14/09/17

Demorou para tentar ajustar





Análise do atacante Rodrigo Pimpão, após o empate com o Grêmio:

"- Nossa equipe jogou longe, temos que ver o que erramos para que não aconteça o mesmo lá. Precisamos corrigir isso, sentimos isso na partida. Temos que analisar para que o jogo lá seja diferente".

O técnico Jair Ventura, com outras palavras, também falou algo parecido ao final do confronto:

"- Nosso time estava muito espaçado, conversamos no vestiário e foi unânime. Falo da compactação, quando está na defesa e ataque tira espaços do adversário. Estava perdendo muito a segunda bola, com dois lados muitos distantes. No segundo tempo aproximamos e conseguimos criar algumas oportunidades, melhoramos".

Bom, eu vi a mesma coisa: Um meio de campo defensivo e atacantes isolados. Não havia uma alma sequer ali perto do grande círculo central que parasse a bola, se movimentasse pela região e "impedisse" os inúmeros lançamentos (?) e chutões diretos defesa/ataque. 

A única ressalva que faço, é que isso foi notado desde o início da partida. Não é preciso esperar o intervalo para se corrigir algo. Durante o jogo dá para instruir e tentar mudanças e usar o intervalo para entrar em maiores detalhes com calma. 

Em minha opinião, melhoramos um pouco no segundo tempo. Mas foi pouco mesmo, já que o Valencia foi centralizado pouco antes de ser substituído pelo "mosca morta" do Marcos Vinicius. 

O que os amigos acharam?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

MARIO DO PARÁ. disse...

O ESCOBAR conseguiu minar o BRUNO SILVA, alisando o EGO dele, classificando-o como SUPER HERÓI, numa entrevista. Como também o Jair Ventura dando uma posição fora da saua característica de matador. Aguardemos próximo jogo com o GREMIO.
Abs SA

Rodrigo Federman disse...

Mário, a última coisa que faço é levar em consideração o que falam esses jornalistas esportivos que nada entendem de futebol.
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

O papel defensivo de Rodrigo Lindoso aparece neste momento. Pena que ele não crie nada. João Paulo não cumpre bem este papel, pois está desacostumado. Na próxima eu voltaria com Lindoso no meio.

Rodrigo Federman disse...

Enéias, não senti falta do Lindoso. Da mesma maneira que não o vejo protegendo a zaga assim e muito menos se mostrando presente no meio de campo ali fazendo esse papel. Acho que o jogo de ontem foi muito por partidas individuais ruins dos que foram relacionados ali no setor.
Abs e SA!!!

Joao Paulo SP disse...

Fala Rodrigo! Tudo certo?
Eu enxergo essa falta de compactaçao pela ausencia de justamente de um jogador de meio campo que faça a ligaçao com o ataque. Talvez essa peça seja a principal carencia do nosso elenco. Nenhum jogador este ano exerceu essa funçao de maneira satisfatoria ( Montillo, Joao Paulo, Marcos Vinicius, Valencia ). Vide o enorme numero de bolas chutadas para a frente para que o ataque "se vire" para segurar a jogada no setor. Vejo nosso time no minimo razoavelmente bem nas demais posicoes, mas o jogador que organize a faça a ligaçao tem sido nossa maior carencia.
Abs!

Rodrigo Federman disse...

É, João Paulo. Falta-nos esse jogador. Talvez quem tenha feito melhor esse papel até agora tenha sido o seu xará, quando um pouco adiantado.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se no intervalo houve unanimidade sobre o fato dos setores do Time estarem espaçados, conclui-se que não há um comandante dentro das quatro linhas, ficam todos esperando que o comando parta de fora do campo, quando, em tese, deveriam ser proativos.
Assim, fica difícil até trabalhar para o Time ter uma variação, partindo do seu esquema primário, para um 3-5-2 ou 3-4-3, quando de posse de bola; quem irá comandar essa alternância?
Não vou dizer que a Equipe não sabe o que fazer em campo, entretanto ela não faz os seus adversários terem dúvidas sobre como procederem para marcá-la; não tira o sistema defensivo da zona de conforto.
É o Pimpão fixo na esquerda, de auxiliar de lateral; é o Bruno Silva fixo na direita; é o Roger que vem dar combate na intermediária de defesa...
Um exemplo básico é o que ocorreu na semifinal da Copa do Brasil; o Rueda escalou o Pará de lateral esquerdo e o Pimpão, atacante de oficio, não foi uma única vez na ponta direita para ver como seria a marcação naquele setor.
Infelizmente, repito, o BOTAFOGO não tem um jogador para cantar o jogo para os seus companheiros.
Fora a pressão inicial, não observei o Grêmio incomodado com o jogo do BOTAFOGO.

