30/09/18

Dois tempos bem distintos


















Aconteceu o que já era esperado: Contra adversários tecnicamente mais fortes, o Botafogo tem poucas chances de vencer. Para isso acontecer, precisa marcar gols e fazer de tudo para não levar de maneira boba. E hoje, contra o São Paulo, o 2 a 2 acabou saindo como dos males, o menor.

Para a questão de tabela - e por jogar no Nilton Santos -, era imprescindível que o GLORIOSO conquistasse os 3 pontos. Mas mesmo em um momento de pequena instabilidade no campeonato, o tricolor paulista tem muito mais time e briga lá na parte de cima. E assim continuará.

Já o Botafogo, continua - ainda respirando por aparelhos - a sua luta para permanência um pouco afastado do Z4.

Para nos livrarmos de vez, precisamos somar 13 pontos nas próximas rodadas. Não é fácil, mas também não está impossível. O problema é a inconstância, limitação do elenco e o futebol ruim que insiste em apresentar. 

Na tarde deste domingo, um primeiro tempo aceitável, mas uma segunda etapa catastrófica. Péssima mesmo! Tudo por conta da simples saída daquele que hoje é o nosso melhor jogador: Jean.

Ah, e para variar, vale lembrar e reforçar que o "açougue médico" botafoguense continua tirando pontos do próprio clube, afinal, outra vez tivemos falha do Saulo. Tudo bem, fez um milagre no final, mas o segundo gol são paulino foi após um erro. Vivemos aquela maldita sina de começarmos os jogos com preocupação redobrada pela falta de goleiros confiáveis enquanto não existe qualquer notícia sobre as voltas do Gatito e/ou Jefferson.

Agora, com ou sem Saulo, voltamos as atenções para a Sul-Americana. Na próxima quarta-feira precisamos vencer o Bahia para passar de fase. 

Ok, os baianos não são tão fortes quanto os paulistas, mas se o Botafogo atuar mal como no segundo tempo de hoje, não leva.

Fragilidade técnica a parte, não consigo admitir erros de fundamentos básicos de quem é profissional que vive única e exclusivamente do futebol. E nem mesmo cansaço físico e corpo mole. E hoje, repito, foi de doer.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 2 x 2 São Paulo

1- Saulo: Um milagre e uma falha. Não inspira a menor confiança - 4,5

2- Marcinho: Discreto demais. Pouco subiu - 4,5

3- Carli: Não esteve nos seus melhores dias - 4,5

4- Rabello: Um pouco mais calmo - 5,0

5- Rodrigo Lindoso: Sequer foi notado em campo. Burocrático ao extremo - 4,5

6- Moisés: Continua mal a beça. Uma falha crucial por jogo - 4,0

7- Erik: Não repetiu suas melhores partidas. Ainda assim, era a única válvula de escape. Em minha opinião, mal substituído - 4,5

8- Jean: De longe, quem mais se entrega em campo e merece aplausos . Pena que se machucou- 6,0

9- Kieza: Um bonito gol. Hoje, até que incomodou mais os zagueiros adversários - 5,0

10- Luiz Fernando: Apagadíssimo - 4,0

11- Bochecha: Iniciou discreto e terminou do mesmo jeito - 4,5

12- Matheus Fernandes: Está precisando de alguém dando esporro e cobrando energia - 4,5

13- Rodrigo Pimpão: Nada acrescentou - 4,5

14- Brenner: Se enrolou todo com a bola - 4,0

Zé Ricardo: Demorou demais para mexer. E mexeu mal - 4,5

Buscar a trinca













Depois de duas vitórias seguidas, o Botafogo conseguiu respirar um pouco mais aliviado na tabela de classificação do campeonato brasileiro.

Mesmo assim, longe de termos afastado o perigo de vez.

Precisamos continuar com a mesma pegada e conquistar mais uns três ou quatro triunfos logo para nos livrarmos de vez do risco de queda para a série B.

Hoje, apesar de ser no Niltão, com certeza teremos um adversário mais complicado do que América/MG e Vitória. Enfrentar o São Paulo, ainda líder da competição, é sempre chato, afinal, quando o confronto é entre dois clubes de camisa pesada, nunca há favorito.

E lembrar do nosso vacilo contra eles no ano passado...

Atenção durante os 90 minutos.

Pra cima deles, Fogão!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29/09/18

Perda de tempo




















O técnico Zé Ricardo falou sobre a possibilidade de contar com dois reforços nos próximos dias (quem sabe, até mesmo para amanhã):

"- Sobre Renato e Marcos Vinícius, estamos com expectativa que possam estar parcialmente, pelo menos, disponível para o jogo contra o São Paulo. Ainda não pudemos contar com eles praticamente".

Só eu acho perda de tempo contar com esses dois? Nunca estiveram/estão/estarão 100% bem. Não posso afirmar, mas em minha opinião, são dois dos maiores chinelinhos a descansar (de maneira remunerada) em General Severiano nos últimos muitos anos.

Alguém lembra de outros concorrentes ao prêmio "chinelo de ouro"?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28/09/18

Pequeno tabu




Notícia do site Lancenet:

"Botafogo venceu somente um dos últimos dez jogos contra o São Paulo.

Triunfo ocorreu em 2016 e resultou no início da arrancada alvinegra rumo à vaga na Copa Libertadores. Mas o retrospecto recente é ruim. Houve, antes, sequência positiva".

Meu comentário: Passou da hora de virarmos essa chave, né? Até porque, não sei vocês, mas eu continuo engasgado com aquela "paçocada" (3 a 4) do ano passado. 

Continuamos na toada do 1 a 0 já será goleada. Precisamos vencer, isso sim!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27/09/18

Sinal vermelho




O volante Bochecha falou sobre os gols sofridos nos inícios das partidas e, com isso, a obrigação de sempre correr atrás no marcador:

"- A gente vem se cobrando bastante em relação a isso. Podemos dizer que ligou o alerta sim, gol com 40 segundos não pode acontecer".

