29/03/24

Precisamos dele
















Notícia retirada do GE:

"Análise: retomada da confiança de Tiquinho é a melhor notícia para o Botafogo antes da Libertadores".

Meu comentário: Tomara... mas muita calma nessa hora, afinal, exceção ao jogo (no RJ) contra o Aurora e os gols diante do Boavista (e me falaram que ele fez uma partida razoável para boa), o Tiquinho não foi bem no duelo com o Bragantino e ainda está devendo na temporada.

É claro: Potencial ele tem. O que é capaz de fazer, também sabemos. Continua sendo titular absoluto, até por não ter concorrentes no setor. Mas Aurora e Boavista não podem ser parâmetros. Queremos o Tiquinho do primeiro semestre de 2023 a partir da quarta-feira, na estreia da Libertadores. Aí sim, precisaremos do camisa 9 com confiança e marcando gols.

Que assim seja!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:

Marcio disse...

T. Soares em 2024 tem 4 gols; 1 contra a Portuguesa, 1 contra o Aurora e 2 contra o Boavista.
Contra Flamengo, Vasco e Bragantino, adversários de maior exigência, nada fez.
Na minha modestíssima opinião, centroavante tem de saber fazer gols se puder contribuir com outras situações, melhor.
Como disse o Dario, centroavante das antigas, "Nunca aprendi a jogar futebol pois perdi muito tempo fazendo gols."
Infelizmente no chamado futebol moderno, creio que muitos preferem ser chamados apenas de atacantes para se livrarem da responsabilidade de fazer gols.
E o T. Soares sai da área, faz o tal pivô, tenta colocar os companheiros na cara do gol... Ou seja, cada vez mais parece não ser centroavante, pois em várias oportunidades a bola chega à linha de fundo e ele está fora da área.
É o titular por falta de concorrência minimamente competente ou talvez falte quem o obrigue a sair da zona de conforto.

E ainda lembrando o Dario, outra fala muito válida é: "Num time de futebol há nove posições e duas profissões: goleiro e centroavante."

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo em grandes partes, mas apenas acho que o Tiquinho é muito bom jogador e precisa ser mais assistido.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Quero muito aproveitar o comentário do Márcio principalmente quando cita o Dario e explico porque. Dario, dentre tantos, era o que se pode, a meu ver, de chamar de caneleiro, bonde etc... além dw tudo era folclórico. Fazia bastante gols mas era "engraçado" apesar de eu nunca achar graça alguma nele. Chegou ao time de camisa amarela por ordem do Ditador Médici. A torcida do Atlético o tinha como ídolo apesar de nunca colocá-lo na prateleira de qualidade técnica ao lado do esqueci o nome do 9 da época. O mesmo se dava com o Fio do lixo. Esse então virou até música do Jorge Ben. Trombador, caneleiro, bonde típico. Deixava seus gols. Esses 2 apenas como exemplos de caneleiros trombadores que caíram nas graças das suas torcidas por serem "folclóricos" mas não apenas por isso, principalmente porque, seus gols eram salvadores, davam vitórias, consequentemente os 3 pontos.
E porque escrevi tudo isso? Tem a ver com a postagem e com os comentários do Marcio.
Desde 2° semestre 23 o JS assumiu papel que não era pra ele nem era dele. Assumiu o papel do Tiquinho quando todo o time desceu ladeira abaixo. Não só não se escondeu como o Tiquinho se escondeu, como em 24 mesmo sem ser o "9" assumiu as funções e responsabilidade do Tiquinho fazendo todos os gols e dando as vitórias no me engana que eu gosto e classificando o time pra Liberta.
Digo mais, por falta de ter tido base desde criança tem defeitos a corrigir nas muito, muito longe de ser caneleiro e trombador com os 2 exemplos acima.
No último jogo o passe que ele deu pro Tiquinho foi depois de dar drible sensacional dentro da área e entregar de bandeja. Dá mesma forma, o gol na sequência foi por estar na posição do Tiquinho e deu toque pro gol com calma e colocado batendo de chapa.
Tiquinho é muito bom jogador. Dario, Fio ops! JS com toda a carência de base no histórico recente do Botafogo não-ficção atrás.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, o Dario fazia o que a função dele pedia: gols. E muitos, inclusive, no Flamengo e Inter. Para mim, foi muito mais do que simples folclore, como foi o Fio e como é o JS, que tem méritos por ser brigador e voluntarioso, mas insisto: é folclórico. E se estiver dando certo, que continue assim, mas alçá-lo s qualquer diferença disso, considero exagero. Tanto, que tem quem ache que ele deu o passe para o Tiquinho no primeiro gol na quarta. Desculpe, mas ele errou o cálculo no drible e a bola sobrou para o Tiquinho.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO e amigos do CB fui, sou e sempre serei contra essa numeração dos times de futebol da atualidade. O BOTAFOGO vai estrear o paraguaio recém contatado, que terá a camisa de número 70. Respeito as opiniões contrárias, mas acho ridículo e patético essa numeração atual. A meu ver seria normal, como já foi há muito tempo, as camisas de 1( goleiro)a 11 (ponta esquerda), com os reservas usando a 12,13, etc. Como exemplo cito o TIQUINHO, que é centro avante e usa a camisa 9.
Atualmente, em alguns times, os jogadores usam uma numeração absurda e que, a meu ver, não condiz com o futebol.
Enfim, BEOCUTAS e desejo aos amigos do CB um bom final de semana e uma boa páscoa.


