22/03/18

Falhas recorrentes




Apesar da vitória e classificação para a final da Taça Rio, o técnico Alberto Valentim não escapou das perguntas sobre os gols sofridos pela zaga botafoguense e pelos gritos de "Carli" na arquibancada:

"- Botafogo toma muitos gols de bola parada, hoje aconteceu duas vezes. Está aí a prova de que precisamos melhorar".

"- Carli é um jogador pedido pela torcida, citado por vocês da imprensa. Vou precisar muito dele. Vocês conhecem o Joel mais do que eu. Quando tiver a oportunidade, vai dar conta do recado".

Pois é, "professor"... se você não conhece tanto o Carli, converse com o pessoal de dentro do clube ou então escute mais a torcida e/ou a imprensa. Você mesmo reconhece que existe um problema defensivo que precisa ser corrigido. Não está dando certo com a dupla Marcelo e Rabello. Então dê logo essa oportunidade para o argentino, pois não é sempre que um gol no fim do jogo tapará as falhas defensivas com a peneira, hein!?

E além do Carli na defesa, vou além: Bochecha na vaga de qualquer um dos dois volantes do jogo de ontem. 

Joga a moeda para o alto e escolhe...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

72 comentários:

Marcio disse...

Um momento!
Se os jornalistas conhecem melhor o futebol Carli do que o A. Valentim, também é verdadeiro que o próprio A. Valentim conhece pouco do Rabello e do Marcelo.
Assim, partindo do princípio de que a zaga em 2017 era formada por Carli e Rabello, a lógica seria que o A. Valentim mantivesse a dupla, já que o seu conhecimento sobre os jogadores era limitado. Se ele conhece pouco do Carli que foi titular a temporada inteira, não pode, em tese, conhecer mais do Marcelo que era reserva e atuou menos.
Baseado em quais premissas, ele, sem conhecer os jogadores, optou pelo Marcelo no lugar do Carli?
Está certo, então, Valentim...
Não me convenceu em rigorosamente nada, pois não mostrou firmeza em suas respostas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Putz, Marcio....Muito bem observado. Realmente o AV foi bem Arrogante Ventura. Ou seja, falou bonito e entrou em contradição.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, até porque no banco de reservas não está o Franco Baresi ou Gaetano Scirea, para justificar uma alteração imediata do treinador.
E vou além, se o Carli que era titular ele alega que outros o conhecem melhor e deixa na condicional a sua utilização, "quando tiver a oportunidade...", disse, me deixa quase que perplexo a sua opção pelo Pachu na tentativa de virar o jogo...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito outra vez, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo. Sinceramente não acredito que o Carli tenha saído apenas por preferência do treinador. Algo extra campo aconteceu. Logo logo saberemos. Pq é muito contraditório. Depois que ele saiu levamos muitos gols de bola aérea. Sendo que sua principal qualidade é justamente o posicionamento e o cabeceio. Além da liderança. A torcida pega no pé do Igor mas o vejo muito mais preparado que o marcelo (embora eu acredite que o potencial de crescimento dele seja maior). Igor Rabelo tem mais qualidade na saída de bola e até mesmo no jogo aéreo. Marcelo tem mais velocidade e antecipação. Abraços Renato

Rodrigo Federman disse...

Renato, também acho que não pode ser apenas questão técnica. Tem coisa aí. Sobre a comparação Rabello x Marcelo, vejo os dois com potencial, mas se tivesse que escolher um ou outro no par ou ímpar, começaria com o Marcelo.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Mas,Márcio, há a possibilidade de realmente Carli não ir bem nos treinamentos. Acredito que há algo que será esclarecido. Minha opinião? Carli joga fácil neste time.

Marcio disse...

Muito além da touca: jogadores recebem mensagem de João Paulo e fazem "pacto"

L. Fernando:

"A gente tem um grupo, e ele mandou parabéns para todos. Antes do jogo já tinha mandado boa sorte. Sabíamos que teríamos que jogar por ele. Faz muita falta, é um craque. Essa vitória foi tão importante para ele quanto para nós. Acho que ele sentiu que estava dentro de campo junto com a gente. (...) Vamos continuar com essa pegada para domingo sermos campeões."