Bom, nos dois últimos confrontos em Salvador, saímos atrás com menos de 5 minutos diante do Bahia e aproximadamente 1 minuto contra o Vitória. Na primeira, perdemos. No segundo, viramos e terminamos sorrindo. 

No caso do Bahia, criamos inúmeras chances e não convertemos. Mas o fato é que nem todos adversários são tão fracos como os dois times nordestinos, né? E considerando nosso elenco para lá de limitado também, se saírmos atrás de rivais fortes, duvido que tenhamos força para buscar empates ou vitórias. 

O sinal em General Severiano não pode sequer estar amarelo para isso. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

26/09/18

Não enganam ninguém
























Notícia retirada do site UOL:

"Homenagem a Luis Ricardo por cem jogos cria climão na diretoria do Botafogo". 

Clique aqui e leia na íntegra.

Mais um presente de grego deixado pelo Cacá Azevedo, que era do remo...e aqui no Botafogo passou a ser homem forte do futebol até o final do ano passado.

E parabéns para a gestão que se orgulha em ser amadora, afinal, se houvesse profissionalismo, o presidente simplesmente vetaria essa renovação contratual, que apenas serviu para tirar dinheiro do clube. Mas não, como eles formam uma diretoria de amigos, preferem não discordar ou debater para manter as amizades...
...e o Botafogo que se exploda, afinal, depois fica fácil jogar a culpa nas costas da torcida. 

Por essas e outras que eu não aceito e nem acredito nessa muleta de falta de dinheiro. Ele existe. Só é mal empregado ou surrupiado na cara dura. 

Agora, se existia dirigente contrário à renovação do Luis Ricardo (sem contar o Dudu, Tanque...), por que não brigou e/ou falou publicamente na época? 

Tudo farinha do mesmo saco.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25/09/18

Novela dos goleiros

















Ao final do jogo contra o Vitória, o técnico Zé Ricardo foi questionado sobre o retorno do Gatito ao gol botafoguense no próximo fim de semana:

"- Não sei, só o departamento médico pode responder. Me parece que o Jefferson está mais um pouco adiantado, porém, o tempo exato de volta só o departamento médico pode responder".

Dependemos do aval do departamento médico...

Logo, aposto na continuidade da "disputa" Saulo e Diego...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

24/09/18

Entramos desatentos





Apesar da vitória de ontem, o técnico Zé Ricardo alertou para o excesso de gols bobos sofridos pelo Botafogo nos últimos jogos:

"- Tomar gol já é difícil. Tomar gol no início da partida, repetidamente, traz um trauma grande. Você tem que fazer um esforço. Mas conseguimos manter o equilíbrio, deixamos o jogo sob nosso controle. Ao meu ver fizemos um bom primeiro tempo e conseguimos virar a partida. Esse foi o grande mérito. São erros que precisamos corrigir".

Pura verdade. Nessa "mini Tour" por Salvador, foram dois gols sofridos bem no início dos jogos contra Bahia e Vitória. No primeiro, acabou que perdemos. Ontem, menos mal, conseguimos reverter (apesar de outros erros cometidos defensivamente).

E estamos falando de dois adversários que estão entre os mais fracos do campeonato brasileiro. Ou seja, foram uma vitória e uma derrota. Se repetirmos essa falta de concentração e desatenção diante de adversários mais fortes, é cada vez menos provável que tenhamos força para reverter. E nessa reta final, só não podemos deixar pontos bobos para trás. Portanto, atenção e empenho redobrados já para o próximo domingo, contra o líder São Paulo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

23/09/18

Um respiro e tanto





E o Botafogo finalmente venceu a sua primeira partida fora do Rio de Janeiro no Brasileirão 2018: 4 a 3 sobre o Vitória, em pleno Barradão.

Resultado mais do que importante, pois além de somarmos três pontos na briga contra o rebaixamento, deixamos um adversário direto para trás na tabela.

E não a toa, os dois times brigam lá do meio para baixo. Ambos, fraquíssimos. Tanto que o resultado equilibrado não me deixa mentir. Eu diria que o Botafogo foi um pouquinho mais competente, apesar de também não ter feito uma boa partida.

Aliás, sobre o jogo...
...uma pelada.

Claro, foi animado para quem não torce para o Botafogo, afinal, vários gols e tal...mas ainda assim, o GLORIOSO mantém a incrível forma de dificultar o que poderia ser bem mais simples. Hoje, por exemplo, vencia por 4 a 2 mas não soube matar o jogo. Nem mesmo segurar o placar. Tanto que levou o terceiro gol e se viu obrigado a passar pressão nos últimos lances.

Mas tudo bem, no atual momento do campeonato, o que vale é somar pontos. E nos faltam 14 para ficarmos matematicamente livres do pior em 2019.

O difícil é acreditar que no próximo domingo a gente consiga somar algum. Mesmo jogando no Niltão, receberemos o líder São Paulo. Ou seja, a tendência é que seja bem mais complicado do que os dois jogos que tivemos em sequência lá na Bahia durante a semana.

Precisaremos melhorar muito! A pergunta é: Como?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 4 x 3 Vitória

1- Saulo: Não chegou a ter culpa nos gols, mas não faz uma defesa difícil também - 5,0

2- Marcinho: Mal a beça na marcação individual - 4,0

3- Carli: Falhou feio no segundo gol do Vitória - 4,5

4- Rabello: Não esteve tão seguro - 4,5

5- Rodrigo Lindoso: Marcou um golaço. Hoje, por incrível que pareça, foi menos inútil - 5,5

6- Moisés: Erro incrível no início do jogo. Terminou de maneira razoável - 5,0

7- Erik: Longe de ser craque, mas na ruindade do elenco alvinegro, faz a diferença - 6,0

8- Jean: Incansável na marcação - 5,5

9- Kieza: Irritou menos - 5,0

10- Luiz Fernando: Ciscou e nada fez - 4,5

11- Bochecha: O mais participativo (com a bola nos pés) do meio de campo - 5,5

12- Rodrigo Pimpão: Entrou para ajudar a segurar a posse de bola - 5,0

13- Brenner: Poucos minutos em campo - Sem nota

14- Matheus Fernandes: Não marcou com firmeza - 4,5

Zé Ricardo: Precisa dar mais poder de marcação, mesmo atuando com três volantes. E arrumar uma maneira da bola chegar ao ataque sem tantos chutões - 5,0

Ainda na Boa Terra...














