07/03/18

Trocas simples ou de esquema?




Autor do gol da vitória de ontem, o atacante Pimpão foi elogiado pelo técnico Alberto Valentim:

"- Não só o Pimpão, mas todos os jogadores precisam trazer nosso torcedor de volta. Lógico que houve período difícil, e alguns jogadores ficam mais visados. Isso em qualquer time. Tem treinado bem, tem se esforçado, procura fazer o que a gente pede".

Bom, inegável: Foi um golaço.

Ok, dito isso, não podemos fechar os olhos para a partida do Pimpão contra o Volta Redonda. Apesar do gol, esteve mal a beça, errando quase tudo o que tentou. O momento técnico dele não é dos melhores e aí cabe ao treinador identificar novas opções e/ou até formação tática.

Aliás, me arrisco a dizer que hoje, considerando o Renatinho no estaleiro, a eterna briga do MV com o preparo físico, a decepção que tem sido o Luiz Fernando e a instabilidade do trio Pimpão, Ezequiel e Valencia, mais do que uma simples troca de atleta A por atleta B, de repente um esquema diferente pode ser o melhor, considerando os "pés de obra" em General Severiano no momento.

O que os amigos fariam?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

34 comentários:

Enéias Teles Borges disse...

Acredito que ele tenha mais de uma opção tática para implementar, mas precisa de jogadores mais flexíveis. Pimpão e João Paulo conseguem fazer mais de uma função e o mesmo acontece com o Lindoso. Não estou discutindo qualidade. Precisamos de meias criativos, pois a nossa saída de bola é razoável. Temos problema de transição e para isso tem que ser craque.

Não temos.

Abel Santos disse...

Rodrigo... um bom time possui tática + técnica + raça ... é um tripé que fundamenta campeões. Se faltar um desses três elementos, o time sempre será limitado e flutuante ao extremo. O elenco atual peca demais no técnica... Estamos tentando ir em frente na tática + raça ... e ontem sofremos com o ... Bangu... muita embora o trio de arbitragem tenha nos garfado novamente.

Rodrigo Federman disse...

Enéias, espero que ele tenha mesmo. Mas desses que você citou, só vejo o JP fazendo mais de uma única posição. Não consigo ver Lindoso ou Pimpão tão flexíveis assim.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Abel. Concordo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,não posso opinar pois não assisti a partida,e vendo os melhores momentos fica difícil fazer alguma avaliação coerente.Valeram os três pontos.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Jota!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Temos problemas consideráveis no setor de meio campo; são muitos erros de passes, precipitações em algumas jogadas, retenção demasiada da bola em outra e até a falta de uma melhor compactação e aproximação.
Ontem no segundo tempo, ocorreu uma jogada emblemática, onde em uma saída rápida pela direita o Lindoso segurou a bola e não fez o passe de primeira para, se não estiver enganado, o Kieza.
E o Lindoso é meia de origem como dizem...
Em contrapartida, teve a bola longa do M. Vinicius que encontrou o Pimpão com possibilidade de enfrentar o seu marcador e sem cobertura, uma jogada meio rara.
Nesse sentido, vejo preocupação em contratar atacantes e "deixando" de lado um organizador; já que vejo apenas jogadores que ajudam na defesa e outros com possibilidade "apenas" de jogo da intermediária ofensiva para dentro da área.
Deste modo, como escrevi após o jogo, a intenção de jogo é boa, o problema está na execução, pois falta a qualidade necessária para tal no elenco.
Sobre o Pimpão, penso que o seu futebol é este que está apresentando, o que ocorre em alguns momentos é apresentar algo fora do seu natural; o que também não é exclusividade dele.
Vejo evolução na Equipe, mas a verdade é que estamos tendo dificuldades em vencer os pequenos que deixam muito a desejar, tanto que os resultados nas séries inferiores do brasileiro são péssimos.
Que encontrem uma forma de ajudar o bom trabalho do A. Valentim, para que o mesmo não seja penalizado no futuro e o BOTAFOGO retroceda algumas casas.
Repito, temos o melhor esquema, faltam peças, mesmo que o esquema seja mudado, as peças continuarão faltando; em 2017 o esquema era outro e as dificuldades eram as mesmas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. O problema maior é a qualidade técnica, mas de repente, enquanto não chegam novos jogadores, tentar um time mais fortalecido no meio, já que Pimpão e Ezequiel ainda não sabem ao certo se primeiro atacam ou defendem. Rs
Abs e SA!!!

