26/06/22

A covardia teve o seu preço

















O Botafogo perdeu de 0 a 1 para o ECTD e perdeu boa chance de se isolar um pouco do bloque ali do meio de tabela.

Diante de tantos desfalques por suspensões e contusões, eu diria que apesar do amplo domínio territorial e posse de bola do adversário, os primeiros 45 minutos do GLORIOSO foram aceitáveis. 

Conseguíamos escapar em contragolpes e esbarrávamos na fraquíssima capacidade de finalização dos atacantes.

Empate justo.

Mas injusto seria outro resultado final diferente do que aconteceu, pois o segundo tempo foi totalmente do ECTD. 

Parecia jogo de adultos x crianças. Um time que tocava bola com facilidade e criava espaços e outro, amedrontado e sequer conseguindo buscar lances isolados. 

Para piorar, péssima mexida do auxiliar técnico amigo de influencers, que ao tirar o Matheus matou toda e qualquer chance de tentarmos algo, afinal, manteve Chay e cia limitada.

O castigo até que demorou, pois já passava dos 30 minutos e o 0 a 0 estava de ótimo tamanho. Mas houve sim, justiça e o tricolor merecidamente saiu com os três pontos.

Pela segunda etapa botafoguense, uma lástima!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

33 comentários:

Luiz Antônio disse...

Além da covardia, o INDIVIDUALISMO E ESTRELISMO estão matando o time. 03 oportunidades e o INDIVIDUALISMO prevaleceu e perdemos as 3 chances.

João disse...

Realmente o segundo tempo foi horroroso. O auxiliar matou o time tirando o Matheus, pois o Erisson tem um grande problema (a bola ser redonda no caso). Impressionante como é ruim tecnicamente. Tem feitos seus gols e enganando, mas é questão de tempo até a torcida perder a paciência.

O Chay e aquele lateral argentino completamente maluco mataram todas as jogadas de ataque. Mesmo com essa pasmaceira, o cara teve a bola do jogo e cruzou completamente errado.

Impressionante como a segunda bola foi inexistente, todo rebote sobrava para os caras.

Enfim, hoje não foi o dia.

João Pedro disse...

Rapaz…É de impressionar.

Como q pode, velho?

A defesa do Botafogo está mto segura, foi mto bem esse jogo, tanto q o Fluminense, apesar do domínio total e da vitória merecida, pouco ofereceu perfil, porém em um jogo de futebol precisamos atacar, pois, não sei se eles lembram, quem vence é quem faz gol.

Qndo se opta por uma defesa mais forte é óbvio q é necessário um ataque objetivo utilizando os lados de campo. Não foi feito nada disso. Parece q o objetivo hoje era só testar a capacidade da defesa, q novamente realço, se saiu mto bem. Eu não vou conseguir conceber q um time profissional não ofereça perigo ao inimigo por 90 minutos, observando q é o Fluminense hein, não é o Barcelona, Real Madrid, City ou Liverpool. Enfim.

Tomar golaço do Manoel é de lascar.

Rodrigo Federman disse...

Luiz Antônio, juro que não vi esse estrelismo. Até porque, os caras são ruins por natureza.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

O caminho não é fácil. Jogadores recusando boas propostas do Botafogo, Desfalques intermináveis e elenco limitado. Será um ano difícil. Torcendo para que os 45 pontos venham logo.

Patinhas disse...

Rodrigo.
Perder pro Flumigay me deixa terrivelmente p da vida. Mas o que fazer se o Botafogo passa 85 minutos de jogo olhando o adversário tocar a bola pra lá e pra cá ? E certo que o Gatito não fez nenhuma defesa dificil, mas o time ficar olhando o passeia do ECTD foi de doer.
O Vinicius não jogou uma boa partida isso também ficou evidente, mas por o cara que é atacante pra ficar dando cobertura a lateral, é esquisito depois cobrar eficiência no ataque.
O Del piada e tal Tchê tchê fizeram o quê em campo ? As mexidas desse português, nem ele entende se for perguntado ! Perdemos com um gol do Manoel, é mole ou quer mais ?
O time hoje foi uma lástima completa!!