O Botafogo continua em Salvador.

Na última quinta-feira, derrota para o Bahia, em partida válida pela Sul-Americana.

Levaremos a decisão para o Rio de Janeiro.

Hoje é diferente.

Encarar o Vitória pelo Brasileirão, sem o direito a ter jogo de volta e com a obrigação de vencer a qualquer custo, afinal, a nossa realidade no campeonato nacional é tensa.

Qualquer resultado que não seja o triunfo, pode nos afundar mais na tabela. 

Tomara que os jogadores botafoguenses não repitam o festival de gols perdidos contra o tricolor baiano.

Hoje não podemos nos dar esse luxo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

22/09/18

O grande responsável/culpado













Saulo, Diego...
...podem até não ser ruins (e eu realmente acredito que possam se firmar como bons goleiros um dia), mas é fato: Não estão prontos para defender o time profissional do Botafogo.

Principalmente em uma reta final de temporada, com o time em situação delicada e sob pressão no Brasileirão, além de ainda vivo na Sul-Americana.

Culpa dos jovens arqueiros? Lógico que não. E nem do Flávio Tênius, reconhecidamente um dos melhores preparadores do futebol brasileiro. Mas ele não é milagreiro!

Deus queira que não, mas se algo ruim acontecer ao Botafogo no final de 2018 e se esse algo tiver relação direta com os goleiros, existirá um culpado maior: O açougue médico alvinegro, que conseguiu antecipar o final de carreira do Jefferson e, não satisfeito, ainda foi incompetente na avaliação e tratamento do Gatito, que se machucou em abril, tinha previsão de retornar em julho e, hoje (praticamente outubro), ainda não tem previsão de retorno. 

Com um detalhe: Tanto o Jefferson como o Gatito, procuraram ajuda médica fora do clube e por conta própria, afinal, ninguém mais do que eles sentiu o efeito de tanta incompetência.

Agora falam que o paraguaio pode voltar contra o São Paulo...

Você realmente acredita?

Eu, infelizmente não (e tomara que queime a minha língua e não seja tarde demais).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21/09/18

Experiência que não agrega















O técnico Zé Ricardo falou sobre o fato de ter mudado vários jogadores para a partida de ontem:

"- O Luis Ricardo hoje completou 100 jogos no clube; o Gilson é bastante rodado, o Marcelo Benevenuto. O Pimpão, que é sempre muito presente, efetivo; o Brenner, que é um dos artilheiros da equipe no ano".  

Ok, legal. Mas no caso de alguns desses, não teria como tentar outras opções? Por que poupar o Marcinho, que tem apenas 20 aninhos? Cadê o Yuri, que quando foi chamado na emergência, não decepcionou (ao contrário do Gilson, que nunca convenceu)? E a implicância com o Aguirre, que é longe de ser um craque, mas não tem a mesma sequência ou oportunidades dos fracos Kieza e/ou Brenner?

Jogadores experientes são importantes em qualquer equipe, mas desde que, além de comprovada experiência, eles também façam o mínimo de diferença em campo, né?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20/09/18

Ficou para o Niltão





O Botafogo perdeu de 1 a 2 (Rodrigo Pimpão) para o Bahia, no primeiro confronto pelas oitavas da Sul-Americana.

Considerando o gol fora de casa, a classificação no Rio de Janeiro ainda continua em aberto e perfeitamente possível. Basta uma vitória simples por 1 a 0 no início de outubro.

E se o time atuar como foi nesta quinta-feira (mesmo com a derrota), podemos sonhar sim. 

Por incrível que pareça, mesmo poupando vários titulares, o GLORIOSO fez uma partida bem aceitável. Aliás, além da falta de talento nas conclusões ao gol dos baianos, a sorte não deu as caras para os botafoguenses. Pelo menos três lances de puro azar alvinegro. Duas bolas nas traves e uma tirada sobre a linha fatal.

Confesso que quando vi a escalação, esperava não apenas a derrota, mas uma partida sofrível. Dentro do que tivemos em campo, foi positivamente surpreendente. 

Mas claro, não adiantou nada. Perdemos o jogo. E bola na rede é o que importa. Mesmo assim, continuamos vivos...
...e na esperança que possamos pelo menos repetir o futebol desta quinta-feira em outras ocasiões na reta final da temporada.

Concluindo melhor, obviamente.

Veremos se os ares da Boa Terra iluminarão o Botafogo no domingo, lá mesmo, em Salvador.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 2 Bahia

1- Diego: Falhou nos dois gols - 3,5

2- Luis Ricardo: Melhorou um pouquinho no segundo tempo. Mas nada para empolgar - 4,5

3- Marcelo: Boa partida - 6,0

4- Rabello: Seguro na maior parte do jogo - 6,0

5- Rodrigo Lindoso: O rotineiro futebol "água de salsicha" - 5,0

6- Gilson: Não foi bem, mas também não foi péssimo - 5,0

7- Rodrigo Pimpão: Se movimentou bastante - 5,5

8- Jean: Quando levou o cartão amarelo deu uma aliviada na marcação - 5,0

9- Brenner: Pesado e sem oferecer nada - 4,0

10- Valencia: Poucos minutos em campo até se machucar - Sem nota

11- Bochecha: Foi quem mais buscou a bola e se movimentou no time - 6,0

12- Marcinho: Poucos minutos em campo - Sem nota

13- Luiz Fernando: Alguns lampejos interessantes (como quase sempre) - 5,5

14- Aguirre: Não acrescentou muita coisa - 4,5

Zé Ricardo: Não precisava ter poupado tantos titulares. De resto, não podia fazer muita coisa diferente no decorrer do jogo - 5,5

Início da "tour Salvador"
















O Botafogo realiza o primeiro dos dois jogos seguidos em Salvador.