Rodrigo Federman disse...

Jota, eu também detesto essas numerações de basquete no futebol.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Bem, eu tenho 28 anos e não acompanhei tanto futebol antes de 2005. Mas gosto de um atacante que tenha mais qualidades, as vezes o próprio Haland no City me estressa por ser um cara que fora da aérea parece um peixe fora d’água. Na minha visão o Tiquinho tb está ou estava um pouco fora de forma (ele parece demorar pra entrar em ritmo) foi assim tb na temporada passada se vcs recordarem o Carioca dele foi bem abaixo tb. Penso que na forma que jogamos, ele é sim importante principalmente escorando e conseguindo ganhar a bola em reposição alta do goleiro. O Júnior Santos não foi bem quando testado na posição pq tem mta dificuldade de jogar de costas para a defesa. Por mim, vale a pena apostar na recuperação do Tiquinho.

Christian Maciel

Rodrigo Federman disse...

Christian, eu gosto de 9 que faça gols. O Túlio, por exemplo, não era um primor de técnica (muito bom jogador), mas fazia gols como poucos no mundo. Quanto ao JS, exatamente. É mudar a característica dele por completo e sabemos que no caso dele, é fase. Melhor não mexer no que está dando resultado.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, ressalto que a minha crítica ao T. Soares se dá pela forma de jogo e não pela parte técnica.
Esse negócio de centroavante de mobilidade tem muita parcela de "culpa" do Guardiola, ideia que retiro do que foi falado pelo Riquelme quando disse que não jogaria no futebol de hoje no tal 4-3-3.

"Acho que Busquets trouxe um problema. Antes o 5 estava lá para marcar, para fazer o trabalho duro, levar a bola rápido para o 10... Agora não, agora parece que o 5 tem que tocar mais vezes que o 10, já não importa nem se analisa se ele marca, se entra entre os zagueiros. Antes do 5 ajudava um pouquinho mais. Agora parece que o 5 tem que jogar bem, e repito mais uma vez. O culpado é Busquets, o que é algo único. Não haverá outro Busquets, ou serão necessários 20 anos até que outro seja lançado novamente."

https://www.espn.com.br/futebol/libertadores/artigo/_/id/12576811/riquelme-detona-futebol-moderno-diz-nao-teria-espaco-barcelona-culpado-trouxe-problema

O Guardiola centralizou o Messi, o tal falso 9, e todos passaram a copiá-lo; só esquecendo que quem fazia a função era o Messi.
O mesmo vale para o que disse o Riquelme sobre o Busquets... Como achar que todo volante jogará como o Busquets?
Em resumo, não se colocam jogadores diferentes no mesmo balaio dos comuns.
Cito dois lances do Maradona em copas:
Em 1986 em um único toque na bola na altura do meio de campo, deixou o Burruchaga em condições de fazer o gol do título; lembro que o Burruchaga ainda poderia tocar para o excelente Valdano, pois a jogada era de 2 atacantes para um zagueiro alemão.
Em 1990, fez uma jogada antológica a partir do meio de campo e encontra Caniggia livre para fazer o gol da vitória contra o Brasil.
Duas jogadas geniais que ocorreram também porque os companheiros se colocaram em condições de receber o passe.
Justamente por isso o Canhota sempre frisa que foi o lançador que foi porque jogou com grandes atacantes e que reclamava quando estes desciam muito, pois limitavam o seu jogo.
Como iria lançar?
Veja que o Jr. Santos, que julgo muito voluntarioso, mas limitado, subiu de produção e já igualou a sua temporada mais artilheira quando o Matias ordenou que fosse muito mais atacante do que defensor.
João Saldanha citava o "namoro do macaquinho com a girafa" para explicar a derrota frente a Itália em 1982, citando as dificuldades enfrentadas pelo excelente lateral Leandro, onde precisava também ser ponta, já que o time não jogava com um; afirmou que ele poderia fazer uma, duas, três vezes e não sempre.
Isso vale e muito para os pontas, desce, uma, duas, três e quando vem a chance do gol decisivo, está no bagaço.
O próprio T. Soares, com 20 minutos de jogo parece sempre já um tanto ofegante...
Em resumo, acho que são muitos generalistas que pouco resolvem; não significa que podem e devem colaborar em outras funções, mas com obrigação de cumprir bem as suas primárias.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Entendi! Mas eu acho que o Tiquinho morre cedo justamente porque falta orientação dos treinadores. E muitas vezes, porque a bola não chega, não tem meio de campo se aproximando, etc.
Abs e SA!!!