Sergio disse...

Discordo, não dá para atribuir a derrota pela substituição, o time jogou sem um único jogador capaz de construir uma jogada de ataque, jogamos sem meio campo e além disso os erros de passe do time são absurdos, o elenco é isso, não dá para fazer outra coisa. O Saravia é muito burro, fraco defendendo e atacando, teve a bola para definir o primeiro gol para o Botafogo mas ao invés de cruzar rasteiro e lê dá uma pedrada, sem contar que no lance do gol o mané ao invés de dividir a bola com o jogador adversário dá um carrinho sem a menor necessidade. Infelizmente o Botafogo tá muito mal servido.
Não sei se o time foi covarde ou se o adversário foi superior, um time que está construído gay seis meses pelo menos, o Botafogo mal tem um time titular. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

João, o auxiliar foi uma nulidade.

Klaus, mas já sabíamos disso. Só não podemos ser covardes em partidas dentro de casa.

É isso, Patinhas. Só víamos os jogadores adversários e nada fazíamos. Principalmente na segunda etapa vergonhosa.

Sergio, eu acho sim, que a substituição matou de vez toda chance que tínhamos. Hoje eu achei o time covarde demais. Um horror e imperdoável.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não vou criticar a escolha dos 11 que iniciaram, mesmo com a posse de bola elevada do adversário, pois o Fernández não praticou defesa difícil alguma.
A grande questão é que quando o Botafogo tinha a bola, quase sempre esbarrou na falta de inteligência futebolística dos jogadores de ataque, M. Nascimento e V. Lopes e na mais completa inoperância do mascarado Chay, que sempre faz uma palhaçada com a bola.
No segundo tempo, o Botafogo já deveria ter voltado com duas substituições, no lugar do Chay e do V. Lopes., mas não fez e quando fez as modificações, foi de maneira equivocada, no meu entendimento.
E assim acabou por ser castigado.
Algumas observações:
M. Nascimento no time principal se mostra muito tímido ainda, embora o time não esteja ajudando;
Nunca assisti ao V. Lopes jogar pelo Goiás, mas sendo sincero, não vejo o esse futebol que alguns já declararam que possui.
E o Chay é para ser colocado no Z!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, também não critico a escalação inicial, mas o segundo tempo covarde e as mudanças sim.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O auxiliar não teve culpa afinal o técnico tava lá em cima e dava as ordens. Ele só as cumpriu. Não sei pq o Obama já não iniciou, pq o Kaique nem entrou enfim ele mexe mto todo jogo. Sei que alguns não jogaram por contusão mas deixar essw tal de Tchê ser titular? E o Parick? Pq não jogou?
Mereceu perder. Simples assim. Não dá pra jogar no lixo. Contra o Inter foi outro time, valente.
Mas vamos acertar qdo chegarem alguns na janela que vai se abrir. É pra terminar entre o 10° e 14° lugar esse ano. Já sabíamos.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Tem culpa sim Pai. Primeiro, porque, em tese, não pode haver comunicação com o técnico expulso durante o jogo. Logo, ele que via o time ser massacrado e nada fez. E quando o fez, foi mal.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Só para efeitos de informação, Kayque e Patrick de Paula estavam suspensos.
Quando a época de contratações for aberta, o Botafogo precisará ser cirúrgico.
SA!!!

Marcos Antonio disse...

Quem joga bola ou jogou sabe que a bússola de qualquer equipe é o meio campo e nós 2 últimos jogos o Patrick de Paula kaique e o piazon jogaram bem.
Mais grave é a falta de raciocínio de um técnico que viu o primeiro tempo acabar mal e espera tomar gool para fazer substituição.
Esses professores é de um raciocínio curto.
Poderia ter mexido nos 3 zagueiro e aumentando a marcação do meio campo quando tomar o gool ele altera.

Marcos Antonio disse...

Só nossa torcida para melhorar a equipe!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e o tempo está passando...