Antes de enfrentar o Vitória, domingo, pelo Brasileirão, encaramos, hoje a noite, o Bahia, no jogo de ida pela Sul-Americana.

Obviamente, o objetivo - falando exclusivamente da Sul-Americana - é voltar para o Rio de Janeiro com a classificação bem encaminhada e definirmos no Nilton Santos. Até um empate pode ser considerado interessante.

Mas importante mesmo é atuarmos bem, sem medo...
...e apesar da importância da partida, não esquecer do confronto com o Vitória também.

O título da competição internacional é importante, mas o risco no Brasileirão continua enorme. Ou seja, manter objetivo grande sem perder o foco no que ainda estamos em perigo.

Pra cima deles, Fogão!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19/09/18

Avaliações e avaliaçõe$













Notícia retirada do site Globoesporte:

"Artilheiro do sub-20 troca Botafogo pelo Avaí e mira Série A de 2019 no profissional.

Centroavante Luan, de 19 anos e destaque do Alvinegro na Copa São Paulo, chega para reforçar a base do Leão, assina contrato até o fim do ano que vem e almeja: 'Conquistar meu espaço".

Palavras do Luan: 

"- Na verdade nem chegamos a negociar, pois meu contrato se encerraria somente no final do ano. O clube bateu o martelo e comunicou que não renovaria".  


Agora a impressionante nota oficial do Botafogo:

"Em uma avaliação detalhada e natural, entendeu-se que não haveria uma progressão para o atleta dentro do clube e, sendo assim, como o seu contrato se encerraria agora no fim do ano, ele foi liberado de forma amigável para dar sequência a sua carreira. O Botafogo deseja toda a sorte e sucesso nos novos desafios".

Amigos, não não conheço e nunca vi o rapaz atuar. Pode até ser mesmo que não seja bom o suficiente. Mas algumas coisas não podem ser desconsideradas:

1- Bem ou mal, ele foi artilheiro no time que defendeu.

2- Que avaliação detalhada é essa? Será a mesma que avaliza a contratação de Kieza, Brenner, Guilherme, Pimpão, João Pedro, Marcelo, Marcos Vinicius e tantos outros?

Certas coisas no Botafogo passam longe do meu entendimento.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18/09/18

Desfalque sério















O Erik já atuou pelo Atlético/MG na atual Sul-Americana. Logo, é desfalque certo para o jogo de quinta-feira, contra o Bahia.

O atacante falou:

"- Até brinquei que queria jogar na quinta-feira, mas não posso. Espero que meus companheiros possam fazer um grande jogo pela Sul-Americana e que domingo a gente possa se reencontrar e vencer". 

E aí, o que fazer para substituir o Erik? 

Mesmo sem ter sido brilhante nos cinco jogos que disputou pelo GLORIOSO, ele mostrou alguns momentos que garantem a sua titularidade absoluta no meio de tantos companheiros limitadíssimos. Para o Botafogo, inegavelmente será uma grande perda.

Diante das opções, creio que o jeito seja colocar o Pimpão (se quiser manter o esquema parecido) ou mudar tudo e reforçar o meio de campo com três volantes.

O que você prefere?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17/09/18

Chega de K9





Depois de mais um jogo ridículo, que aliás, vindo dele, não surpreende, deixo uma pergunta aos amigos do Cantinho Botafoguense: Até quando a camisa 9 será do Kieza, mesmo que ele não faça nada em campo?

Aliás, alguém consegue me falar qual é a utilidade do Kieza? Nem duas ou três...basta uma!

O Zé Ricardo até tentou defender o seu escolhido:

"- Ele foi artilheiro por todos os clubes onde passou. Uma hora a bola dele começar entrar. É assim no futebol…"

Foi artilheiro no São Paulo e Cruzeiro? E até mesmo no ECTD?

O Botafogo precisa dar um basta na mediocridade.

Espaço aberto para argumentações, números, explicações e afins...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

16/09/18

Na conta do chá

















No atual momento, o Botafogo precisa vencer. 

Jogando feio, errando tudo, irritando...
...não importa, precisamos somar pontos para escapar do rebaixamento.

E hoje, diante de 25 mil alvinegros, o GLORIOSO venceu o América/MG por 1 a 0 (Rodrigo Lindoso), no Nilton Santos.

Ainda faltam vários jogos da rodada e a nossa posição na tabela possivelmente sofrerá alguma mudança, mas é inegável que ganhamos dias de refresco na tensão. A derrota (ou até mesmo o empate) na manhã deste domingo nos jogaria em um poço que eu duvido que sairíamos.

Apesar do triunfo - e diante dos 90 minutos que assisti hoje contra o fraco América -, faço questão de replicar aqui no CB, o que escrevi na minha conta do Twitter

"Não nos enganemos: Apesar da vitória, continuamos respirando por aparelho. Esse time não passa qualquer confiança (tática, técnica, física ou mental)".

Amigos, feliz pela vitória. Ok, não sou louco em falar outra coisa. Mas ainda assim, o Botafogo não conseguiu me deixar mais tranquilo.

Insisto: O nervosismo irá até a última rodada. 