Para terminar, estou com a sensação de que o M. Vinicius e o Brenner entregarão bem menos futebol do que entregaram Camilo e Sassá. Tomara que eu esteja totalmente equivocado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso mesmo. A minha impressão é a mesma: De que falta personalidade aos jogadores então, afinal, percebiam algo e nada faziam, esperando o treinador mandar algo. E no caso do treinador, também não precisa aguardar o intervalo. Ou então passe o tempo todo sentado no gramado, pois só ficar gritando "vai, vai" toda hora pouco adianta em termos práticos.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ainda sobre ontem.
Como erra passes esse time!
O Botafogo simplesmente não soube furar o sistema defensivo do Grêmio. Não ameaçou o gol do adversário. O Grêmio jogou para empatar...e conseguiu.
Não quero dar uma de pessimista, mas, ressalvada a tal de bola única lá no sul, acho que a festa da Libertadores subiu no telhado...
Não vi nada de destaque do meio pra frente. A defesa jogou muito bem, mas isso é insuficiente.
Ah, sim, foi pênalti a nosso favor, que o juizinho lá de não se onde ignorou solenemente, por incompetência ou por medo.
Levi

Rodrigo Federman disse...

É, Levi... mais do que nunca, dependeremos de uma bola bandida lá no sul.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Espero, sinceramente, mas muito sinceramente mesmo que não se repita o cenário havido contra aquele outro time quando da semifinal da Copa do Brasil... Zero a zero aqui e aquele medo de decidir no segundo jogo.
E o Grêmio é o melhor time da Libertadores que enfrentamos.
Fazer o quê, né? Vamos lá e ver o que acontece.
Levi.

Marcio disse...

E tem mais, Rodrigo, mesmo que o BOTAFOGO tivesse um Iniesta no meio campo, sem que os jogadores se movimentem, sem que os laterias ultrapassem, ele seria facilmente marcado; ninguém vai ficar com a bola e se livrar de dois ou três marcadores constantemente...
O organizador de jogo precisa de opções para fazer o jogo fluir.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, só torço para não chamarmos tanto eles. Rs

Isso mesmo, Marcio. Os volantes do Grêmio ontem mostraram como se movimentar e apresentar para o jogo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

É Rodrigo, agora está meio complicado para criar um fato novo, uma variação a partir do esquema primário.
Embora o Jair possa, sem alterar a escalação, terminar com essa excessiva obrigação defensiva do Pimpão e dar-lhe total liberdade no ataque, como também fixar o Roger na área.
O recuo excessivo dos dois atacantes, embora muitos elogiem, só faz com que o adversário venha todo e ainda permite que a defesa fique totalmente tranquila.
O recuo máximo que a ser permitido seria o da regra, ou seja, na linha dos zagueiros.
Uma outra situação que poderia ser criada é nos escanteios defensivos, como sempre o centroavante vem para ajudar na defesa, poderia o Jair, por exemplo, preparar o Arnaldo para a puxada do contra-ataque; ele tem muita velocidade e pode ser útil nessa situação.
Se os zagueiros sobem nos escanteios ofensivos e existe quem faça as coberturas, penso não ser exagero mudar a posição de um lateral na cobrança do escanteios defensivos e aproveitá-los na saída do contra-ataque.
Veremos o que o Jair poderá criar; isso se ele realmente pensa em criar alguma coisa, pois pode estar totalmente convicto que está tudo certo.
SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,dos males o menor,pois não levamos gol.Meu cunhado,colorado roxo e que odeia o Grêmio,comprou algumas caixas de morteiros para soltar caso o FOGÃO vencesse,rsrsrs.
Sobre a partida pouco a acrescentar ao que já foi dito.O Grêmio foi ao Rio para empatar,fez cera em vários momentos e ficou satisfeito no zero a zero.
No intervalo,meu cunhado comentou comigo um papo que teve com um ex treinador:"os treinadores,para não perderem o emprego,estão matando o futebol brasileiro.Querem que os atacantes marquem ferozmente até a entrada da área.Resultado,o jogo fica ridículo,pois ora um,ora outro está no campo adversário e quando perdem abola,os treineiros berram desesperadamente para todos voltarem.Quem tem habilidade é substituído por aquele que corre muito e marca bem".Faz sentido o que ele disse.O Botafogo é um belo exemplo,boa defesa,bom meio e sem ataque,pois PIMPÃO e ROGER estão quase sempre próximos a nossa grande área.
JV a meu ver escalou bem de início.Infelizmente,O BS ontem conseguiu ser pior do que o ROGER e os outros também não foram bem.O resultado mostra bem o equilíbrio entra as equipes que disputam o CB,pois o bom jogador hoje,é o pior na partida seguinte, etc.
Penso igual ao amigo em relação a 90% desses comentaristas de meia tigela,não perco o meu tempo ouvindo as idiotices.Mesmo não jogando bem,não entendi a saída do VALÊNCIA,a não ser que tenha pedido.
Para encerrar,quarta feira,como comentei com você,estarei em PUERTO IGUASSU,cidade vizinha a FOZ,onde assistirei a partida bem longe dos familiares da madame,que já estão programando churrasco.O que fazer amigo,minha mulher é a mais velha e as irmãs correm para a minha casa para juntas torcerem pelo Grêmio,rsrsrsrs.Nessas horas,quando envolve o meu Botafogo,estou fora,bem longe,para não me aporrinhar,ahahaha.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Marcio. Sem contar que todos atacantes voltem sempre para marcar adversários, nesse esquema de jogo do Botafogo acaba sendo desumano exigir que eles ainda tenham fôlego para correr ao ataque e esperarem os chutões longos. O pobre do Pimpão até tenta, mas o corpo chega uma hora que pede arrego.