Marcos Antônio, tem horas que eu realmente contesto o fato desses professores não enxergarem o óbvio.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

O Botafogo não perdeu porque o treinador substitui mal, nem porque foi apático, perdeu porque o adversário foi superior e mesmo mudando não venceria, não tem time prá isso.
Curioso, quando ganha é porque o Botafogo foi melhor, quando perde, perdeu porque o Botafogo foi mal, nunca é mérito do adversário. O que o Botafogo não tem é elenco. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, mérito total do adversário, que foi muito melhor. Mas isso não tira o fato do técnico ter mexido mal.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

E qual a solução num time com um meio campo que não marca, o fluminense vinha tocando sem nenhum impedimento, ninguém marca, prá piorar sempre em cima do Saravia, todos os 3 últimos gols que o Botafogo tomou saíram de jogadas pelo lado direito, me diz coloca quem prá mudar o jogo? O jogo não ia mudar, não tinha ninguém no banco que fizesse a diferença, e essa de que o time foi covarde não aceito, o time adversário simplesmente não deixou o Botafogo jogar porque tem jogadores mais capacitados. Quantos dribles certos o time do Botafogo deu que desse resultado? O Jogo inteiro se o time do Botafogo trocou 3 ou 4 passes umas duas vezes foi muito. As únicas boas jogadas ou foram desperdiçadas pelo MN no primeiro tempo, poderia ter passado a bola ao invés de chutar, passasse a bola para o VL entrava sozinho sózinho lado direito, e aquele cruzamento do Saravia que foi uma pichotada, na melhor trama do Botafogo.
Ou o Botafogo contrata ou vai ser sempre esse mesmo papo, falta time aí Botafogo, ou melhor falta elenco. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, a solução é com o técnico e comissão que recebem muito para isso. Nada garante que ganhar ia jogo, mas por que não tirou o Chay ao invés do MN? Por que não tirou o Tché que estava muito pior do que o Romildo? Por que então não colocou o Dani na lateral e adiantou o Saraiva? Enxergar mais o jogo e pensar diferente são atribuições e obrigações do treinador.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Rodrigo esse raciocínio esse é o lógico para uma comissão técnica que ganha bem e não consegue enxergar o óbvio.

Sergio disse...

Seria trocar 6 por meia dúzia, o elenco é muito fraco, não tem quem mude a maneira de jogar do time, os menos ruins ontem 3 não jogaram. O pior é que fica esse papo de segunda janela e não vai vir ninguém de peso, o Botafogo vai é brigar pra permanecer na série A, esse elenco atual é de série B, apesar de alguns bons momentos. Ilusão pensar que algum treinador vai dar um jeito. A realidade do Botafogo é essa, tudo feito às pressas e mal feito, e pior, tem uma estrutura de clube de várzea, um monte de contundidos por problemas de piso, a luz no fim do túnel que parecia perto começa a se apagar. Se ficar na série A com o elenco atual será uma grande conquista. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Entendo o que quer dizer, Sergio, mas eu realmente não concordo que seria trocar 6 por meia dúzia ontem. O jogo evidenciava a diferença de participação entre Romildo e Tchê Tchê. Entre Chay e MN. A necessidade do Daniel para dar mais força na defesa e liberar o Saravia. De encher mais o meio de campo e buscar mais velocidade no contragolpe. Eu insisto: Que o elenco é fraco, não discordo. Mas ontem, o que era ruim foi piorado por intervenções equivocadas do treinador. Equivocadas e tardias.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Continuo na mesma linha de pensamento de que era para ter voltado para o 2º tempo com duas substituições, nos lugares do Chay e do V. Lopes.
E ontem alguns comentários deram conta do elenco curto... Pode ser curto de qualidade, pois não faltam jogadores para serem escalados, já que até time B foi formado. Se não estão preparados para jogarem no time principal é outro debate.