Só nos resta torcer para que, em dezembro, terminemos com a sensação deste domingo: Alívio. Mas para isso, o time precisa jogar mais, muito mais.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 0 América/MG

1- Saulo: Não passa confiança alguma - 4,5

2- Marcinho: Discreto - 4,5

3- Carli: Boa partida, ganhando a maioria - 5,5

4- Rabello: Seguro - 5,5

5- Rodrigo Lindoso: Autor do gol salvador. De resto, aquela bolinha burocrática de sempre - 5,0

6- Moisés: Não consegue cruzar uma certo - 4,5

7- Erik: A pior partida desde que chegou. Pouco incisivo - 4,5

8- Jean: Era o melhor do time até ter sido substituído (em minha opinião, equivocadamente) - 6,5

9- Kieza: Um atraso de vida. Péssimo atacante para clube de série A - 2,0

10- Valencia: Começou muito bem e deu uma cansada. Ainda assim, não se escondeu - 6,0

11- Luiz Fernando: Aqueles lampejos alternados com momentos de completo ostracismo - 5,0

12- Rodrigo Pimpão: Só entrou para fechar o lado esquerdo - 4,5

13- Aguirre: Ao menos concluiu uma vez ao gol (mais do que o Kieza em 70 minutos) - 4,5

14- Matheus Fernandes: Não tem o mesmo poder de marcação do Jean - 4,5

Zé Ricardo: Continua com algumas insistências que o torcedor não aguenta mais - 4,5

Contraindicado para cardíacos

















É cliché, eu sei...mas não tem como fugir disso: O Botafogo vai disputar uma "final de campeonato" daqui a pouco.

Outro cliché? Será uma partida de seis pontos.

E mais um: Matar ou morrer.

Enfim, o GLORIOSO recebe o América, às 11h, e não pode pensar em outro resultado diferente da vitória. Custe o que custar, se quisermos continuar respirando (por aparelhos) no Brasileirão, precisamos terminar com 3 pontos quando o relógio marcar por volta das 13h.

Antigamente, até poderíamos ficar aliviados de receber o modesto América no Rio de Janeiro, né? Hoje não! Hoje, gostemos ou não, a realidade é que o Botafogo - dentro de campo (esportivamente falando) - é do tamanho do adversário de daqui a pouco. Com uma diferença: A situação deles na tabela é mais confortável que a nossa. Ou seja, apesar de atuarmos em casa, não dá para cravar o favoritismo em preto e branco.

Triste realidade.

Mas não tem jeito. É vencer ou vencer!

Pra cima deles, Fogão!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!!

15/09/18

Menos vídeo, mais trabalho



















O técnico Zé Ricardo concedeu entrevista coletiva na tarde de ontem. Entre vários assuntos, falou do péssimo momento vivido pelo ataque botafoguense:

"- Detectamos alguns problemas, mas tentamos solucioná-los com vídeos, conversa. Ninguém pode fugir de suas responsabilidades. Tenho muita fé. Fizemos uma boa semana e vamos em busca de um bom resultado".

Vamos aguardar e ver como será na prática, mas será que ao invés de uma "boa semana com vídeos e conversa", não teria sido melhor uma semana com treinamentos intensos (e repetitivos) e mudanças, por exemplo, no atacante do time?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14/09/18

Mal acostumados

















Alguns torcedores foram até o Niltão na tarde de ontem para tentar conversar com dirigentes e jogadores botafoguenses sobre o péssimo momento do time.

Não tiveram a permissão.

Momentos depois, em entrevista coletiva, o volante Rodrigo Lindoso falou da sensação dos atletas quanto à tentativa de contato dos torcedores:

"- Evitar falar disso porque, na minha opinião, foge ao futebol. Eu acho que devo ser cobrado, mas não posso ser tratado como bandido nem ser acuado. Sou profissional, tenho que ser cobrado quando dá certo e dá errado. Isso aí vai além do futebol que a gente imagina que é futebol. Ganhamos os jogos no dia a dia nos treinos. Vocês veem o nosso esforço grande nos treinos".

Desde quando eles foram tratados feito bandidos? Ou o Lindoso acha que ser xingado é isso? Amigo, se não aguenta a pressão de ser um jogador de futebol de clube tradicional e mexer com a paixão de milhões de pessoas, pede o chapéu e pede para sair. Aliás, para o Botafogo, seria ótimo...

Fico imaginando como esses Lindosos da vida reagiriam se atuassem em Flamengo, Corinthians, Palmeiras e/ou outros clubes onde a pressão realmente existe na arquibancada e, principalmente, na diretoria!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13/09/18

Desanimador

















Notícia retirada do site Globoesporte:

"Zé indica mudanças em treino do Botafogo, e Leo Valencia e Luis Ricardo devem ganhar vaga contra América-MG. 

Meia e lateral-direito treinam entre titulares na manhã desta quarta-feira e podem voltar ao time". 


De acordo com o treino de ontem, saíram do time: Marcinho, Bochecha e Matheus Fernandes (substituído pelo Jean, voltando de suspensão).

Minha opinião 1:
Entre Marcinho e Luis Ricardo, não teria dúvida alguma em manter o primeiro. Ao menos é jovem, não é mascarado e nem "laranja podre". Agora, se é para sair o Marcinho, por que não tentar o Marcelo improvisado por lá?

Minha opinião 2: Valencia, mesmo inconstante e errando muito, é, sem dúvida, titular nesse time. 

Minha opinião 3: Ótimo o retorno do Jean. Se faz mais do que necessário, já que é o único raçudo e que corre atrás da bola igual a um tarado. Mas não é para sair o Matheus Fernandes. Nunca!

Resumo da ópera: Tudo indica que no próximo domingo teremos Luis Ricardo, Rodrigo Lindoso e Kieza no time titular. Realmente, o Botafogo já desanima com três dias de antecedência...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12/09/18

Cobrança marota



Depois de muito tempo, alguém da diretoria do Botafogo deu as caras.

O vice de futebol, Gustavo Noronha, esteve presente no treinamento de ontem e concedeu uma entrevista coletiva, abordando vários pontos (clique aqui e confira na íntegra).