Marcelo:

"Essa lesão dele nos afetou muito. Ficamos muito chateados e conseguimos jogar por ele, pelo Yuri (...) Depois do último clássico falamos sobre isso, de trabalhar a semana para tentar vencer pelo João, pela pessoa que é. Fico muito feliz de ter dado essa vitória a ele."

Brenner:

"Ele passou essa mensagem dizendo que estava torcendo muito pela gente. Foi comentado na roda, antes de entrar no jogo, que a gente iria jogar por ele, pelo Yuri e Dudu Cearense, que não podem treinar, trabalhar, fazer o que mais gostam. Foi por eles, por nós, a gente precisava muito dessa vitória, em clássico principalmente, e brigar por um título, que é sempre bem-vindo."

Fernández:

"Não foi exatamente um pacto, mas teve um extra para a gente, nos fortaleceu mais como grupo. Sentimos muito, era nosso capitão agora, e não somente por isso, mas era nossa referência no meio campo. A gente deu um poquuinho a mais pelo João Paulo."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/muito-alem-da-touca-jogadores-recebem-mensagem-de-joao-paulo-e-fazem-pacto.ghtml

Entendo e aceito que haja solidariedade entre os jogadores, já que estão diariamente juntos e trabalham por objetivos individuais e coletivos, todos bons desde que não sejam maiores do que os Institucionais.
Entretanto, me causa uma certa espécie, ler que a contusão do João Paulo os deixou mais, digamos, motivados; jogar por "A", por "B"...
Sem desejar ser exagerado, penso que jogar em um clube como o BOTAFOGO, deveria ser a motivação extrema, pois, caso contrario, o jogador não deveria fazer parte da Equipe.
O único, a meu ver, que explicou de forma mais acertada o ocorrido foi o Fernández, pois como escrevi acima, não é ruim ter solidariedade entre membros de uma Equipe.
E se não houvesse a contusão do João Paulo a atuação seria em um degrau abaixo?
No geral, não tocaram no nome do BOTAFOGO e no da Torcida, que pode até vaiar, como ocorreu em determinados momentos, mas se faz presente e também canta alto, muito alto, e pouco ou quase nada recebe em contrapartida.
Mais uma vez não critico a solidariedade ou o fato da contusão servir de combustível, como se referiu o Fernández, mas é preciso que haja um trabalho de esclarecimento e fortalecimento da importância de se vestir e defender as cores do BOTAFOGO; parece que isso anda meio esquecido.
SA!!!

VinnyMarques disse...

Falou, falou e não disse nada. Pensei o mesmo que o Márcio. Mas não pode ser tão burro e teimoso ao ponto de não fazer as alterações. E Pachu é dose pra mamute. Lindoso, Baiano, Pachu, Pimpinho... Esse ano promete ...

Rodrigo Federman disse...

Celso, pode ser também. Não dá para desconsiderar essa hipótese. Mas então o AV estaria sendo mais crítico e exigente com uns do que com outros, que ele certamente está vendo o mal desempenho dentro de campo...e em jogos oficiais.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, por essas e outras eu coloco todos esses caras como uns bobos. O que falam, pouco é aproveitável. Deveriam ter toda essa "entrega a mais" pela torcida e clube, isso sim.

Verdade, Vinny.

Abs e SA!!!

Christiano disse...

Coloca o Carli e desloca o Marcelo pra primeiro volante. Não precisar ir muito além disso.

Ezieljr disse...

Esse meio campo com MV e Valência ainda não esta vivendo um bom momento. MV parece um bicho preguiça não corre e as vezes se omite no jogo. Valência é ao menos esforçado mais perca muito nas principais decisões mas com as peças que temos no meio não tem como deixar ele no banco. Sobre zaga já disse Carli e um bom zagueiro mais é lento talvez seja por isso que AV não o coloca como titular... Mais é preciso fazer alguma coisa pra resolver os gols de bolas aérea. Cara um treinador estudioso como a imprensa cansa de falar não pode ver seu time tomar gols do mesmo jeito sempre e não fazer nada pra mudar a postura defensiva algo tem que ser feito pra ontem... Com ou sem carli na zaga. Espero que MF e Renatinho tenham condições de jogo, pois com eles pelo menos no banco nosso tecnico terá opções.

Anônimo disse...

