nos últimos jogos, hoje principalmente, ele terminou o jogo com o mesmo penteado no cabelo. Mas, mesmo achando que ele não foi bem, não cometo mais o erro de dizer que não tem lugar pra ele no nosso time, que cai muito de rendimento quando ele não está.

E, por fim, um outro ponto que me incomoda muito é o reserva do Jorge Henrique. Tentei fazer um esforço para aceitar o Gil, mas não dá. Ele não passa de um jogador pra entrar no segundo tempo, tentar uma outra variação tática e nada mais.

Talvez se o Zárate for o atacante do qual precisamos, podemos ver, em uma ocasião como a de hoje, o Wellington Paulista atuando como um atacante de movimentação, saindo mais pro jogo, como, aliás, ele já faz diversas vezes.

Esta seqüência de vitórias tem nos mostrado a forma como os times, inclusive os grandes, virão jogar com o Botafogo no Rio de Janeiro: acuado e jogando no contra ataque. Foi assim contra Palmeiras, Cruzeiro e o Vasco e vai ser assim contra todos.

Isso requer calma da torcida, que deve continuar apoiando o time sempre, e Ney Franco precisa continuar trabalhando muito a paciência da equipe, fazendo com que o time toque a bola, não afunile o jogo como fez hoje, e procure a hora certa de fazer o gol. E que, depois do gol feito e com vantagem no placar, não atue de forma displicente, porque o futebol não perdoa. É, de forma apaixonante, injusto.

O campeonato está emocionante e podemos voltar a subir posições na próxima rodada, já que Palmeiras joga fora, contra o Atlético/PR, e o Cruzeiro pega um osso duro de roer em casa, o Coritiba.

O empate foi amargo, mas temos muitos motivos para continuar com a cabeça levantada e de olho no horizonte.

Boa semana a todos e saudações positivamente botafoguenses!!!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Fabião, não tenho saco pra esse Eduardo tb! Luciano Almeida já!!! E outra, cada vez mais eu deito aliviado e com a consciência tranquila por não ter sido severo demais com o Gil, assim que foi anunciado como reforço do Botafogo. Vc lembra da primeira coisa que eu disse dele (antes mesmo da estréia), né? Esse cara é um chupa-sangue que não sei da onde tem nome!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

rodrigão,
eu prefiro o eduardo ao triguinho. mas prefiro mesmo aquele luciano almeida antes da carruagem virar abóbora em 2007. só não sei se é possível.
hoje, antes de vir pro trabalho, liguei a tv no sportv enquanto me arrumava e só me deu ainda mais raiva do triguinho.
é brincadeira como ele é afobado, apesar de experiente.
sobre o gil, não acho que ele seja um chupa-sangue, pois ele corre bastante, se esforça, se movimenta. o problema é que é muito ruim mesmo...
longe daquele gil que jogou no corinthians.
não dá. aliás, assim como não dá para fábio, alexsandro... são opções e o ney franco não tem culpa disso.
como falei, as fichas vão pro zárate. tomara que seja matador o cara!

abraço, meu amigo!

snoopy em p/b disse...

opa, esclarecendo, o sportv estava passando hoje o vt do jogo...

Rodrigo Federman disse...

Fala, Fábio!Então, o LA esteve no banco. O NF poderia testá-lo por ali. Se lembrar o LA do primeiro semestre de 2007, tb acho que o setor ficará muito melhor. Agora, vc vai achar que é perseguição barata (heheheh), mas não acho que o Gil corre se esforce. Considero-o, além de ruim (que vc bem definiu) chupa-sangue. Não o vemos fazendo como o JH, que perde e volta até roubar a bola ou cometer falta. O Gil é igual o LF: Ñ se joga no chão. Com o agravante de td hora ficar ajeitando o meião para disfarçar! Encheu o saco! Tomara que o hermano dê caldo, pois aí teremos o WP e JH, com o Gil, se Deus quiser, como terceira (ou quarta) opção ofensiva! hehehe

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fábio, nada a acrescentar no seu comentário, perfeito. Já estou de saco cheio da falta de sangue do LF e do Gil, o Rodrigo tem razão. Infelizmente o nosso banco é sofrível. Acho uma boa o LA, pois o Triguinho também tá dose de aturar, falta boba e desnecessária a que ele fez no final do jogo, que resultou no gol do Vasco. Mas esse lance começou com uma bola perdida infantilmente pelo LF. Como disse no post em que o Rodrigo comenta o jogo, de repente esse empate amargo servirá alerta, pois não podemos empatar por pura falta de atenção e ambição, contra um time medonho como esse atual do Vasco. E você tem toda razão quando diz que todos os times vão jogar fechadinhos quando jogarem contra nós. Grande abraço e saudações botafoguenses!

Anônimo disse...