O seguinte trecho chamou a minha atenção:

"- Esse é o pedido para todos, que todos se empenhem, como vêm se empenhando, mas se empenhem um pouco mais. Na vida a gente tem momentos onde precisa fazer alguma coisa diferente para atingir um resultado diferente. Todos estão muito conscientes disso e é o que vocês estão vendo: um treino intenso, com pegada. A gente precisa de pegada nesse momento e vai ser feito". 


Cobrança do jeito que os atletas gostam. Ou seja, cheio de carinhos,  sem "chute na porta" e verdades sendo ditas cara a cara. Empenhar um pouco mais? Um pouco??? Precisamos de pegada nesse momento? Só agora que "meia vaca" já foi para o brejo?

Só falta agora os jogadores serem parabenizados e saírem como heróis em dezembro, quando - se Deus quiser - o Botafogo conseguir se manter na Série A.

Na boa, me engana que eu gosto!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11/09/18

Infeliz coincidência?




Os jogadores do Botafogo se arrastam em campo e vivem amparados na muleta de cansaço, incômodos e intermináveis visitas ao (fraco) departamento médico.

Isso é um fato, por mais que alguns amigos otimistas insistam que acontece com os outros clubes e que em General Severiano não é diferente.

Ok, acontece com todos. Não discuto essa parte. Mas inegavelmente, no Botafogo fica muito mais evidente e frequente. 

Vou dar um exemplo: Lembram de quando o Moisés foi contratado? Ele chegou em um dia e no outro já estava em campo. Voando e com um vigor físico invejável. Tanto que logo se destacou entre todos os companheiros botafoguenses. Tanto, também, que logo caiu nas graças da torcida. O lateral esquerdo corria três vezes mais do que qualquer outro alvinegro. Detalhe: No Corinthians, o Moisés sequer era utilizado, ou seja, treinava com o grupo mas não jogava partida oficial.

O que aconteceu depois da contusão dele aqui no Botafogo?

Depois de um período fora, retornou e nunca mais foi o Moisés dos primeiros jogos. E nem refiro a parte técnica. Estou falando apenas da questão física mesmo. Passados alguns meses da contusão, o Moisés simplesmente corre igual a todo o time do Botafogo. Isto é: Com menos intensidade, vigor e disposição do dia em que chegou ao Rio de Janeiro.

E sem querer ser - porém já sendo - pessimista, vamos observar o Erik, ok? Veio voando de Belo Horizonte e correndo muito até agora. Com os mesmos detalhes do Moisés: Não era utilizado com frequência no Atlético e logo que aterrizou no Rio de Janeiro, foi para o campo.

Temo que seja "contagiado" em poucos dias pelo marasmo e péssimo condicionamento físico botafoguense.

Tomara que o Moisés tenha sido uma infeliz coincidência.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10/09/18

Garantia do "líder"





"- Deveria ser empate e a responsabilidade é minha, claro. Quando a fase ruim, as coisas simples não dão certo. É o que está acontecendo, mas vamos mudar isso. Fizemos boa partida, tomamos um gol e o goleiro deles foi bem. Não adianta se desesperar, tem que ter paciência".

As palavras acima foram do titularíssimo, líder e capitão do time, Rodrigo Lindoso, após desperdiçar o pênalti que poderia ter garantido o empate no clássico contra o ECTD.

Eu estava preocupado, temeroso, puto, desconfiado...
...até o incrível "rei dos passes certos" (mesmo que sejam de 30cm e para os lados) garantir que eles mudarão o cenário e que não adianta entrar em desespero e/ou ficar impaciente, afinal, precisamos de aproximadamente 50% dos pontos que ainda serão disputados para afastarmos o risco de rebaixamento.

Detalhe: O nosso percentual de aproveitamento até o momento está longe de ser 50%. Mas se o Lindoso garantiu, quem sou eu para duvidar e/ou cobrar algo.

Pronto, minha semana começou a ficar mais leve e tranquila.

E a de vocês?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

09/09/18

A Série B é logo ali...




Mais um jogo, mais uma partida ridículo, com mais uma escalação e substituições típicas de um elenco estapafúrdico.

Resultado, mais uma derrota. Desta vez, de 0 a 1 para o também fraquíssimo ECTD, que ao menos consegue somar um ponto aqui e outro ali e dar uns passos importantes a mais na sua briga dentro do campeonato.

Já o Botafogo, segue em passos largos rumo a mais um rebaixamento.

A julgar por mais uma apresentação fraca, com erros simples e básicos, boa parte do jogo sem tesão algum em disputar as bolas e pela limitação incrível do seu grupo, difícil imaginar algo diferente do pior.

Talvez - e em último caso -, torcer apenas contra outros quatro times que são tão ruins como o nosso. Mas mesmo assim, hoje o Botafogo, sem dúvida alguma, é um dos dois piores times em atividade na Série A.

E nada vai mudar, afinal, os de sempre continuam escalados, a incoerência dos treinadores são sempre parecidas e as escalações são baseadas em interesses maiores ($$$). Desta forma, nada novo. Pelo contrário: O show de horrores que estamos habituados a assistir em 2018.

Para piorar, o próprio Botafogo finaliza com os requintes de crueldade.

Hoje, por exemplo, poderia terminar com um empate ruim, mas que somaria um pontinho, por mais medíocre que fosse. Mas esses jogadores são abaixo do medíocre. Logo, se dão ao luxo de desperdiçar uma penalidade máxima aos 40 minutos do segundo tempo. Afinal, para que somar um ponto se podemos terminar outra vez com zero, né? 

O capitão intocável Rodrigo Lindoso ficou com a incumbência de dar o golpe final do feriado para os botafoguenses.

A primeira divisão vai dando "tchau" e a segundona vem chamando cada vez mais alto. E a julgar pelo perfil desses merdas (jogadores e diretoria), é bem capaz de aceitarem da maneira mais vergonhosa e passiva de todas.