Ricardo
Eu entraria com o Carli e daria uma chance ao Igor como volante.No lugar do Lindosó ou dessa outra ameba chamado Marcelo baiano.pois esses dois volantes citados não jogariam em nenhum clube pequeno de SP

Rodrigo Federman disse...

Pode ser também, Christiano. O Marcelo de volante já seria bem mais útil na marcação do que Lindoso e Marcelo Baiano.

Eziel, mas insisto: Rabello é tão lento quanto. Só um exemplo. Não existe justificativa alguma para o Carli na reserva atualmente. Se a questão é apenas velocidade, tira Marcelo e Rebello e traz dois atletas olímpicos do 4x100m rasos. Rs

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, se fosse para adiantar um dos dois zagueiros atuais para volante, eu iria com a opção levantada pelo Christiano: adiantaria o Marcelo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Celso, há a possibilidade.
Só que o problema está na explicação dada pelo técnico, quando diz que outros conhecem o jogador melhor do que ele, a lógica diz que o mesmo vale para os outros zagueiros; e ele já chegou, entre aspas, barrando o Carli.
Nesse sentido o R. Gomes foi melhor em relação a situação do Carli, quando disse que ficou surpreso positivamente com o jogo do Argentino frente ao Fluminense, porque estava preocupado com o que via nos treinamentos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Qualquer um dos dois zagueiros que entrar como volante vai ser melhor do que os atuais.

Anônimo disse...

Ricardo
Porém prefiro o Igor por ter um passe muito melhor....

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, eu já acho que os dois passam mal. E ali na proteção, prefiro um cara mais ágil se for apenas para marcar.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
São tentativas...Mas acredito que os zagueiros e laterais atuais, deram mais assistências do que todo o meio de campo. Me corrija se eu estiver errado.

Tiago Almeida disse...

Rodrigo acho que nem tudo é ruim tambem não, vejo o time evoluindo ontem mesmo se considerarmos que estávamos sem o nosso melhor jogador e conseguimos virar pra cima do Vasco e que o trabalho do Valentim tá sendo bom,a respeito do Carli acho que volta ao time no proximo jogo, a respeito do time acho que com a volta do MF e do Renatinho vai qualificar o time sem contar que temos o Aguirre pra estreiar e o Leandrinho que rende muito de volante e pra não passar batido o comentarista Paulo César vasconcello do Sportv me da raiva o cara chato todo jogo do botafogo é esse mala que comenta.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, ontem o Rabello, por exemplo, foi muito mais produtivo até mesmo na saída de bola do que os fracos Lindoso e Marcelo Baiano.

Tiago, eu não disse que está tudo ruim, mas diferente dos primeiros jogos com o AV, eu não vejo mais essa evolução. Achei que foi nítida nos três primeiros jogos, mas depois deu uma estagnada. Espero que com os caras que estão no DM e uma chance ao Carli, possamos voltar a evoluir.

Abs e SA!!!

Ailton disse...

Parabéns à raça e sangue nos olhos do time. Isso que queremos ver! Sempre gosto de lembrar do Ituano em 2014, campeão paulista. A prova de que garra, organização, foco e vontade de vencer superam as limitações técnicas, que o Botafogo tem de sobra.

Rodrigo Federman disse...

Ailton, mas esse sangue nos olhos eu só senti a partir dos 15 minutos do segundo tempo. Antes, juro, não senti isso.
Abs e SA!!!

Pedro Lima disse...

uma falha de cada zagueiro: Igor Rabello perdeu para Erazo no primeiro, e Marcelo Benevenuto, para Riascos no segundo

Rodrigo Federman disse...

Pedro, divido muito a falha do primeiro gol entre o Rabello e o inoperante e inútil Lindoso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Agora fiquei mais preocupado.
Já estão comparando o Botafogo ao Ituano....