É, esqueceram de tirar o sal, porisso a bacalhoada não caiu bem!
Alguem poderia me dizer a quantos graus estava a bola? Ela parecia queimar os pés do LF, Gil e WP e ficava tanto tempo nos pés do CA, que achei que êle estava usando chuteiras de amianto.
Não foi um resultado tão ruim, mas ficou muito longe de ser bom.
Gostei do Triguinho, tem personalidade, tentou duas vezes contra o Cruzeiro e não conseguiu. Ontem êle fez de nôvo e dessa vez foi feliz, fazendo aquela falta proxima da área. Mostrou que é perseverante, continuou no erro até o caldo entornar.
Bom, ainda não ganhamos nada e nada foi perdido. A luta continua.
A culpa pelo empate de ontem foi da nossa diretoria. Deram o dia de folga para a sorte e esqueceram de avisar ao Ney Franco.
Abraços e saudações alvinegras.

Anônimo disse...

Antonio, você está sendo injusto com o Triguinho. Esqueceu da falta que ele fez contra o Sport no finalzinho do jogo, mais ou menos na mesma posição da de ontem. Abs e SA!

snoopy em p/b disse...

kkkkkkkkkkkkk
tinha que ser o antônio para nos fazer dar uma boa gargalhada. falta só o foquinha agora... hehehe
antônio,
realmente, o triguinho tentou até conseguir. isso é que é perserverança. hehehe

sérgio di sabbato,
pois é... aquela bola perdida infantilmente pelo lúcio flávio originou tudo e foi sacramentada com a falta imbecil do triguinho.
de fato, pecamos no banco de reservas e isso já me deixa dúvidas quanto à sulamericana...
bom, mas o que busquei falar no texto são pontos para melhorar o time. e, pra melhorar, qualquer sugestão é bem-vinda, né?

no jogo da volta contra o atlético, gostaria que alguns jogadores fossem poupados porque teremos dificuldades para enfrentar o náutico no engenhão, que deverá vir com uma formação tipo 6-4-0...

abraços e sds. botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Fábio,

Perfeito. No meu entender, quando não vamos bem nas laterais, temos dificuldades para furar os bloqueios que têm se constituído nos adversários, quando jogam contra o Fogão. Ok, o nosso forte é o meio-campo, mas os dois laterais, jogando bem, facilita e muito o trabalho dos meio-campistas. E ontem, tanto o Thiaguinho, quanto o Triguinho " verdadeiro cabeção", estiveram mal.
Estava revendo o lance do CA no final... Caraca, era gol pra sair gritando na vizinhança!!! Ainda tivemos essa chance...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Caramba, por um momento cheguei a acreditar que o Antônio estivesse falando sério! hehehe!
Mas é isso mesmo. Vc foi perfeito na análise. Principalmente pelo fato de todos terem esquecido de dizer que a sorte nem sempre está do nosso lado.

Sérgio, o Triguinho estava tentando e realmente já tinha um tempo! Foi premiado! Pena que nós que pagamos o pato!

Fábio, bem alertado, mas eu diria que os pernambucanos virão com a tática 11-0-0!

André,aquela bola do CA merecia ter entrado, né? Mas foi a comprovação do abandono (por ontem) da sorte, que quebrou a perna do NF e os comandados!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

não jogo toda a culpa no triguinho não. acho que pior é o Lucio se esconder em jogos importantes. ainda mais pela qualidade que ele tem. o triguinho pode não ser craque (o Renato Silva também não é) mas pelo menos corre, se esforça. o Eduardo é uma m...a. mascarado, não defende nem ataca. ficaria com o Luciano Almeida. o Thiaguinho anda meio afobado, mas pra mim, é melhor que o Alessandro. agora o Gil, é pra matar qualquer um de raiva. o cara é um morcego de chupa-sangue... o Carlos Alberto pode ser fominha, mas se apresenta, corre, da carrinho, chama a bola, cava falta...
jacob

snoopy em p/b disse...

seu jacob,
já estou me convencendo que o gil é mesmo um chupa-sangue.
aliás, alguém aqui falou que ele não é? hehehe

andré,
o carlos alberto e o lúcio flávio, naturalmente, afunilam muito o jogo. isso precisa ser trabalhado.
sobre o último lance, foi uma pena mesmo. revi hoje cedo e percebi que o carlos alberto ainda poderia ter dado mais um passo, pra ajeitar melhor a passada. ele tinha espaço.
seria perfeito se o gol tivesse saído.

mas vamos que vamos!!!

amigos,
esta semana é decisiva. é a última semana da tal janela. vamos torcer para que não saia ninguém (em especial, diguinho e jorge henrique)...

abraços e sds. botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Pai, penso igual!

Fábio, resumindo (e reforçando o meu comentário sobre a partida): Botafogo é um com JH e outro completamente diferente sem o baixinho.

Abs e SA!!!