Não duvido de mais nada.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 0 x 1 ECTD

1- Saulo: Uma saída estranha no gol - 4,5

2- Marcinho: Errou tudo. E irritou mais ainda - 2,5

3- Marcelo: Não teve tanta culpa e nem grandes trabalhos - 5,0

4- Rabello: Mais firme do setor - 5,5

5- Rodrigo Lindoso: O insosso e burocrático de sempre. Ah, irritante também - 4,0

6- Moisés: Horrível - 4,0

7- Erik: O sopro de leve inteligência nesse elenco sofrível - 5,5

8- Matheus Fernandes: Mole e sem vontade alguma - 3,0

9- Kieza: Um dos piores atacantes a vestir a nossa camisa - 2,5

10- Luiz Fernando: Nem os eventuais lampejos conseguiu mostrar - 4,0

11- Bochecha: Apanhou um pouco da bola em determinados momentos - 4,0

12- Rodrigo Pimpão: Um chute maluco e nada mais - 4,0

13- Luis Ricardo: Entrou para cruzar (mal) de qualquer jeito - 4,0

14- Brenner: Uma dominada patética e sem outros destaques - 4,0

Zé Ricardo: De novo, errando na escalação inicial, substituições e incoerência. Muito ruim - 3,0

Pressão total




Mais uma rodada de vida ou morte para o Botafogo.

Mais uma oportunidade para tentar se afastar do perigo do rebaixamento.

Menos uma rodada para o final do Brasileirão.

Ao Botafogo, sabe-se lá como, a necessidade e urgência para somar 20 pontos (no mínimo).

Hoje, no clássico contra o ECTD, 0,1 a 0 já será goleada.

Não tem outro jeito. Não existe outro resultado aceitável.

Pra cima deles, Fogão!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!


08/09/18

Yago, não!
















Carli e Jean serão os desfalques do Botafogo para o clássico de amanhã.

No meio de campo, aposto na mudança simples do Jean pelo Matheus Fernandes, que, aliás, deveria ter sido titular (ao lado do próprio Jean e Bochecha) na última quarta-feira.

Já na zaga, a dúvida: Yago ou Marcelo?

Considerando a estranha preferência que o Yago tem desde que chegou (mesmo sem destaque no Corinthians e Ponte Preta), acho que ele será o companheiro do Rabello. Mas considerando a trágica partida contra o Grêmio, pode ser que o Marcelo seja a surpresa. Principalmente para aqueles que concordam com a balela (minha opinião) de que zagueiro central não joga pelo lado esquerdo e quarto zagueiro no lado direito.

O Marcelo é central. Logo, em teoria, deveria ser o substituto imediato do Carli.

Assim espero, apesar de que, no meu time, o Marcelo brigaria pela posição nos dois lados sem nenhuma frescura.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

07/09/18

Açougue médico















Notícia retirada do site Lancenet:

"Botafogo revela 'lesão tendinosa' em Gatito, mas não dá prazo de retorno. 

Clube divulgou nota oficial explicando o mais recente problema físico do goleiro paraguaio, que está fora de combate há quatro meses. Ainda não há perspectiva de volta aos jogos". 


Clique aqui e confira a nota.

Ok, sou leigo, mas desculpem, não consigo concluir com outra palavra que não seja: Incompetência.

Maio, junho, julho, agosto, setembro...
...e agora dizem que não há prazo para retornar?

Considerando o que esses "açougueiros" fizeram com o Jefferson, nada mais me surpreende.

E o Marcos Vinicius, Leandrinho, Renatinho (frequente no péssimo DM)...?

Obs 1: Amigos, aproveitarei o feriado na roça e com pouco sinal de internet/telefonia. É bem possível que eu não consiga dar a atenção de sempre. Talvez, sequer ter acesso para moderar e responder os comentários. Assim sendo, conto com a paciência de todos... ...e domingo, pouco antes do jogo, estarei de volta.  

Obs 2:
 Já deixei os dois próximos posts programados automaticamente.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

06/09/18

Desisti de tentar entender




As coisas no Botafogo são muito estranhas e inexplicáveis.

Já nem falo mais da titularidade absoluta do péssimo Rodrigo Lindoso. Hoje, ficarei no setor ofensivo...

Depois de muito tempo mal a beça, o Aguirre finalmente desencanta contra o Sport e reacende o último fio de esperança (no torcedor botafoguense) de que pode começar a justificar o alto investimento feito nele...
...certo?

Errado. Na rodada seguinte, contra o Grêmio, continua no banco. E mais uma vez, foi lançado na reta final e com a vaca já atolada no brejo.

Ontem, por incrível que pareça, nada do uruguaio novamente. Só que ao invés do Brenner, a volta do "possante" Kieza. Isso depois de um mês parado (sem contar que é ruim por natureza também) e diante de um adversário como o Cruzeiro.

Insisto: Não seria mais inteligente tentar aproveitar uma possível "reviravolta" no futebol do Aguirre? 

Não. Antes da bola rolar, o técnico Zé Ricardo explicou o motivo da volta do incrível K9:

"- A intenção é utilizar o bom jogo de costas (?) do Kieza".

De fato, o atacante justificou a expectativa quando, sozinho na área, ao invés de cabecear para o gol cruzeirense, afastou a bola do ataque alvinegro. Realmente, jogou de costas!

E assim segue o Botafogo: Refém de Kiezas e Lindosos. Mesmo que, sem serem brilhantes, outras opções se mostrem mais interessantes para o momento.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

05/09/18

Nem a sorte aparece




Diferente da apatia e total desleixo demonstrados no sábado passado, o Botafogo de hoje até mostrou vontade. Dentro do possível, me arrisco a dizer, um jogo "aceitável".

Mas mesmo assim, continuamos sem vencer e nos aproximando da terrível zona do rebaixamento.

Hoje, 1 a 1 contra o Cruzeiro.

