28/03/24

Incertezas para todos os lados














Já são quase 40 dias sem um treinador oficial.

Enquanto isso - e de forma interina -, o Fabio Matias segue colecionando bons resultados no comando do time.

Ontem, após a vitória diante do Boavista, novamente foi inevitável ter que falar sobre estar pronto para assumir a vaga. Principalmente pela proximidade da estreia na Libertadores:

"- Não tenho visto redes sociais, porque elas podem poluir um pouco a nossa mente. Tenho trabalho para dar o melhor para o Botafogo. Se vier, ótimo, estaremos aqui para ajudar e oferecer o melhor. Se quiserem fixar, hoje a determinação é do clube. John Textor é um cara acima da média, um gestor com uma mentalidade muito acima. Vamos focar, a estreia da Libertadores é fundamental".

É impressionante o que está acontecendo no Botafogo.

Mais de um mês desde a demissão do Tiago Nunes, Libertadores batendo na porta e não temos comandante. O clima de incerteza e apreensão deve estar horrível. Por mais que demonstre frieza e suposta tranquilidade, eu duvido que o Fabio Matias amanheça todo dia feliz em não saber se continuará sendo um "tampão" ou efetivado pelos seus resultados. 

Fora os jogadores, que à medida que o tempo passa, vão criando laços e vínculos fortes com o comandante. 

Eu já nem sei mais o que pensar...
...e espero que depois, a culpa não caia no colo de quem justamente não tem culpa de nada: O próprio FM.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

JorgeFs disse...

Já vi esse filme antes, só espero que o final não seja tão tenebroso

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jorge. Inclusive, na mesma Libertadores.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tenho uma tese: JT J deve ter escolhido o técnico. Escolha pessoal. Penso que, por educação e respeito profissional, o JT deve anunciar o no,e após o jogo de domingo. Com a intenção de prestigiar o FM penso que ele não quer tirar o foco da conquista que o FM empreendeu até aqui. Se assim for, ponto pro JT.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, eu discordo. Pois o FM sempre soube que é interino e parte da comissão técnica permanente. Se o JT tem esse nome acertado, deveria ter adiantado tudo justamente para usar esse período para adaptação, testes, etc. Se o FM não conseguir um bom resultado na estreia, como o novo assume? Pressão e sem tempo para nada.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Quanto mais tempo demorarem para contratar o técnico, mais os gestores se colocam em situação complicada.
O F. Matias tem feito um excelente trabalho até o momento e parece de fato saber o que está fazendo, ou seja, um técnico promissor; entretanto, reafirmo ainda não acreditar que seja o momento para efetivá-lo.
Mesmo assim, uma questão que se apresenta é que conforme o tempo avance e ele continue a mostrar competência e, principalmente, resultados, as justificativas para a contratação de um técnico ficam cada vez mais escassas, principalmente se não for um nome indiscutível.
Seguindo a lógica da permanência do bom trabalho, mais as ideias de jogo do F. Matias estarão enraizadas no elenco.
Apenas por hipótese, agora em abril temos até a sua metade, 4 jogos nos dias 3,11,14 e 16, as duas últimas a serem confirmadas, contra J. Barranquilla, LDU, Cruzeiro e A. Goianiense, respectivamente.
Depois Juventude, Universitário e Flamengo para encerrar o mês.
Digamos que ele arranque bem nesse inicio, e o Botafogo precisa arrancar bem, independente do técnico, como substitui-lo e, mais ainda, como o novo técnico chegaria?
Os gestores vivem obviamente de tomar decisões e mesmo que sejam baseadas nas melhores premissas, correm o risco de não ter os resultados esperados; contudo, não vejo como melhor caminho essa impressão que o Botafogo tem passado de que está "postergando" tal decisão, esperando que o F. Matias indiretamente mostre com os seus resultados a decisão a ser tomada.
Podemos todos concordar ou não, de modo parcial ou integral, com qualquer decisão tomada, mas é preciso que tenha uma decisão definitiva.
Se entendem que o F. Matias é o técnico, que determinem e sigam em frente; do contrário, que tragam o nome "ideal", sem que ele entre com os jogos se atropelando e por consequência sem o tempo para implantar minimamente a sua filosofia.
Hoje, me parece claro que qualquer nome que venha precisa estar muito próximo do que pensa o F. Matias sobre futebol ou que saiba comandar de maneira similar mesmo que pense diferente, já que será um risco gigantesco começar tudo do zero. Já passou a fase do "não temos nada a perder".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio. Estão assumindo um risco enorme. Tomara que dê certo, mas não precisava de todos esses questionamentos e tempo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, um outro problema que vejo é essa escolha pessoal do Textor em relação ao técnico.
Até que ponto vai essa pessoalidade?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e os critérios de análise e decisão também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Romero:

"(...)Venho para lutar por uma posição, creio que tenho experiência suficiente para poder ganhar meu lugar, respeitando todos os meus companheiros, mas quem vem ao clube tem o propósito de poder jogar. Meu caso não é exceção, venho para lutar por um lugar e tratar de ajudar o Botafogo onde eu possa, mas com a mentalidade de poder jogar.

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2024/03/28/botafogo-apresenta-o-paraguaio-oscar-romero-ex-boca-juniors.ghtml

Já iniciou bem, pois não foi no caminho de evitar falar em titularidade e afirmar somente que vem para ajudar...
Jogador precisa ficar incomodado com o banco de reservas sim!
Se colocar em prática essa fala já estará ajudando, pois tirará certos nomes da famosa acomodação.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, tomara que em campo também tenha toda essa confiança.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Mesmo tampão a substituição do Caçapa por o Bruno Lage foi um dos motivos da queda o ano passado.
Pelo que Caçapa mostrou duvido mesmo tampão tivesse perdido o título.

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, acho que nossa perda do título nem foi aí. Foi na permissividade da diretoria em aceitar LF e depois trazerem TN.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

É bom ter calma para não colocar outro TN no lugar, contratando por contratar. Mas isso já passou de todos os limites. Como as negociação estão em segredo, não sabemos o que se passa.
Mas, de qualquer sorte, vamos ter um novo técnico começando a trabalhar em meio à jogos difíceis e importantíssimos. Se nos primeiros jogos ele tiver êxitos, vai ganhar muita moral, caso contrário, vai ficar pressionado, carregando a pressão para a equipe.

Marcio disse...

O L. Flávio, agora no Aparecidense, após vencer o 1º jogo frente ao Vila Nova por 2 a zero, pela semifinal do campeonato goiano, levou 3 a zero no 2º e foi eliminado.
Está se notabilizando por chamar derrotas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Klaus, sim...calma ok, mas estamos falando de 40 dias. Beira o bizarro.

Possa crer, Marcio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Deve estar tentando convencer o Klopp...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Só pode, Marcio. Só pode.
Abs e SA!!!