Jota, concordo com as suas observações, amigo. Ontem eu também não teria tirado o Valencia. Até porque, quando ele deu uma centralizada, melhoramos um pouco. Mas logo voltamos a morrer com a entrada do mosca morta (MV).

Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Fala Rodrigo...

Apesar do resultado de ontem não eu particularmente gostei muito da garra e da entrega do jogo de ontem. Lógico temos algumas coisas pra corrigir ate o jogo de volta mais ainda acredito que o resultado foi muito favorável pra gente. Eu voltaria com Lindoso com nosso velho esquema defensivo e deixaria joão paulo mais solto no meio para criar as jogadas. De primeiro momento deixaria o Valência no banco, pois vamos precisar de mais pegada no meio e uma poder de marcação muito do que foi ontem.

Eu acredito na classificação, pois pelo que vi ontem não vi um gremio muito superior a o nosso botafogo. Na verdade vi um Botafogo com mais coração e com muito mais garra do que o gremio.

Se mantivermos esse espírito no jogo de volta pode preparar a festa nas partidas da semifinais.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Eziel. Entrega e garra não faltaram mesmo. Faltou mais bola. Hehehe
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Muito difícil ser meio campo nesse esquema Rodrigo. Leo valencia se mostra bastante técnico, mas não tem com quem dialogar a não ser com o Roger. Quando ele pega a bola Bruno silva está voltando da lateral direita. Pimpão voltando da lateral esquerda. João Paulo sem ritmo algum. Como não tivemos lindoso na frente da zaga o Mateus Fernandes demora um pouco pra chegar na linha do meio campo. Dessa forma a zaga do grêmio ou parava com faltas ou se recompunha antes que passássemos do meio. Por isso os intermináveis lançamentos. Para o segundo jogo eu voltaria com Lindoso no lugar de João Paulo. Fazendo com que Mateus Fernandes adiantasse um pouco, diminuindo esse espaço entre zaga e meio campo. Abraços Renato. Eu acredito

Rodrigo Federman disse...

Renato, concordo com a volta da formação mais usual, mas não credito o excesso de chutões à ausência do Lindoso. Acho que alguns jogadores estiveram em uma noite tecnicamente ruim mesmo.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Jogadores fundamentais estiveram mal ontem: Matheus, JP, Bruno Silva, principalmente. Os laterais, que até foram relativamente bem, raras vezes se apresentaram para tabelas/ultrapassagem, como aquela do Gilson no lance do pênalti não marcado.
Além de descompactado o time, como já dito aqui, o jogador tocava e ficava; não se deslocava nem se apresentava para tabela. Como não sabem driblar fica praticamente impossível levar perigo ao gol adversário.
Em tempo, 21:30 h, no Sportv, tem sub20, Botafogo x Atletico PR.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Eduardo. Acho que essas partidas fracas de jogadores importantes causaram esse impacto no futebol pouco apresentado.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Se os caras ganhando salários que vão de 50 a 300 mil não tiverem garra e vontade...
A impressão que tenho é que a carruagem está virando abóbora.
E quero estar completamente errado...

Leonardo Germano disse...

Boa noite Rodrigo!

Eu disse a vc que MV é jogador sem alma. Preguicoso.

Torcer para o time emtrar ligado e sem medo no jogo de volta. Se jogarmos com medo e querwndo empate (Olimpia, Framengo, Corinthias, etc), vai dar merda. Sempre que estramos com essa postura é ataque contra a defesa (agua mole, pedra dura...)

Rodrigo Federman disse...

Celso, muitos com quem falei hoje estão com a mesma impressão. E confesso, eu também.

Leonardo, e isso porque ele é um jovem, hein? Fraquinho mesmo.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Lindoso é aquele cara que não aparece pra torcida, mas faz os outros jogadores aparecerem, por isso que o Matheus não jogou nada, ele é volante que joga mais a frente, precisa de alguém como o Lindoso pra segurar a retaguarda, nossos melhores jogos foram com o Lindoso, ele faz falta sim.

Rodrigo Federman disse...

Bom, Ivo. Eu realmente não acho e não senti falta dele. Até porque, gostei do Matheus contra o Flamengo (e sem o Lindoso). Eu ainda acho que foi uma noite tecnicamente ruim de alguns atletas.
Abs e SA!!!