Lucas lima disse...

boa tarde rodrigo e amigos do blog , acho nosso meio campo mal formado tanto na proteção quanto na criação acho um esquema com 2 marcadores e 2 armadores mais propício ficaríamos com mais gente pra proteger e dividiria a responsabilidade da armação das jogadas . Saudações alvinegras !!

Yasser Almeida disse...

Boa tarde,
sem desmerecer o Bangu, o qual sou simpatizante por ter nascido e morado no bairro por 18 anos, mas esperava um placar mínimo de 2+ gols a nosso favor, normal quando jogamos contra times considerados inferiores. Penso que o Renatinho é peça fundamental para nossa evolução. Moisés e Marcinho foram as melhores apostas até agora, Ezequiel se queimará se não aproveitar as oportunidades, Lindoso ainda acha que está no Madureira, Rabello talvez já esteja de saída, pois se não me engano, o time que o pretendia é o mesmo que com quem o BFR está negociando o empréstimo do Aguirre; Yago seria o primeiro reserva, ou volta o Carli e Marcelo se virá para mudar de lado?
Hoje o time está muito básico, porém, não sei se conseguiria se manter numa série A de um Campeonato Paulista por exemplo.
Dia 12/04, será o dia o qual o BRF precisa apostar as fichas, pois o que restaria a um time que pretende se manter na série A do brasileirão.
Resumindo o BRF, podemos equiparar a nossa equipe de basquete, que luta para chegar aos playoffs, e está na 12ª posição, mas com a diferença de que voltamos pra elite do basquete muitos anos depois.
As portas para os títulos precisam ser abertas já!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Lucas, mas o esquema depende justamente das peças para posições. É ver quais são as melhores e adaptar o esquema a elas. Também não sei se temos dois "armadores" no elenco.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É, Yasser. Analisando friamente, penso parecido. Nosso time atual é para meio de tabela e sem dar muita bobeira ou sorte para o azar.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

O Botafogo de Futebol e Regatas participa que nos contratos de locação do Estádio Nilton Santos que estejam sendo ou venham a ser negociados com o Flamengo, Fluminense ou Vasco da Gama, em nenhum momento esteve, está ou estará sendo negociado qualquer mecanismo de cogestão ou algo similar.

Os contratos tratarão, exclusivamente, do aluguel do Estádio para a realização de uma ou mais partidas de futebol, sob gestão da Companhia Botafogo, concessionária do Estádio.

No caso de avaria a cadeiras ou à personalização das mesmas, os danos serão ressarcidos pelo locatário, como já ocorre atualmente.

Por fim, esclarece que não haverá a descaracterização do estádio, que permanecerá alvinegro.

Fonte: Site oficial do Botafogo

Pedro Lima disse...

Francamente, achar q o Botafogo poderia ser rebaixado se jogasse o campeoanto paulista... alô JOTA, me ajuda aí rsrs

Rodrigo Federman disse...

Pedro, são opiniões, né?
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fatos.
Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

Há muita estrada pela frente! O AV tem muito que conversar, pois quando o time adversário acerta três passes e cria uma situação de perigo, desanda a maionese,e ontem teve um momento assim, o Bangu não tem nada pra impressionar, mas o time dentro de casa com tudo a seu favor, tem uma queda que salta aos olhos, isso precisa ter um acerto, Numa situação adversa, não sei se haverá uma reação positiva, vendo sempre um bicho papão em qualquer um.