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Ricardo, deveras preocupante.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Essa história de zagueiro lento é papo. Falavam isso do Sebastião Leônidas, mas nunca vi o Leônidas tomar passeio, sabia se antecipar e sabe por que? Porque contava com um meio que sabia marcar e idem os laterais. Também acusaram o Mauro Galvão de ser baixo, mas foi um dos melhores zagueiros que vi jogando, e ainda sabia fazer o papel de líbero como poucos.
Na minha modesta opinião o grande problema do Botafogo é o seu meio campo, que marca mal, sai jogando mal e os jogadores mais avançados não dão opções de movimentação.
Lindoso marca mal e só da passe para o lado, o Marcelo volante é horroroso, o MV é uma preguiça e o LV não é armador, logo tudo o que acontece tanto quanto o Botafogo ataca quanto se defende é consequência desse meio inoperante. Naturalmente não dá para culpar o meio pelos gols de cabeça que o Botafogo vem tomando, nem acho que é falta de categoria dos zagueiros, acho que é falha de posicionamento e falta de orientação do técnico. Pombas, oi cara trabalhou ou estudou na Itália e não sabe montar uma defesa? Aliás, poucos treineiros brasileiros sabem montar uma defesa.Como o elenco do Botafogo é fraco e as opções são muito ruins, acho que esse esquema do AV que privilegia demais a ofensividade, com esses jogadores a tendência é o dia que o Botafogo pegar um time mais categorizado tome um sacode daqueles que não gostaríamos de presenciar. Até dá para aturar alguns jogadores, mas esse Pachu não sei o que veem nele. O cara é uma mosca morta, não sei como pode jogar futebol profissional. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Sérgio. Também acho isso. Problema maior é no meio de campo. A pouca velocidade não pode ser suficiente para tirar o melhor dos zagueiros (em todos os outros pontos) do time titular. Sem querer comparar o Carli com Gamarra ou Cannavaro, jamais deveriam jogar então, pois eram menores que atacantes. Precisam jogar- sempre - os melhores.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E mesma a evolução deve ser considerada dentro de todo um contexto, pois o trabalho feito pelo Felipe Conceição foi praticamente nulo ou até abaixo do aceitável, se avançarmos mais na análise.
É preciso cuidado para não dar uma dimensão maior do que a real ao trabalho do A. Valentim; penso que estamos em termos de trabalho, estamos em janeiro e agora começaremos ver a capacidade do técnico em fazer o Time ser competitivo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Meu prezado amigo,nem sempre concordamos,mas por favor não me apedreje por discordar de algumas posições expostas por vc,rsrsrs.Por entender que futebol é movido pela paixão,procuro analisar jogo a jogo,pois o bom de hoje é o pereba de amanhã.Além disso,tem a marcação cerrada em quem não gostamos e sempre relevamos as falhas de quem gostamos.Faz parte da vida.Feito o entroito,para não apanhar do amigo,vi o seguinte ONTEM,repito,jogo de ONTEM:
1.IR era o pior do time até virar herói.Falhou várias vezes pelo alto,com toda a altura que tem.Quase tomamos o terceiro gol quando estava 2x1,após ele perder uma bola de forma bisonha na intermediária.Depois,deu um passe MB e não quis se livrar da bola como disseram.Quem prestou atenção na jogada,terá visto que ele levantou a cabeça,olhou por alguns segundos,viu o companheiro se deslocando e não deu tiro de meta,mas sim fez um lançamento que o LF soube aproveitar.Foi a la GERSON,gostemos dele ou não.
2.MARCINHO,a quem quase sempre elogio,ontem foi,mais um vez,padrão ARNALDO defensivamente,mas poucos veem isso pois é queridinho e tem sempre alguma justificativa para livrar a cara de suas falhas quando defende.Ofensivamente tem ido bem.
3.Parece até que o CARLI é um BELINI,DJALMA DIAS,MÁRIO TITO e outros que poucos viram jogar.Ano passado,jogava bem pela experiência e,principalmente,porque o TLP colocava 3 cabeças de área.No mano a mano é uma tragédia,perde para qualquer jogador mais rápido.Como a opção do AV é,no momento,esse esquema,não vejo absurdo nenhum ele ser banco,mesmo com as falhas do IR.
4.O tal do RUINDOSO para alguns,ONTEM não se escondeu em campo como alguns acham.Não sou fã do seu futebol,mas quase todas as bolas saiam da defesa através dele.Marcou razoavelmente bem e entrou duro quando necessário,chegando a levar até cartão.Também não o acho nada demais,gostaria de ver outro melhor em campo,mais é uma baita INJUSTIÇA o que falam dele,como se fosse sempre o pior em campo.
5.O AV mal chegou,está conhecendo o grupo nos treinos e nos jogos,colocando vários jogadores para entrar,inclusive os jovens e já estão cornetando o cara por que o queridinho CARLI não é escalado ? Já estão o comparando ao TLP e aí sou obrigado a discordar.Deixem o cara treinar,mudar e ver se encontra,dentro do que dispõem no grupo,uma boa escalação.Junte 20 pessoas do seu BLOG e teremos N escalações diferentes.É claro que podemos discordar,discutir sobre o que ele escala,etc,etc,mas cornetar já é completamente fora de propósito.O cara mal chegou,só por não escalar quem eu gostaria vou dizer que ele é marrento e arrogante igual ao JV ? Desculpe-me discordar,mas é o que penso.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, jamais brigaria ou não respeitaria opiniões contrárias a minha, meu amigo. Respeito bastante as suas observações do jogo de ontem, discordando em vários pontos, mas sem a pretensão de ser o dono da verdade absoluta. Apenas fico mais tranquilo, pois tenho certeza absoluta que não vejo apenas na base da emoção também. Tanto, que vários amigos concordam/concordaram com os pontos que comentei. Rs
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Ganhamos o primeiro clássico em 2018, mas o time, apesar da entrega, não me convenceu, principalmente o seu setor defensivo. O time ficaria mais protegido com Joel Carli ao lado de Igor Rabello e Marcelo Benevenuto mais adiantado, já que os dois laterais quando sobem ao ataque, o setor vira uma avenida, com o Lindoso e Marcelo Santos na cobertura. O time esta levando muitos gols de cabeça. Ainda há tempo para corrigir. MF retornando, acredito que ele pode pegar uma das vagas na cabeça de área. Para o brasileiro, na minha opinião, esse time tem que melhorar muitoooooo. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, penso igual a você sobre proteção da zaga e elenco para o BR.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,meu caro amigo,por isso frequento o seu Blog há muitos anos.Ninguém é dono da verdade,concordamos,discordamos,etc,sem grosserias ou ofensas,apenas como torcedores apaixonados que somos.No fundo,com A ou B,queremos é ver o nosso GLORIOSO sempre nas cabeças.
Estarei fora por uns dias,cuidando dos netos em BSB e levando um deles para GOIANIA,onde participará da GOLDEN CUP,no Sub 10.Começará no próximo domingo e não poderei assistir a final da Taça Rio.
O moleque leva jeito no futebol.Um abraço.JOTA.


Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Jota. Quem sabe em breve não teremos um novo craque atuando pelo Botafogo, né?
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Pachu é o pior jovem lançado pelo clube que eu me lembre, em todos os tempos. Empresário MUUITO bom

Rodrigo Federman disse...

Dos piores, Fatos.
Abs e SA!!!

Rui disse...

Excelente comentário, principalmente no que tange à adoração ao Marcinho (tem muito a evoluir ainda e eu deslocaria o Marcelo Bene pra LD), as críticas ao Lindoso (na pior das hipóteses, ontem o menos pior do setor de meio campo), e principalmnete nas comparações entre Jair e Valentim. O ex-lateral mal chegou, teve que começar o trabalho do zero sem base nenhuma do antecessor e sinceramente não vejo a menor marra ou arrogância nele, pelo contrário, vejo humildade e respeito inclusive com os jogadores que foram sacados da equipe por ele.


SA!

Rodrigo Federman disse...

Rui, não vejo nenhuma adoração ao Marcinho. Apenas a lembrança de que se não for ele, será Arnaldo. Quanto às críticas ao Lindoso, quem critica (meu caso) tem seus argumentos. Eu não vejo utilidade alguma nele.
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Aqui vai meus pitacos... Se fosse o AV atuária no 3-5-2 liberando os laterais pois o Marcinho tem ido bem ofensivamente, porém com alguma dificuldade defensiva. O Moisés por sua vez é muito mais equilibrado, me convenceu desde quando chegou, virou dono da lateral.

Poderia também atuar com o Marcelo Benevenuto na frente da zaga, esta formada por Carli e IR. Nao deixaria IR na reserva, aliás, ao meu ver é um dos poucos jogadores de alto nível do elenco e ainda e boa opção ofensiva na bola aérea parada.

