01/02/24

Muitas perguntas e dúvidas














Ninguém discorda da capacidade técnica do Luiz Henrique.

No futebol brasileiro, ele é acima da média e tem tudo para ser um dos grande destaques...

O problema é: Até quando?

Segundo a ESPN e o GE, o atacante chega ao Botafogo podendo sair já no meio do ano ou em dezembro. E dizem, ainda, que o desempenho na Libertadores pode ser determinante para a decisão. Aliás, já ouvi até falar que o próprio teria/terá "poder de decisão".

Diante dessas informações - e se forem verdadeiras -, vale mesmo a pena? 

Temos uma certeza: O LH nunca teve vontade de vir para o Botafogo. Tanto é, que sua condição foi colocar a transferência imediata para o Lyon na cláusula. Assim, há garantia de que ele atuará 100% focado e dedicado? Não seria melhor gastar toda essa grana e esforço em três ou quatro bons reforços (mesmo que não tenham a capacidade técnica do Luiz Henrique)? A ponta direita é a nossa maior carência? Haverá reforços em todas as demais posições? O rapaz é muito bom atacante, mas não é gênio e nem tem capacidade de levar um time limitadíssimo nas costas.

E tem mais: Só o LH é suficiente para buscarmos títulos relevantes? Ou será que essa não é a meta? Afinal, para quem é medíocre, uma ou outra gracinha já basta e vira motivo de comemoração, né? Para esses, por conta do mágico (e inesperado) primeiro turno do Brasileirão de 2023, até o vexame ao final do campeonato foi relevado/minimizado. 

Por fim, a minha outra preocupação: Se o tempo de permanência do Luiz no Botafogo tiver relação direta com a campanha na Libertadores, aí sim, é certo que voará para a França em julho.

A não ser que aconteça um milagre, do jeito que está, o Botafogo terá sérios problemas no primeiro confronto de mata-mata agora no final de fevereiro. 

O risco existe, é grande e não podemos tapar o Sol com a peneira.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Marcio disse...

Em julho de 2023, saiu a seguinte noticia sobre uma punição recebida pelo Lyon, que consitia no seguinte:

Com a punição, o Lyon pode realizar contratações, mas deve estabelecer um limite no orçamento provisório para o pagamento de salários, o qual não pode ser extrapolado. Se não tivesse sido sancionado, o clube poderia ajustar as contas a qualquer momento da temporada.

https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2023/07/18/punicao-ao-lyon-e-confirmada-e-john-textor-reclama-bem-vindo-a-franca.ghtml

Deste modo, pode ser que a contratação do L. Henrique esteja baseada no tal "custo de oportunidade" para reforçar futuramente o Lyon, considerando também a sua posição na tabela do campeonato francês, zona de rebaixamento.
Por não poder aumentar o valor da folha salarial, a lógica aponta para a necessidade de buscar jogadores mais tarimbados e que resolvam de imediato.
Me parece que o L. Henrique veio para o Botafogo e não pelo Botafogo e seu projeto, seja lá qual for; a sua ida ou não para a França dependerá muito mais de onde estará o Lyon na próxima temporada.
Até porque na temporada 2023 não investiram de forma objetiva em jogadores com capacidade de titularidade, apostaram apenas em jovens desconhecidos, mesmo com a possibilidade de título.
E em 2022 Textor disse que se houvesse chance de titulos...
E agora um valor desse investido...
No campo e bola, L. Henrique é titular e não interessa quem vai sair; e tem de jogar com liberdade, inclusive.
SA!!!

JorgeFs disse...

Tanto mistério, deve existir muitos pormenores que não transparece, para se submeter a tantas cláusulas que chegam a parecer ridículas dispor tanto dinheiro por um atleta que pode até ser o sonho de consumo de muitos, mas nunca o vi erguendo nenhuma taça assim como não vejo os grandes times europeus interessados nele

Rodrigo Federman disse...

Marcio, parece não. É certeza de que ele veio para o Botafogo e não pelo Botafogo. Por isso eu fico receoso e não convicto de que teremos entrega 100%. Tomara que sim!

Jorge, a questão que me preocupa é justamente o prazo e o fato dele "querer" simplesmente sair e não termos o que fazer depois.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, há também uma variável a ser considerada. Caso o LH se acomode nessa certeza de que irá para o Lyon e não desempenhe por aqui um bom futebol, poderá colocar a sua trajetória na França em risco, pois ele não tem a bagagem para chegar titular.
E isso está no contexto dele ter bom desempenho pelos objetivos pessoais, o "veio para o Botafogo".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim! Tem esse fator, mas não creio que ele tenha capacidade cognitiva para pensar nisso tudo. E tendo a garantia de que ao menos irá (e é o que ele quer), tá tudo bem (pra ele).
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, neste caso o Botafogo tem o Mazzuco para fazer os alertas e cobranças ao LH...
SA!!!

Damião disse...

Concordo plenamente com as dúvidas colocadas nos comentários anteriores. As carências do time são: lateral direita, volante, meia de criação e um centroavante, capaz de revezar com Tiquinho, sem baixar o nível técnico e digo mais, está faltando lateral esquerdo também. Marçal bichado e Hugo, não está preparado para assumir a titularidade e nem conta com a simpatia da torcida. Resumindo: A contratação de LH, envolta em mistérios, é uma grande incógnita. SA.

higor disse...

Calma Rodrigo, os tiktokers já estão preparando a narrativa. Se ele não jogar bem, vão falar que falta readaptação ao futebol brasileiro. Se ele jogar e for embora, vão falar que são negócios e não sei o que lá. Enquanto isso, o time tem diversos buracos e carências que, sinceramente, acho que vai ficar por isso mesmo.

Rodrigo Federman disse...

Aí sim, Marcio! Senti confiança total. Meu nível de otimismo aumentou exponencialmente. rs

É, Damião! A não ser que o LH faça chover e muita diferença nesse período, ainda acho que poderíamos ter buscado 3 ou 4 bons reforços para posições mais carentes com todo esse "suposto valor gasto".

Sim, Higor! Cara....são os mesmos que estão comemorando efusivamente o título de "Contratação mais cara da história do futebol brasileiro". Isso é título para os medíocres, amigo! Os bagos do JT devem viver encharcados. Haja baba!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sejamos otimistas...
Análise professoral do LH...
Ele é um extremo desequilibrante que joga com o pé trocado e de passadas largas.
Muito bom no x1, vai por muitas vezes desmontar a última linha defensiva adversária em seu terço mais baixo e vai pifar por muitas vezes o centroavante.
Poderá também, após o centroavante descer para receber a bola longa, atacar o espaço, até pelo corredor, e finalizar de chapa ou de curva.
Acho que é isso.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Marcio, é daí para pior. Rs
Abs e SA!!!

Damião disse...

Fora do post: mais um bagre fora do Botafogo. O Matias Segovia foi emprestado por cinco meses, que pena, deveria ser por cinco anos. Jogador fraquíssimo, que só enganou o torcedor naquele êxtase de um primeiro turno sobrenatural. Não fez um gol sequer. Já vai tarde...

Chico da Kombi disse...

Comprar por 100 e vender por 200.
Essa é a meta do Textor com o Luiz Henrique.
O boss espera que a sua mercadoria seja visualizada e valorizada pelo Dorival Junior na vitrine Botafogo o mais rapidamente po$$ível.

Rodrigo Federman disse...

Publicação de amanhã, Damião! Rs

É, Chico. Mas com esse time, o LH tem que ser gênio para conseguir se valorizar, pois terá que jogar praticamente sozinho, tamanha limitação do elenco.

Abs e SA!!!