Rodrigo Federman disse...

É, Jorge. Um dos detalhes a melhorar é, para variar, a parte física.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

E aí Rodrigo o que você tá achando do Moisés? Moisés ou Gilson kk

Pedro Lima disse...

Ah sim, são opiniões. Morro se preciso for pelo direito de cada um ter a sua.
Em minha opinião Lula é honesto, o Flamengo nunca ganhou um jogo com ajuda da arbitragem e os jogadores argentinos amam os brasileiros...

SA!

Pedro Lima disse...

Aguirre na área. Fico meio desconfiado quando é o jogador que se oferece, mas teremos que aguardar pra ver.
Até pq ele só estreará no jogo de volta da segunda fase da Sul-Americana ou na estreia do Brasileirão, até lá será uma incógnita.


SA!

J. Daniel disse...

Se depender da diretoria do botafogo, respeitando as limitações financeiras, a torcida ficará com o grito de "é campeão" preso na garganta por muito tempo. O time que estão montando para o brasileiro, será praticamente o mesmo que está disputando o carioca. Ontem, teve muitas dificuldades para vencer o Bangu, quando naquela competição terá que encarar grandes equipes, com folhas de pagamento até 6 vezes maior que a do Fogão. Além disso, a equipe pode perder o Carli, que injustamente não vem sendo aproveitado no esquema de AV. Na minha opinião a equipe ainda carece de um lateral direito, meia criativo e mais um atacante, para serem titulares, senão ficaremos fora da sul-americana, talvez brigando para não cair. Verao. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Pedro, também já opinei sobre essa obsessão de alguns torcedores com o Aguirre mais por causa da vontade dele jogar aqui do que qualquer outra coisa. Tomara que vingue.

Tiago, melhor que o Gilson, até meu filho Daniel, com 6 anos. Rs

J.Daniek, eu já acho que uma sequência pode firmar o Marcinho e se tornar uma festa surpresa.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se o Aguirre jogar futebol como joga com as palavras, o BOTAFOGO não terá do que reclamar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Verdade, Marcio.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Rodrigo... estou com um pé atrás com Aguirre... vem de uma cirurgia no joelho direito... sei lá... os "craques" que pegamos ultimamente estavam todos com problemas físicos... será mais um para ficar no DM o tempo todo?

Marcio disse...

Sobre o Marcinho, não se pode desconsiderar que vem de um longo período de inatividade, desde abril de 2017.
É preciso alguma dose de paciência, pois além de jovem, ainda precisa recuperar a confiança.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Abel, aí depende da avaliação prévia do nosso DM.

Marcio, e apesar disso tudo, voltou bem melhor do que estava o Arnaldo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Mudaria o esquema. JP precisa de ajuda na meiuca pois está sobrecarregado. Arrisco a dizer q se o JP sair, por q motivo, o time acaba. Eu tiraria o Pimpão ou Ezequiel e colocaria mais um no meio. Esse mais um poderia ser o Marcelo, ou MF,

Ricardo Palhares

Rodrigo Federman disse...

É, Ricardo. O JP é o motor do time.
Abs e SA!!!

Yasser Almeida disse...

O BFR não pode é time de série A, em qualquer campeonato, mas deixando a paixão de lado, apelando para a realidade, o time está muito capenga e em resumo, quem acompanha futebol sabe que muitos times pequenos do campeonato paulista, estão melhores sim e jogam com mais raça.
São opiniões Sr. Pedro, e quando não há ofensas, temos apenas que respeita-las.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Yasser, eu sinceramente não vi nada demais nos clubes do interior de SP, mas concordo que o Botafogo ainda tem muitas carências no elenco.
Abs e SA!!!

Yasser Almeida disse...

Oi Rodrigo, boa tarde, é exatamente esse o ponto em que eu quis chegar, no Botafogo hoje, "Não estamos vendo nada demais". Sigamos acreditando...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Yasser.
Abs e SA!!!