O Matheus Fernandes voltando, atuária no meio com MF, Renatinho, Luiz Fernando e Valência na esquerda. Na frente Ezequiel/pimpao e Kieza antes do Aguirre poder entrar.

Temos que contratar urgentemente!!! Não adianta trazer refugos de madureira etc. Melhor trazer um de qualidade comprovada que 3 desconhecidos.

Em relação ao AV juro que não vi arrogância... Alias, tem me surpreendido. O fato é que não temos recursos humanos para formar um time médio. Ainda mais com ausência de JP, MF, Aguirre.

Saudações Gloriosas

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, concordo integralmente com as suas ideias e sugestões. Valeria a pena tentar essa formação.
Abs e SA!!!

Rui disse...

Não necessariamente. Pode ser o Marcelo Bene, como sugeri.
Em relação ao Lindoso concordo com J, as críticas são exageradas(não injustas), tendo em vista que companheiros do setor vão mal igual ou pior e as críticas não são tão contundentes (exemplo: com o Marcos Vinicius)


SA!

Ricardo Rocha disse...

Concordo 100%!

Rui disse...

Um esquema com apenas 1 único volante que ainda por cima é o molenga do Matheus Fernandes?!?!?

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Celso.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Rui, acho que se há exagero (e confesso que não sinto isso), talvez seja pelo muito tempo de casa sem quase nunca ter feito algo útil.
Abs e SA!!!

Ezaú disse...

Os nossos goleiros são bons, mas, padecem de uma deficiência em não sair do gol, nos escanteios. Ontem as duas cabeçadas que resultaram nos gols do Vasco, foram da pequena área e se o goleiro tem a vantagem de usar as mãos, então, precisam ser bem treinados nesse quesito.
SB

PAULO FERNANDO disse...

Vou em direção a uma tese da memória; vocês lembra que quando o Carli chegou o técnico (acho que era o Ricardo Gomes) não escalava ele porque ele era mau de treino? Só que no campo era outra coisa, crescia. Acho que o Alberto está avaliando ele pelos treinos e está tendo a mesma impressão que o RG.
A questão não é ele ou o Marcelo, já que ano passado no inicio da Libertadores o Marcelo só faltou chover no gramado. Então não esquece em tão pouco tempo...A questão é mais tática do que técnica. Precisamos urgentemente fechar melhor a zaga e treinar mais cobertura, marcação de jogador e não da bola, tempo da bola nos cruzamentos e o principal: o goleiro tem que sair. Eu sei que isso é motivo de longas teses e discussões, já que muitos dizem que com o vigor físico atual os goleiros acabam trombando com jogadores e levam a pior. Desculpem, mas dane-se! Tem que sair e tentar cortar o cruzamento. Treina isso, bota um zagueiro para proteger ele, sei lá, mas na pequena área tem que ser do goleiro!

Ricardo Rocha disse...

JOTA,meu amigo,moro em Brasília. Qualquer coisa, entre em contato. Meu e-mail: ricsch@globo.com
Abraços.

Rodrigo Federman disse...

Rui, com três zagueiros dá para manter. E nada nem ninguém consegue ser mais molenga do que Lindoso. Logo, na proteção não teria como ficar pior do que já está.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Ezaú.

Paulo, lembro, mas eu sinceramente acho que era baboseira. Era alguma birra mesmo e que depois o RG e JV precisaram rever pois estavam prejudicando o próprio Botafogo.
Abs e SA!!!

Rui disse...

Mas atualmente tem o Lindoso e o Marcelo. Por pior que sejam, são marcadores. Mas jogar com Matheus e Renatinho.. é pedir pra levar meia dúzia todo jogo

Rodrigo Federman disse...

Rui, marcadores que marcam nada...Ou muito mal. Enfim, com Moisés e Marcinho de alas e três zagueiros, não veria problema algum em testar essa formação sugerida pelo Gernaldo.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Creio que Lindoso apenas cerca. Não vi as estatísticas dele,mas não recordo de ser "roubador" de bola.

Rodrigo Federman disse...

Celso, cerca sem firmeza, corre para não chegar e vive passes laterais e para trás.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não acho que há adoração pelo Marcinho.
É preciso considerar que ele começou a jogar de lateral na metade de 2015 e hoje é titular, mesmo com jogadores mais acostumados à posição e ao futebol profissional.