Não faltou luta, é verdade. Também vi um segundo tempo bem interessante. Pena que para um time que é muito fraco, isso não basta. Ou seja, atuamos no nosso limite físico e técnico...
...e mesmo assim não conseguimos somar três pontos.

Ok, só para variar, fomos novamente garfados pela arbitragem. Mas se não fosse a falha do Saulo, mesmo roubados e com vários gols perdidos, sairíamos com a vitória e um pouco mais aliviados no campeonato. Não deu. Assim, o drama continuará no domingo, contra o ECTD.

A julgar pela partida contra o Cruzeiro, podemos ficar esperançosos de que, mesmo com dificuldade e sofrimento até a última rodada, viraremos 2019 na primeira divisão. O grande problema é: Qual o Botafogo que vai entrar em campo no final de semana que vem?

Nunca se sabe.

Eu confesso que nem tenho mais paciência para comentar nada. Menos ainda, externar o que estou sentindo nesse momento. 

Estou perdido e à deriva. Igual ao Botafogo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 1 Cruzeiro

1- Saulo: Falha capital. Não passa segurança - 3,5

2- Marcinho: Mesmo sem tanta regularidade, foi dos poucos a tentar algo - 5,0

3- Carli: Não teve tanto trabalho - 5,0

4- Rabello: Mesmo nível do companheiro argentino - 5,0

5- Rodrigo Lindoso: Aquela figuração básica, sem agredir ou acrescentar algo de útil no jogo - 4,0

6- Moisés: Não faltou vontade, mas tem uma dificuldade incrível em acertar cruzamentos - 5,0

7- Erik: Dos poucos que pensam diferente. O problema é a falta de companhia do mesmo nível - 5,5

8- Jean: Marca pesado e é o único que entra para rasgar de verdade - 6,0

9- Kieza: Um engodo. Atacante de Série B - 4,0

10- Luiz Fernando: Mesmo com lampejos, foi a opção mais perigosa do time no jogo todo - 6,5

11- Bochecha: Discreto demais - 4,5

12- Aguirre: Em poucos minutos foi mais perigoso que Kieza - 5,0

13- Matheus Fernandes: Dá mais dinamismo ao meio de campo. Entrou tarde - 5,0

14- Ezequiel: Poucos minutos em campo - Sem nota

Zé Ricardo: Errou na escalação inicial e na demora para mexer - 4,0

Entre a cruz e a espada














O Botafogo recebe o Cruzeiro hoje a noite no Niltão com uma só tarefa: Vencer, custe o que custar.

Qualquer outro resultado que não seja a vitória pode levar o Botafogo para a temida zona de rebaixamento. E desculpem a minha franqueza, mas acho que se entrarmos lá, não teremos forças para sair.

Apesar de jogar em casa, não dá para cravar qualquer vantagem botafoguense. 

Pelo contrário, o favoritismo é todo dos mineiros, que brigam por conquistas e têm muito mais elenco.

Hoje, mais do que nunca, o Botafogo precisa surpreender.

Pra cima deles, Fogão!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

04/09/18

Corpo mole, sim!






















O lateral esquerdo Moisés falou se o salário atrasado em General Severiano reflete dentro de campo:

"- Não, em momento algum. A diretoria tem conversado com a gente. Não interfere nos resultados. Temos a maior culpa dos resultados, porque a gente que joga. A gente que erra passe, a gente que erra gol. Questão do salário não interfere no meio de campo".

Me engana que eu gosto, né?

Que eles são ruins, ok. É inquestionável, mas corpo mole não tem explicação. E está cristalino como as águas do Taiti. Para mim, há sim, um boicote velado. E boicotes só acontecem por problemas de relacionamentos e/ou pela falta de dinheiro.

O problema é: Como cobrar se você não cumpre a sua palavra?

Com essa "palavra", a diretoria...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

03/09/18

Mudanças para ontem
















Já pensando no jogo de quarta-feira contra o Cruzeiro, o técnico Zé Ricardo prometeu, após a derrota do último sábado:

"-  Temos que mudar. Certamente. Vamos ver se vamos mudar peças ou maneira de jogar, mas não podemos repetir uma atuação dessa no quesito competitividade. Logicamente que depois do jogo que fizemos contra o Sport, a gente esperava uma reação melhor. Eu acredito no nosso grupo".

Não tem nem o que pensar. É obrigação mexer no esquema tático e em pelo menos três peças que começaram o jogo lá em Porto Alegre.

No mínimo!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

02/09/18

Rara exceção




Palavras do volante Jean, após a vergonhosa derrota de ontem:

"- Não dá para falar muito do segundo tempo por conta do campo, impraticável. A derrota veio mais pelo primeiro tempo, onde tivemos oportunidade de fazer um futebol mais competivido, brigado. Eles vieram para ganhar, tínhamos que ter suportado e não suportamos. Não tem que botar culpa ali ou aqui, tem que trabalhar. Tem que parar de falar um pouco e fazer. Vamos lavar a roupa suja agora em relação a esse jogo e pensar no Cruzeiro. Faltou mais competitividade, mesmo".

Fico imaginando a lavagem de roupa suja desse elenco repleto de "morcegos" que não estão nem aí para o clube, torcida e resultados. 

Agora, é um absurdo que cheguemos ao ponto de ouvir um jogador do próprio time falar que faltou competitividade, né? Aonde está um dirigente que explique o motivo disso? E a cobrança interna? 

Pelo jogo contra o Grêmio, o Jean era o único visivelmente puto. Uma pena que ele tenha chegado agora e ainda não tenha moral para chutar a porta e expor nomes. O Botafogo precisa justamente de uma "crise interna" entre os poucos que querem algo e respeitam o clube e todos os vagabundos (atletas e dirigentes) que estão "cagando e andando". 

Mesmo sendo tecnicamente limitado, eu gostaria de mais "Jeans" (em campo) nesse atual Botafogo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!