Sobre o que falam, da posse de bola adversária, os números poderiam não significar nada se houvesse inteligência dos jogadores do Botafogo em executar um simples passe para um companheiro melhor posicionado, M. Naascimento, V. Lopes e Saravia tiveram a chance e falharam.
E sobre posse de bola, separando as diferenças colossais, na final da UCL, o Liverpool dominou a grande maioria dos dados estatísticos, finalizou 24 vezes, onde 9 foram no gol, contra apenas 4 do R. Madrid onde 2 foram no gol; Liverpool teve 54% de posse de bola e o R. Madrid 46%...
E o Courtois cumpriu a sua obrigação, que é defender bem e o R. Madrid aproveitou as poucas chances que teve e venceu o jogo.
E as estatísticas? Serviram apenas para o Liverpool ter a "consciência tranquila", que fez um "bom jogo".
E para o R. Madrid? Dane-se a estatística!
Penso que dão muito valor aos dados estatísticos e não trabalham o poder de decisão dos jogadores, independente da forma de jogo adotada, saber decidir é primordial.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Vou nessa linha também. Ter assistido todo o primeiro tempo e nada feito no intervalo foi erro crasso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o que me incomoda nesse futebol atual é que os técnicos estão muito presos à fórmulas de jogo...
Disse o auxiliar, Vítor Severino:

"Montamos uma estrutura e um esquema com uma intenção. É algo prévio ao jogo. Depois dele, muitas coisas podem ser explicadas para falar do resultado. Há variáveis, como posse de bola e número de finalizações. Na verdade, o que decide o jogo é o número de gols marcados. Nós não montamos uma estrutura de jogo para acontecer o que aconteceu. Não era para termos 20% de posse de bola e o adversário, 80%. Foi uma circunstância do jogo, que tem a ver com a característica do adversário e com as nossas limitações."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/06/26/auxiliar-de-castro-defende-estrategia-do-botafogo-apesar-de-derrota-criamos-chances.ghtml

E as possíveis variáveis são estudadas?
Se o óbvio é "o que decide o jogo é o número de gols marcados", qual trabalho para melhorar o aproveitamento dos atacantes está sendo feito?
Infelizmente essa situação de ter jogadores que executam várias funções em campo transformou a maioria em jogadores mais ou menos.
Volto ao R. Madrid na UCL.
Seja lá qual esquema de jogo escolhido, duas posições são essenciais, o goleiro e o goleador, o resto é explicações professorais sobre o tal "futebol moderno".
Volto ao Real Madrid na UCL, teve o goleiro, que na caminhada até pênalti pegou, e o Benzema fazendo gols a 3x4, 15 gols em 12 jogos.
Embora o estudo seja importantíssimo em qualquer área, está excessivamente acadêmico.
SA!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio! E esses são chamados de professores.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Esse nosso segundo tempo foi uma vergonha. Abrimos mão do jogo, do meio de campo e do ataque. Era só defesa, ridículo.
Saravia, Tchê Tchê e Chay horríveis. Hugo o melhor ontem.
Muitos Botafoguenses achavam que em 6 meses o clube seria uma potência. Se uma gestação demora 9 meses, imagina um filho velho, malcriado e pobre?!? Haja tempo e saco pra mudar as coisas!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Paulo. É o que estou dizendo: Não me incomodei com a derrota, mas como ela veio. A passividade e covardia da segunda etapa são indesculpáveis.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Perder é do jogo. Ainda mais no futebol, em que nem sempre vence o time mais forte, o mais qualificado.
O Botafogo todo desfalcado poderia perfeitamente perder para o rival carioca que, salvo engano, não tinha tantos desfalques.
A questão toda reside na apatia demonstrada, no aparente desinteresse de boa parte do time.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Eduardo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Segundo as noticias, Carli poderá ser poupado no jogo frente ao América pela Copa do Brasil, por causa de cansaço muscular.

https://odia.ig.com.br/esporte/botafogo/2022/06/6431212-botafogo-estuda-preservar-joel-carli-devido-a-desgaste.html

Continuo acreditando que na próxima janela será preciso considerar a contratação de um zagueiro que possa ser titular e não apenas fazer número.
Ele esteve disponível em 18 oportunidades, onde foi a campo em 13. O Botafogo fez 29 jogos na temporada.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu ainda acho que tem as outras carências mais emergenciais.
Abs e SA!!!