Disse o jogador no inicio de 2016:

"Subi como lateral, minhas ambições são na lateral, mas se precisar faço até zagueiro (risos). A mudança foi com o professor Mauricio (Ferreira, técnico do sub-20), há seis meses, por necessidade. O Diego havia acabado de subir para o profissional, e o Erick saiu. Por minha característica, ele disse: "Você tem bom cruzamento, é leve, vamos te experimentar lá". Fui me adaptando, gostando, basicamente é isso. Continuei fazendo os cruzamentos, que são minha maior virtude. O que peguei da época que jogava na ponta foi isso. No resto é o futebol, vai evoluindo aos poucos. A dificuldade toda é na marcação, mas nada como dia a dia de treinamento, aprender com os erros. O Ricardo (Gomes) já me chama atenção. Está nas minhas mãos e mais na da comissão técnica. Vou tentar provar para eles que tenho condições de ficar. Estou tranquilo, mesmo voltando para os juniores vai ser importante esse período aqui."

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/01/de-meia-lateral-no-bota-marcinho-tenta-aproveitar-brecha-no-profissional.html

Ele na época já mostrava ter conhecimento das suas dificuldades...
A questão é que Arnaldo e Luis Ricardo, com muito mais tempo na posição, não poderiam ou deveriam perder a titularidade para um iniciante.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Eu penso que o Marcinho ainda não é um grande problema. Principalmente quando lembramos as outras opções da posição para aqueles que não estão plenamente satisfeitos com o rapaz.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, saber que ele é novato na posição, pede um pouco mais de paciência. E se eu sei que ele é um novato na lateral e também no Time profissional, os adversários também sabem.
Tanto que o Zé Ricardo, que enfrentou muitos desses jogadores da base do BOTAFOGO, forçou muito o jogo por aquele setor.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Penso igual.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não acho que a torcida passa a mão na cabeça do Marcinho. Ele teve sim uma dificuldade na marcação nós dois clássicos. Mas porque apoia muito e os volantes não dão cobertura. Quem faz a cobertura dele é o próprio zagueiro. Outra. Vale ressaltar que o melhor jogador deles ( Paulinho) jogou por lá. E o moleque tá em grande fase.
Compreensivo ter mais paciência com o moleque. Compará-lo ao Arnaldo ou ao aposentado Luís Ricardo é absurdo. ABC Renato

Rui disse...

Com 3 zagueiros é outra historia, mas escalação com MF, Renatinho, Luiz Fernando e Valência na esquerda. Na frente Ezequiel/pimpao e Kieza, o time não teria equilíbrio, em minha opinião.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Rui.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Renato, mas não houve comparação. Houve temor mesmo, pois se criticarem tanto o Marcinho, logo terão que aguentar Arnaldo ou LR novamente. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Apenas uma observação, se me permite, no comentário do Gernaldo.
A falta de recursos humanos é verdadeira, apenas eu não incluiria o Aguirre na lista de ausência, já que no momento o seu aproveitamento é impossível. Chegou ao BOTAFOGO com as inscrições encerradas no único campeonato que disputamos, o Carioca.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Bem observado. Até porque, ele também sequer estreou.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E sem contar que estou muito cauteloso quanto ao rendimento do Aguirre, acho a expectativa criada muito exagerada. E o próprio BOTAFOGO é partícipe desse exagero...
O Torcedor, embora não compartilhe desse pensamento, sabemos que é empolgação, mas o CLUBE deveria ter mais cuidado.
Obviamente comparando apenas a situação, lembro da empolgação do CEP com o Lizio, dizendo que o boliviano era de "nivel" de seleção, qualquer que fosse; o resultado, todos sabemos.

"Ele (Damián Lizio) tem um elenco de boas atuações, além de alguns gols muito interessantes. É um jogador de nível de seleção, qualquer que seja. Ainda mais na posição que joga, com a camisa 10. É um nome muito interessante."

(http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2015/12/separa-10-presidente-do-botafogo-confirma-acerto-com-damian-lizio.html)

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Também já me manifestei quanto a isso. Muito "auê" por conta da vontade dele vir, mas a certeza de que ninguém acompanhou sequer 8 jogos dele. Rs
Abs e SA!!!